Que tal aprender Como se faz ficção?

Ano novo, novos projetos. Então nada de deixar para que as coisas comecem a acontecer apenas após o carnaval. Não perca tempo para transformar seus sonhos em realidade. Quer finalmente escrever aquele tão sonhado livro ou dar uma lapidada nos contos que permanecem inéditos? Uma boa maneira é participando de cursos e oficinas. Costumo falar sempre que muito do que aprendi em termos de criação literária veio das oportunidades de aprender com os grandes autores, das aulas que fiz com vários deles. Pois surge uma oportunidade imperdível para quem está no Rio de Janeiro: o curso Como se faz ficção, capitaneado por três grandes nomes da literatura nacional.

 

A partir do próximo dia 19 de janeiro, terça-feira, começa na Estação das Letras uma série de três encontros intitulados Como se faz ficção – Técnicas personalizadas de trabalho. O objetivo é de desvendar para os aspirantes a escritor (ou não) as técnicas desses três grandes autores: Ana Maria Machado, Nélida Piñon e Sérgio Sant’Anna. Ana Maria Machado foi presidente da Academia Brasileira de Letras de 2011 a 2013 e ocupa a cadeira número 1 da Casa. É autora consagrada tanto na literatura infantojuvenil quanto na adulta, tendo entre seus livros os infantis Bisa Bia, Bisa Bel e Tudo ao mesmo tempo agora e os adultos, Alice e Ulisses e Tropical Sol da Liberdade. Nélida Piñon foi a primeira mulher a se tornar presidente da Academia Brasileira de Letras, entre 1996 e 1997, onde ocupa a cadeira de número 30. Na sua obra, livros como Tebas do meu coração e Vozes do deserto. Sérgio Sant’Anna tem entre sua obra poesia, peças de teatro, novelas e romances, mas já disse que se considera primeiramente um contista. Entre seus livros: A senhorita Simpson e O voo da madrugada.

 

Ana Maria Machado
A imortal escritora Ana Maria Machado

 

Em Como se faz ficção, os alunos acompanharão como esses escritores escrevem seus textos, que elementos se tornam importantes para que tenham eficácia e conquistem seus leitores. Serão abordados estilo próprio, linguagem, vocabulário, preocupações reais ou imaginárias relacionados a cada trabalho. As aulas serão nos dias 19 e 26 de janeiro e 02 de fevereiro (terças-feiras), sempre das 16 às 18 horas. O valor do curso é de duas parcelas de R$200,00 e a taxa de matrícula, R$50,00. O cronograma é o seguinte:

19/01 – Sérgio Sant’Anna – Ficcionista.
26/01 – Nélida Piñon – Jornalista, professora e escritora.
02/02 – Ana Maria Machado – Jornalista, professora e escritora.

A Estação das Letras http://estacaodasletras.com.br/ fica na rua Marquês de Abrantes, 177, lojas 107/108, no Flamento, Rio de Janeiro. Telefone (21)3237-3947.

Tags: | | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!