10 livros essenciais para quem quer ser escritor

É comum me pedirem indicação de livros que tragam técnicas e dicas para quem quer ser escritor. No Brasil, não temos uma tradição tão forte de livros desse gênero quanto lá fora, mas aos poucos isso começa a mudar. Cada vez mais são traduzidos para o português obras reconhecidas no exterior além de alguns (ainda poucos) lançamentos nacionais para nos representar nessa área. Então para quem quer montar sua biblioteca básica mas não sabe por onde começar, trago hoje 10 livros essenciais para quem quer ser escritor. Se você se dedicar a esses 10, com certeza já terá muito sobre o que pensar e praticar daqui por diante.

 

Conheça os livros essenciais para o seu ofício

 

livros essenciais - os segredos da ficção

1. Os segredos da ficção: um guia da arte de escrever – Raimundo Carrero
Começo essa lista de livros essenciais com um volume que não sai da minha cabeceira. Além de ser uma obra riquíssima em material para novos (e nem tão novos assim) autores, tenho um carinho especial por ter tido a oportunidade de fazer uma das já famosas oficinas literárias do autor. O pernambucano Raimundo Carrero, além de autor de uma obra marcante, é conhecido por revelar inúmero autores em suas oficinas. Vários ensinamentos que carrego daquela época estão também em Os segredos da ficção. O autor mostra neste livro que a literatura está ao alcance de todos aqueles que têm o impulso de criá-la e também a perseverança de trabalhar duro para transformar suas ideias em contos novelas e romances. Ele guia o leitor por esses caminhos com a ajuda de ilustres gênios de diversos estilos e épocas que têm em comum a disciplina e o rigor na criação de seus universos ficcionais.

 

 

Onde comprar este livro:

Saraiva
Livraria da Travessa

 

livros essenciais - sobre a escrita

2. Sobre a escrita: a arte em memórias – Stephen King
A minha segunda indicação foi eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos, além de ser vencedor dos prêmios BRAM STOKER e LOCUS na categoria Melhor Não Ficção. Sobre a escrita — A arte em memórias é uma verdadeira aula sobre a arte das letras vinda de um dos autores mais bem-sucedidos da atualidade. O livro mescla memórias e experiências do mestre do terror a uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir. Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira, como o seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro.

 

Onde comprar este livro:

Saraiva
Livraria da Travessa
Livraria Cultura
Americanas

 

livros essenciais - como funciona a ficção

3. Como funciona a ficção – James Woods
O terceiro dessa lista de livros essenciais é a primeira publicação de James Wood no Brasil, conhecido por seus ensaios na revista The New Yorker e professor de crítica literária na Universidade de Harvard. Nesta obra, Wood aborda os mecanismos, procedimentos e efeitos da construção narrativa. Em dez capítulos, elementos fundamentais do texto ficcional são discutidos pelo autor: o personagem, o foco narrativo, o estilo. A partir de vasto e diversificado repertório literário, o autor traz análises reveladoras e acessíveis mesmo àqueles que desconhecem os rudimentos da crítica literária. Referência fundamental para escritores em formação, professores de literatura e todos que se interessem pelo mundo das letras.

 

Onde comprar este livro:

Americanas
Saraiva
Livraria Cultura

 

livros essenciais - a jornada do escritor

4. A Jornada do escritor: estrutura mítica para escritores – Christopher Vogler
Em 1949, no clássico O herói de mil faces, o estudioso Joseph Campbell conceituou a chamada Jornada do Herói: uma estrutura presente nos mitos e replicada em todas as boas histórias já contadas e recontadas pela humanidade. A Jornada do Escritor, o quarto dos 10 livros essenciais, faz uma detalhada e esclarecedora análise desse conceito, tomando como base diversos filmes importantes. Resultado de anos de estudo sobre mitos e arquétipos, somados à experiência de Vogler na indústria cinematográfica norte-americana, esta edição é uma obra de referência fundamental para quem deseja escrever boas histórias. Depois de ficar anos esgotado, este livro voltou a ser editado com revisões do próprio autor.

 

Onde comprar este livro:

Saraiva
Livraria da Travessa
Livraria Cultura
Americanas

 

livros essenciais - para ler como um escritor

5. Para ler como um escritor – Francine Prose
Um escritor dever ser, antes de tudo, um leitor. E a forma como ele lê acaba por defini-lo, também, como autor. Em Para ler como um escritor, Francine Prose dedica uma leitura atenta e cuidadosa de autores como Virginia Woolf, Jane Austen, Nabokov, Philip Roth e Flaubert, em busca do segredo do “escrever bem”. De cada um, extrai valiosas lições. Uma obra indispensável para escritores iniciantes e leitores inveterados! E mais: a edição brasileira conta com acréscimos de Italo Moriconi, que analisa a obra de mestres como Drummond, Machado e Graciliano; duas listas de livros para você ler imediatamente, preparadas por Francine Prose, com escritores estrangeiros, e Italo Moriconi, com autores nacionais. Essa obra foi considerada Livro Notável de 2007 do “New York Times”.

 

Onde comprar este livro:

Saraiva
Livraria da Travessa
Livraria Cultura
Americanas

 

livros essenciais - oficina de escritores

6. Oficina de escritores: um manual para a arte da ficção – Stephen Koch
Stephen Koch, autor da sexta indicação de livros essenciais para quem quer ser escritor, traz nesse manual da arte da ficção observações lúcidas e análises técnicas. O autor entremeia em seu texto elementos de sabedoria, orientação e comentários inspiradores a respeito de alguns de nossos maiores escritores. Koch conduz o leitor ao longo de todo o processo criativo, desde o primeiro momento, o momento da inspiração, à primeira versão e à concepção do enredo. É uma ótima opção para quem se vê perdido sem saber que etapas seguir na construção da sua história.

 

Onde comprar este livro:

Saraiva
Livraria da Travessa
Livraria Cultura

 

livros essenciais - cartas a um jovem escritor

7. Cartas a um jovem escritor e suas respostas – Fernando Sabino
Eis mais um exemplar brasileiro na lista dos livros essenciais. Cartas a um jovem escritor e suas respostas é uma oportunidade imperdível de acompanhar a conversa entre dois ícones da nossa literatura: Fernando Sabino e Mário de Andrade. As cartas e os ensinamentos que Mário de Andrade, monstro sagrado como Papa do Modernismo, passou a Fernando Sabino, na época com apenas 18 anos, exerceram grande impacto na vida e na literatura do jovem autor mineiro. Com o entusiasmo de sua juventude, Fernando Sabino correspondeu emocionadamente a essa troca de cartas, nascendo daí entre os dois, apesar da diferença de idade, uma amizade através de intensa correspondência que durou até a morte do grande escritor paulista, em 1945. Essa é uma rara oportunidade de vislumbrar as dúvidas, anseios e temores de um escritor iniciante que viria a se transformar em um dos grandes nomes da literatura nacional.

 

Onde comprar este livro:

Saraiva
Livraria da Travessa

 

livros essenciais - story

8. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro – Robert McKee
Apesar de este livro estar centrado na criação de roteiros cinematográficos, é uma aula e tanto para quem quer mergulhar na criação literária – já que aprendemos com exemplos de todas as áreas e, no fim das contas, são as histórias bem contadas que interessam. Empregando exemplos de mais de cem filmes, Mckee começa o livro com definicoes basicas: o que e um beat? Uma cena? Uma sequência? O clímax de ato? O clímax do filme? O autor não apenas desvenda os mistérios da estrutura padrão de tres atos, mas desmistifica estrutras incomuns como as de dois, sete e oito atos. Expõe as limitacoes de cada gênero, ressaltando a importância do tema, ambiente e atmosfera, e enfatiza a diferença de personagem versus caracterizacao. Um livro perfeito para quem se acostumou a apreciar a sétima arte e entende o quanto ela pode ser útil na hora de escrever um livro.

 

Onde comprar este livro:

Livraria da Travessa
Livraria Cultura
Americanas

 

livros essenciais - como escrever diálogos

9. Como escrever diálogos – Sílvia Adela Kohan
À primeira vista pode até parecer fácil, mas escrever diálogos que funcionam bem na história requer uma certa destreza. Ele reforça a presença dos personagens e contribui para o dinamismo da narrativa, sendo uma ótima oportunidade para o leitor conhecer as características de cada um. Este manual apresenta funções do diálogo no romance e no conto, com o objetivo de ensinar ao leitor a arte de utilizá-lo na hora certa, além de revelar informações para conseguir uma sintonia entre os personagens e seus diálogos; diferenciar as falas dos personagens para definir as características de cada um; brincar com as nuances de expressão; saber alternar, no texto, os diálogos e a narração. Poucos livros dedicam-se a esmiuçar essa parte tão importante da narrativa, então esse é um ítem fundamental na sua biblioteca de livros essenciais.

 

Onde comprar este livro:

Saraiva
Livraria da Travessa
Livraria Cultura
Americanas

 

livros essenciais - a preparação do escritor

10. A preparação do escritor – Raimundo Carrero
Se comecei essa lista com um livro de Raimundo Carrero, encerro com outro dele. Afinal, Carrero é reconhecido por sua dedicação em compartilhar com os novos autores o que aprendeu ao longo de sua carreira. Esse livro é um perfeito complemento para o Os segredos da ficção já que, além de conhecimento das técnicas e movimentos internos do texto, Raimundo Carrero neste volume escreve a respeito dos meandros da produção literária propondo um guia de preparação do autor de ficção no Brasil.

 

Onde comprar este livro:

Saraiva http://oferta.vc/qe6W
Livraria da Travessa

Você já leu algum desses livros? Deixe nos comentários sua opinião.

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!