Desafio de leitura: 12 meses de Poe

Uma das formas mais interessantes de conhecermos a obra de um autor do qual ainda não lemos nada é participando de um desafio de leitura. Eles pipocam pela blogosfera e oferecem opções para todos os gostos. Mas o que é exatamente um desafio de leitura? Alguém propõe um autor e algumas obras dele (ou deixa a escolha por conta de cada um) para serem lidas em um determinado espaço de tempo. À medida que os participantes vão avançando na leitura, costumam compartilhar suas impressões em seus blogs ou redes sociais, em forma de resenhas ou discussões. O bom disso tudo é que, por ser um leitura coletiva, um acaba incentivando o outro a não desistir e, também, temos a oportunidade de ler pontos de vista diferentes sobre a mesma obra, ao mesmo tempo. Um desafio literário acaba sendo um ótimo pontapé para finalmente embarcarmos na obra daquele escritor que vínhamos adiando há tanto tempo.

 

Então, que tal participar de um desafio de leitura? A Anna Costa lançou o desafio de leitura #12mesesdepoe. Você é fã de Edgar Allan Poe? Ótimo, então vai adorar participar. Nunca leu nada do autor? Maravilha, essa é a oportunidade perfeita. A Anna criou esse desafio para fomentar a obra de Poe no Brasil, por meio da leitura coletiva de contos do autor – uns mais conhecidos, outros nem tanto. Serão 12 contos, um para cada mês do ano. No calendário que ela montou estão obras menos conhecidas de Poe, mas isso é apenas para dar um direcionamento. Se você quiser escolher outros contos, fique à vontade.

 

desafio de leitura #12mesesdepoe
Calendário de #12mesesdepoe criado por Anna Costa

Obras que fazem parte do desafio de leitura

As obras são as seguintes:  janeiro – Metzengerstein; fevereiro – O Demônio da Perversidade; março – Hop-Frog; abril – Morella; maio – Revelação Mesmeriana; junho – O Enterro Prematuro; julho – O Escaravelho de Ouro; agosto – O Coração Denunciador; setembro – O Caixão Quadrangular; outubro – Berenice; novembro – Ligéia; dezembro – O Retrato Oval. E o melhor de tudo é que a Anna criou um pdf com todos esses contos para baixar e ler onde quiser. Ou seja, não tem desculpa para não embarcar já nessa aventura. Para saber como baixar, é só ir no post do desafio. Ela inclusive disponibilizou um email para que o participante, se quiser, seja lembrado mensalmente da leitura.

 

Eu já estou participando e, para cada conto, farei uma resenha que publicarei no mês seguinte. O objetivo é estimular a troca de ideias e de percepções sobre cada obra. Há também uma página do projeto no Facebook  e, usando a hashtag #12mesesdepoe nas redes sociais, você pode encontrar outras pessoas que estão participando e trocar ideias.

 

Peraí, você não sabe quem é Edgar Allan Poe? Então corre aqui pra descobrir por que Poe é um escritor incrível. A Raquel, do Pipoca Musical, também fez um vídeo muito legal falando do autor, inclusive citando uma série disponível na Netflix sobre contos dele.

 

Você já conhece a obra de Poe? Tem algum conto favorito? Conte pra gente nos comentários.

Tags: | | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!