[guest post] 4 protagonistas e algumas verdades que podemos aprender com eles

O blog da Ronize Aline tem o prazer de receber hoje Aline T.K.M, do blog Livro Lab.  Para quem ainda não conhece, é um blog imperdível para quem curte literatura. Nesta visita, Aline vai nos falar sobre quatro protagonistas marcantes e seus ensinamentos peculiares. Veja abaixo:

Que todo protagonista possui um algo a mais, isso a gente já sabe. Até porque se não fosse assim, não haveria razão para ocuparem tal posto em uma trama. E mesmo aqueles heróis e heroínas que às vezes parecem não levar jeito algum para protagonista têm alguma mensagem importante a transmitir.

Selecionei 4 protagonistas da literatura, cinema e televisão, com os quais podemos aprender boas – e nem sempre prováveis – verdades. Absolutas ou não, tais afirmações fazem todo o sentido. Não acham?

protagonistas, jay gatsby
Leonardo di Caprio como Jay Gatsby

JAY GATSBY | O Grande Gatsby

E aí o cara das festas lotadas, repletas de álcool e tabaco, é que era o verdadeiro príncipe encantado do século XX. Oi? Pois é. Em vez do castelo, a mansão; no lugar da corte, inúmeros convidados (muitos que nem ele mesmo conhece); substituindo as carruagens, carros não param de entrar e sair. E apesar das mulheres lindíssimas, Jay Gatsby só tinha olhos para uma: Daisy Buchanan. E todo esse império montado por ele nada mais era que uma estratégia para se aproximar da moça que, ao contrário dos contos de fadas, nada tinha de borralheira. Esqueçam o que vocês achavam que sabiam sobre o verdadeiro amor; Jay Gatsby é que amava de verdade, que esperava e era capaz de tudo pela mulher amada, enquanto vivia em um mundo de ostentação e aparências, e, sobretudo, de imensa solidão. A fada-madrinha? Ela atendia, então, por “sonho americano”.

protagonistas, bella swan
Kristen Stewart como Bella Swan

BELLA SWAN | Saga Crepúsculo

Uns a amam, outros a detestam. Mas a verdade é uma só: Bella é o retrato fiel das adolescentes contemporâneas. A garota realiza a proeza de reunir nela mesma todas as neuras, inseguranças, paranoias e mimimis de toda adolescente – para desespero dos que convivem com a criatura. Quer entender (ou, pelo menos, chegar perto disso) uma menina adolescente? Preste atenção na Bella. Perceba as características da protagonista da Saga Crepúsculo e tente desenvolver seu jogo de cintura para lidar com todas elas. É certo que sua filha/namorada/amiga/irmã/rolo apresente pelo menos umas três delas.

protagonista, alex
Malcom McDowell como Alex

ALEX | Laranja Mecânica

Se Bella é o retrato das garotas adolescentes, Alex é a personificação da própria juventude. Para além de toda aquela história de violência e do “tratamento” agressivo aplicado ao protagonista, podemos enxergar Alex como um espelho da ebulição que enfrenta cada ser humano na adolescência.

Já repararam que tudo nele é extremo? Do tédio à raiva, de um simples copo de leite a misturebas com substâncias duvidosas. Alex representa a descoberta do próprio corpo, as lutas internas contra os impulsos sexuais e agressivos, contra o descontrole e os excessos, contra a necessidade de provar sua existência através de “grandes feitos” (ainda que negativos). Por maiores que sejam os estragos (quem leu e/ou assistiu ao filme, pode confirmar), tudo isso não passa de certa necessidade de se afirmar no mundo. Uma fase – por mais clichê que isso possa soar. Um período de rebeldia que vai embora com a chegada da maturidade.

protagonistas, kimmie boubier
Rebel Wilson como Kimmi Boubier, ao centro

KIMMIE BOUBIER | Super Fun Night

E eis que a protagonista da divertida série chega para provar, de uma vez por todas, que ser cool é relativo.

Para os mais “ortodoxos”, garota cool é sempre a mais popular, a que frequenta festas badaladas, que descobre as tendências antes dos reles mortais e as abandonam assim que elas viram mainstream demais. O visual hipster é fator importante também. Mas Kimmie, veja bem… Kimmie é o oposto disso tudo! A gordinha é onomatopeicamente hilária, não sabe usar as roupas a seu favor e tem amigas, digamos, peculiares. Mas Kimmie dá a cara a tapa e é a única pessoa que conheço que sabe se virar muito bem num vestido rasgado com lingerie pisca-pisca. Ninguém acreditaria, mas ela é uma advogada séria; ou quase. E tem um bônus: a garota curte Jogos Vorazes! Mas nunca leu Cem Anos de Solidão… Bem, ninguém é perfeito!

Post por Aline T.K.M. [Livro Lab – http://livrolab.blogspot.com]

Tags: | | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!