Aprendendo estrutura narrativa com Angry Birds

Angry Birds é um fenômeno. Começou com um aplicativo para smartphone, um jogo que consiste em lançar com um estilingue passarinhos raivosos sobre diversas construções e cenários. Simples, não? Mas o jogo alcançou um enorme sucesso e desdobrou-se para outras áreas, como produtos de merchandising, brinquedos e animações curtas para a TV. Então, o inevitável aconteceu. Angry Birds chegou ao cinema. Aquela ideia simples do jogo foi transformada em um roteiro envolvente e divertido para todas as idades. Então, vamos aproveitar a história de Angry Birds, o filme para entendermos um pouco mais de estrutura narrativa na prática. Mas, atenção, este post contém SPOILERS. Então, se você ainda não viu o filme e não gosta de estragar a surpresa, sugiro assisti-lo antes e voltar aqui depois.

 

 

Angry Birds, o filme e sua estrutura

 

angry birds e estrutura narrativa
Divulgação

 

O Conexão Autor já fez um post detalhando a estrutura literária. Sugiro que você o utilize para acompanhar a leitura deste, pois assim, caso você não tenha todas as etapas na cabeça, será mais fácil acompanhar o passo a passo da história do filme.

 

PRIMEIRO ATO

Introdução
Red, o passarinho vermelho do jogo, é a estrela do filme. Seu comportamento raivoso acaba lhe trazendo inúmeros problemas. Red, então, é enviado contra a sua vontade para uma terapia de reabilitação para aprender a desenvolver a calma. Lá, ele encontra outros personagens, como Chuck e Bomba, que serão essenciais para a trama.

 

Ponto de virada 1
Enquanto Red luta para se livrar da tal terapia de reabilitação, chega à enseada um navio com, aparentemente, dois porcos a bordo: o rei porco e seu assistente. Red fica desconfiado das intenções dos porcos, mas eles são tão amigáveis que ninguém lhe dá ouvidos.

 

Nova Situação
Red decide investigar por conta própria o navio dos porcos, e o veloz Chuck e o volátil Bomba acabam indo junto com ele. Lá, descobrem que o porão do navio está cheio de porcos, o que não havia sido contado pelo rei porco.

 

Ponto de virada 2
Os porcos conseguem convencer a vila que têm boas intenções. O rei porco diz que estava escondendo seus primos com medo de não serem aceitos. E, como forma de selar a amizade entre eles, convida todos os pássaros para uma grande festa.

 

SEGUNDO ATO
Progresso
Red fica desconfiado com os preparativos para a festa mas, mais uma vez, ninguém lhe dá atenção. Os três resolvem ir atrás da Super Águia para pedir ajuda. A Super Águia é uma espécie de super-herói cujas histórias são contadas para as crianças pequenas. Mas todos sabem que ela é, na verdade, uma lenda. Apenas Red, que não teve pais, não sabe disso e, portanto, continua acreditando que ela é verdadeira.

 

Ponto de virada 3
Depois de muito esforço, os três conseguem chegar ao topo da montanha onde viveria a Super Águia. Lá eles a encontram, provando que é real, veem seus troféus e medalhas mas também descobrem que é muito orgulhosa. Ela diz que vai treiná-los mas não irá com eles ajudá-los a se livrarem dos porcos.

 

angry birds estrutura narrativa
Divulgação

 

Complicações e riscos maiores
Quando Red, Chuck e Bomba voltam da montanha a festa já está acontecendo. Enquanto todos os pássaros se divertem, os porcos estão roubando seus ovos e levando-os para o navio. O navio vai embora com os porcos e os ovos. Ao chegarem à ilha dos porcos, preparam uma grande festividade para comerem os ovos.

 

Ponto de virada 4
Red finalmente consegue convencer os pássaros que estava certo desde o início sobre os porcos e que precisam ir atrás os ovos.

 

TERCEIRO ATO
Reta final
Todos se juntam aos três para construírem uma embarcação que os levem até a ilha dos porcos.

 

Ponto de virada 5
Ao chegarem próximo à ilha, os pássaros se lançam no estilingue que construíram. Lá dentro da vila dos porcos, os pássaros estão em menor número e têm dificuldade de salvarem os ovos. Acontece a batalha entre passáros e porcos, com vantagem para os últimos. Até que a esperteza de Red faz com que consiga salvar os ovos. Nesse momento, chega a Super Águia, arrependida e determinada a ajudá-los. Ela consegue levar todos de volta, junto com os ovos, ficando apenas Red na ilha.

 

Conclusão
Ao final, Red conseguiu se salvar do desmoronamento que ele mesmo provocou nas estruturas e retorna como o grande salvador dos ovos dos pássaros. Os outros reconhecem seu valor e reconstróem sua casa, destruída no início pela chegada do navio dos porcos. Dessa vez, a casa está próxima das dos outros pássaros, Chuck e Bomba vão morar com ele e finalmente Red é aceito na comunidade.

 

Que outro filme você gostaria de ver a estrutura desconstruída aqui? Deixe nos comentários.

Tags: | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!