Como escrever uma sinopse

Quer escrever uma sinopse mas não sabe por onde começar? Ou mesmo nem sabe por que precisa escrever uma sinopse? Neste post vou explicar a importância de uma sinopse e o passo a passo para escrever uma que seja atraente para as editoras.

Mas primeiro: o que é sinopse?

Sinopse é o texto que você enviará para potenciais agentes literários e editores. Algumas vezes, ela acompanha o próprio texto do livro; em outros casos, pede-se que envie primeiramente a sinopse e, apenas posteriormente, se a sinopse for atraente o suficiente, o texto. Agentes literários e editores usarão a sinopse para determinar a possibilidade de comercialização e venda de seu livro. Por isso é importante escrever uma sinopse atraente.

Há três elementos que precisam constar de uma sinopse: personagens, conflito e arco narrativo. O objetivo é que, ao mesmo tempo em que aborde o que será encontrado em sua história, também seja intrigante e desperte o interesse.

Uma boa forma de escrever uma sinopse é começando com os principais eventos do plot: o que acontece no início no primeiro plot point, que ações se seguem, o que acontece no clímax e qual a resolução da história. Sim, na sinopse enviada a agentes e editores você apresenta o desfecho da história, ao contrário dos textos de apresentação dos livros (blurbs) que aparecem na divulgação dos livros e sites de livrarias, que são destinados ao leitor e, portanto, não podem estragar a surpresa. Agentes e editores precisam saber como o seu livro termina para avaliarem se o seu plot está bem construído.

Alguns detalhes podem ser incluídos no momento de escrever uma sinopse para despertar ainda mais a curiosidade:

  • Por que o leitor irá se importar com o meu protagonista?
  • Quem é o antagonista?
  • Como os demais personagens se relacionam com o protagonista?
  • Quais são os riscos para o protagonista?

Não há tamanho exato para uma sinopse. Há quem defenda que não deve ultrapassar as 500 palavras, mas isso não é uma regra. O importante é ter bom senso ao construir o texto para que ele aborde os pontos principais da história, mostre seu potencial e atraia o interesse de agentes e editores.

A seguir, uma sugestão de estrutura para quando você for escrever uma sinopse:


PARÁGRAFO 1 – STATUS QUO
Como é a vida do protagonista no início da história. Fale um pouco sobre a vida comum desse personagem apresentando situações que possam defini-lo.


PARÁGRAFO 2 – A COMPLICAÇÃO
Neste parágrafo, conte o que acontecerá que mudará definitivamente a vida do protagonista.


PARÁGRAFO 3 – DESAFIOS INICIAIS
Fale sobre os obstáculos que o protagonista terá que superar ainda no início da história.


PARÁGRAFO 4 – MIDPOINT
Que grande evento acontece bem no meio da história e que será decisivo para as decisões que o personagem irá tomar?


PARÁGRAFO 5 – MAIS DESAFIOS
Que outros reveses e obstáculos o personagem terá que enfrentar. Comente sobre eles aqui.


PARÁGRAFO 6 – O PONTO MAIS BAIXO
Mostre nesse parágrafo o evento que fará o personagem acreditar que está tudo perdido e ele não irá alcançar o seu objetivo.


PARÁGRAFO 7 – O CLÍMAX
Qual é o conflito final que o protagonista terá que enfrentar? Fale um pouco sobre ele.


PARÁGRAFO 8 – O DESFECHO
Como a história termina? O protagonista consegue ou não o seu objetivo? Lembre-se que você está escrevendo a sinopse para uma editora ou agente, então é necessário mostrar exatamente o que acontece ao final, sem fazer suspense, pois eles precisam avaliar o potencial do seu texto.


ATENÇÃO:
A sinopse não é lugar de diálogos e longas descrições. Mantenha-a sucinta, um parágrafo para cada um dos tópicos abordados acima. Comece fazendo uma lista dos eventos que você julga importante colocar na sinopse e, então, vá eliminando os que detalham demais a narrativa e fogem da estrutura principal. Por exemplo, sinopse não é lugar para subplots. Mantenha o foco no plot principal. Quando terminar de escrever a sinopse, revise-a e responda com sinceridade: você leria o livro descrito ali? Se não, repense os pontos apresentados, afinal você precisa convencer alguém com o seu texto, seja um editor ou agente.

Então, agora que você já sabe como escrever um sinopse que destaque os pontos fortes da sua história, é hora de colocar a mão na massa!

ESTÁ PRECISANDO DE AJUDA PARA TORNAR A SUA HISTÓRIA IRRESISTÍVEL PARA O LEITOR? EU POSSO TE AJUDAR COM A LEITURA CRÍTICA, O COPIDESQUE OU O COACHING LITERÁRIO.

PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO PARA UM ORÇAMENTO.

Tags: | | | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!