Comece 2016 com o Top 10 de criação literária

Ano novo é tempo de resoluções. Algumas novas, outras herdadas de anos passados que não chegaram a ser colocadas em prática. E uma das resoluções que mais costumo ver esquecidas por aqui é justamente a de “este ano vou escrever um livro”. Que tal não fazer disso uma prática e, dessa vez, levar mesmo a sério o seu projeto de escritor? Para dar um empurrãozinho, separei neste post os Top 10 de 2015, os posts mais populares entre os leitores do Conexão Autor. E se você está chegando por aqui agora, é uma boa maneira de conhecer um pouco mais sobre o blog e abrir o seu baú de ideias. E, claro, colocar as mãos à obra.

 

Top 10 do Conexão Autor

 

Abaixo, os posts mais populares entre os leitores do blog, que compõem o Top 10 de 2015. Para quem já leu, vale uma relida para manter na mente alguns conceitos e técnicas.

 

para escrever um livro top 10

 

10º lugar
9 coisas que você deve fazer depois de decidir escrever um livro
Vez por outra, em minhas palestras, alguém vem me dizer que teve uma ideia ótima e que pretende escrever um livro. Quando pergunto se já tomou alguma atitude a respeito, aparecem as desculpas para não ter ainda dado início ao processo. Reconheceu-se nessa situação? Pois você não está sozinho. Muitos têm a intenção de escrever um livro, poucos o fazem de fato. Neste décimo lugar do nosso Top 10 eu mostro como você pode sair das estatísticas dos que ficam apenas na intenção.

 

9º lugar
8 lugares imaginários da literatura
Quem nunca sonhou ser levado por Peter Pan para conhecer a Terra do Nunca, visitar o País das Maravilhas com Alice, tomar o trem para Hogwarts ou passar as férias no Sítio do Pica Pau Amarelo ouvindo as histórias de Dona Benta? Esses e outros lugares imaginários povoam nossa fantasia desde a infância, mas não estão limitados a ela. A Terra Média e Avalon estão aí para mostrar que até mesmo os adultos gostariam de poder mergulhar em lugares assim. São muitos os reinos da fantasia, nesse nono lugar do Top 10 eu trago oito deles para você relembrar.

 

8º lugar
5 super-heróis para se inspirar
Criar um super-herói para chamar de seu é o desejo de muitos escritores. Os que fazem parte do nosso imaginário vieram em sua imensa maioria dos quadrinhos e povoaram outros tantos universos narrativos: filmes, séries de TV, livros, games… Mas, ao contrário do que muitos pensam, nem só de poderes vivem os super-heróis. Às vezes são as suas fraquezas que despertam nossa empatia. No oitavo lugar do Top 10 mostro 5 heróis para inspirar suas próximas criações literárias. Quem sabe esse não era o personagem que faltava na sua história?

 

7º lugar
20 regras para escrever um romance policial
Histórias de detetive costumam atrair leitores de várias idades com sua narrativa permeada por recursos como medo, mistério, investigação, curiosidade, assombro e inquietação. Um crime e um personagem disposto a desvendá-lo: esses são os elementos fundamentais de uma narrativa do gênero, como pode-se verificar no romance precursor desse tipo de obra, Os crimes da Rua Morgue, de Edgar Allan Poe. No livro, o personagem Auguste Dupin, após chegar ao local onde duas mulheres foram assassinadas com requintes de brutalidade, consegue descobrir quem era o assassino por meio de raciocínio lógico. Mas será que existem regras que ajudam a escrever um romance policial? Nesse sétimo lugar do Top 10 eu trago as 20 regras para histórias de detetive escritas por S.S Van Dine, quem sabe elas não te ajudam a escrever o próximo romance?

 

escritor melhor top 10
Foto: tumblr

 

6º lugar
A melhor editora para o seu livro
Há quem diga que a melhor editora para o seu livro é aquela que decidir publicá-lo. Mas, antes disso, há um (geralmente) longo caminho pela frente. Aqui no sexto lugar do Top 10 dou algumas dicas de mercado editorial sobre como escolher as editoras com maior potencial de editarem seu original.Já comentei que foram nove anos desde o momento em que considerei meu primeiro livro, O dono da Lua, pronto para publicação até ele ser efetivamente editado.

 

5º  lugar
Autor de A Guerra dos Tronos dá dicas para escrever fantasia
A Guerra dos Tronos, mini-série televisiva que atrai fãs do mundo inteiro, é baseada na série de fantasia de mesmo nome criada pelo aclamado autor norte-americano George R. R, Martin. Em uma palestra no Sydney Opera House, na Austrália, Martin falou sobre sua carreira, sua série de livros mais famosa e deu valiosas dicas para aqueles que querem escrever sua própria saga de fantasia. Se você é uma dessas pessoas, então essas dez dicas  são exatamente o que você precisa.

 

4º lugar
Como estrutura um romance – o guia definitivo
Que tal aproveitar o início de um novo ano para tirar aquele projeto de livro da gaveta? Você teve uma ideia brilhante, tomou o cuidado de anotar para não esquecer mas, até hoje, não se dispôs a transformá-la em uma história de verdade. Agora imagine a sua ideia desenvolvida em uma narrativa com personagens carismáticos, trama inspiradora e cenas envolventes. Imaginou? Imaginar a história pronta é mais fácil do que começar a escrevê-la de fato, não é mesmo? Muitos desistem justamente por que não sabem como e por onde dar início ao processo de escrita. Este post é o primeiro passo para dar início à sua história.

 

como escrever finais marcantes top 10

 

3º lugar
9 dicas para escrever um romance de fantasia
A literatura de fantasia, que há muito tempo já arrebata leitores no país, vive agora um momento de crescimento também para os escritores. As editoras brasileiras têm investido em talentos da terra e cada vez mais é possível ver títulos nacionais ao lado de títulos estrangeiros nas livrarias, e vários com vendagem e repercussão bem consideráveis. Novas editoras e selos têm surgido para aumentar o mercado e a oferta de produtos, ajudando a propagar a literatura de fantasia, como é o caso da revista Bang!, editada e distribuída gratuitamente pela editora Saída de Emergência Brasil, sobre a qual já falamos aqui. Então é hora de tirar o original da gaveta e aproveitar o momento do mercado, ou então começar a escrever agora sua história. Para ajudá-lo nessa tarefa, o terceiro lugar do nosso Top 10 são nove dicas para escrever um romance de fantasia.

 

2º lugar
Como escolher nome de personagem
Escolher o nome de um personagem é um dos principais momentos da sua construção.  Isso porque o nome carrega muitas informações sobre seu passado, sua etnia, sua religião e suas relações com o mundo. Há nomes fortes e outros que suscitam fragilidade, nomes que inspiram e os que que amedrontam, nomes que antecipam grandes feitos e nomes que bastam em sua simplicidade. Daí a importância de fazer uma boa escolha, pois ele carregará o destino do personagem consigo. Veja neste post a importância de acertar no nome do seu personagem e dicas de como fazer uma boa escolha.

 

1º lugar
Como criar títulos interessantes
Costuma-se dizer que não se deve julgar um livro pela capa, no entanto, a capa é a primeira coisa que o leitor vê da obra. E o título exerce papel fundamental na escolha e na lembrança dos leitores. Títulos interessantes, instigantes, inesquecíveis desempenham importante papel no processo decisório de compra. Mas é preciso que o título esteja diretamente relacionado ao enredo da sua história, do contrário o leitor se frustrará com a leitura, achando que você não prometeu o que cumpriu. Por isso, embora o título possa ser definido a qualquer momento do processo criativo, o usual é que isso aconteça ao final, quando a obra já foi finalizada e o autor sabe exatamente o que tem em mãos. O primeiríssimo lugar do Top 10 de criação literária de 2015 do Conexão Autor são essas dicas para criar um título interessante e aprenda a desenvolver um processo criativo para isso.

 

E você, quais são seus planos literários para 2016? Conte nos comentários.

Tags: | | | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!