Estabeleça suas metas de escritor para 2016

Janeiro é época de escrevermos nossas resoluções e traçarmos nossas metas para o ano que se inicia. Normalmente são assuntos que deixamos pendentes ou esquecidos nas nossas gavetas, sejam pessoais ou profissionais. Como, por exemplo, aquele livro que há anos você jura que vai escrever e até agora, nada! Afinal, há tanta coisa mais urgente, não é? Mas e a urgência de nossos sonhos? Então que tal fazer de 2016 o ano em que você finalmente cumpriu sua promessa e começou a escrever aquela história que não sai da sua cabeça? Ou terminou o livro que está há anos no mesmo ponto? Ou resolveu investir em sua imagem como escritor? Não importa quais sejam suas metas, o importante é você as estabeleça logo e comece a realizá-las o quanto antes.

 

Por onde começar a estabelecer metas?

Antes de falarmos das metas de escritor propriamente ditas, é preciso trazer alguns pontos importantes. O objetivo de traçarmos metas é alcançá-las, certo? Se não saírem do papel, infelizmente não cumprirem sua função. Então imagine se suas metas forem totalmente inalcançáveis no espaço de tempo estabelecido – por exemplo, um ano, como é o caso aqui? Quanto mais realistas, mais prováveis de serem alcançadas. Veja, abaixo, alguns elementos que você deve levar em consideração na hora de estabelecer suas metas:

 

1. Metas devem ser específicas: especifique claramente que resultado você quer obter. Evite resultados vagos que podem dar margem a várias interpretações lá na frente – e servir de desculpa para não terem sido alcançadas. Por exemplo: “quero ser um escritor de sucesso”. Quer algo mais vago do que isso?

 

2. Metas devem ser mensuráveis: especifique metas concretas que possam ser observadas e checadas. Por exemplo: escrever um conto por mês.

 

3. Metas devem ser realizáveis: estabeleça metas realistas, que você seja capaz de alcançar senão, quando falhar, você se sentirá mal e acabará desistindo. Por exemplo: escrever 30.000 palavras em um mês é razoável, 50.000 já exige um esfoço bem maior e 120.000 é quase impossível.

 

4. Metas devem ser relevantes: isso significa que suas metas devem ser importantes para você, produzir um efeito positivo na sua vida. Ou seja, você deve se sentir realizado por alcançá-las.

 

5. Metas devem ter prazos: dê a si mesmo um limite de tempo. Isso cria um sentido de urgência e o mantém focado na tarefa. Por exemplo: terminar o primeiro capítulo do romance até o final de janeiro.

 

estabeleça metas de escritor para 2016

 

Dicas de metas a serem alcançadas

Agora que você já sabe como devem ser as suas metas para que sejam possíveis de serem alcançadas, irei dar alguns exemplos que você pode estabelecer para a sua carreira de escritor neste ano de 2016. Claro que você pode criar suas próprias metas, mas se está sem ideia de por onde começar, as listadas abaixo podem lhe ajudar. Depois é só adaptar à sua realidade.

 

– Começar aquele livro que você está adiando há tempos

– Terminar aquele livro que você está adiando há tempos

– Investir em autopublicação

– Experimentar lançar um ebook

– Criar seu site de autor

– Tentar novas técnicas de criação literária (por exemplo, se você é do tipo que escreve sem nenhum planejamento, que tal montar uma estrutura narrativa para seu próximo romance e ver os benefícios que isso pode trazer à sua produção?)

-Desenvolver network com outros escritores

– Conhecer técnicas narrativas

-Comparecer a pelo menos uma palestra de algum autor

-Comparecer a pelo menos um evento literário (bienal, feira, festa literária…)

– Ler livros sobre criação literária

– Aperfeiçoar algum ponto que você considera fraco em suas narrativas (por exemplo: descrições, diálogos…)

– Buscar leituras especializadas para avaliar o seu trabalho

– Fazer cursos ou oficinas literárias

As possibilidades são infinitas. Pense com calma e estabeleça metas específicas, mensuráveis, realizáveis, relevantes e com prazo definido para que, em 2016, você deslanche na sua carreira literária.

Tags: | | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!