Gêneros em Alta para Autores em 2026


Você quer escrever um livro de ficção mas não sabe muito bem em que gênero ou subgênero apostar para ter chances de publicação em 2026? Então eu vou ter dar algumas ideias de livros para escrever tendo em vista o mercado editorial do próximo ano.

E como eu sei disso? Trabalhando como consultora e mentora literária eu preciso estar atenta aos movimentos do mercado editorial para poder orientar os meus mentorados. Portanto, estou constantemente pesquisando e me informando sobre o mercado editorial, especialmente o mercado externo. E por que o mercado externo? Tendo trabalhado muitos anos como tradutora, preparadora de originais e copidesque no mercado editorial brasileiro eu posso dizer que acabamos seguindo as tendências lá de fora.

Primeiro, porque muitos dos lançamentos internos são traduções de livros estrangeiros, então é importante para as editoras já saberem quais as tendências para o próximo ano a fim de se prepararem e buscarem obras a serem trazidas para o Brasil. Além disso, se o mercado será tomado por um determinado gênero ou subgênero, é muito mais provável que os leitores estejam prontos para receberem também livros daqueles gêneros escritos por autores nacionais.

Então, o que vou trazer aqui são as tendências do mercado editorial internacional mas que podem ser usadas como bússola para prever o que o mercado brasileiro estará buscando nos autores nacionais para o próximo ano.

Primeira tendência: Romantasia. Sim, esses romances extremamente envolventes e ambientados em mundos fantásticos vão continuar arrebatando leitores durante 2026. O que torna a Romantasia tão bem-sucedida é que ela oferece o melhor dos dois mundos: o escapismo e a construção de mundo da fantasia combinados com a satisfação emocional do romance. Esse é um bom gênero para investir pois ainda há uma janela para novos autores entrarem nesse mercado, e as editoras buscam originais tanto para publicação tradicional quanto para autopublicação.

Isso quer dizer que a Romantasia matou o gênero Romance? Não. Romance é um fenômeno editorial que não mostra sinais de desaceleração e continua sendo tendência. Isso porque os leitores de romance são consumidores vorazes que leem muito mais livros por ano do que os leitores de outros gêneros. Eles também são extremamente fiéis aos seus autores e subgêneros favoritos.

Se você quer dicas de livros para escrever, seguem alguns subgêneros do Romance em alta para o próximo ano: Romance sombrio, que apresenta personagens moralmente complexos e temas intensos; Romance contemporâneo, histórias de amor modernas e com as quais é fácil se identificar; Romance LGBTQ+, muito procurado buscando histórias diversas e inclusivas, e Comédia romântica: leituras leves e divertidas que oferecem conforto emocional.

Outra tendência forte para 2026 é a Ficção para Jovens Adultos: a favorita dos agentes literários. Pesquisas mostram que a Ficção para Jovens Adultos tem sido um dos gêneros mais vendidos em 2025. Mas aqui está o segredo por que vale apostar nesse gênero: adultos também leem Ficção para Jovens Adultos.

Próxima tendência: Suspense e Thrillers. Os Thrillers continuam populares e muitos estão sendo adaptados para séries de streaming, impulsionando ainda mais a demanda. Esse gênero se beneficia de narrativas viciantes e vendem muito porque prendem a atenção do leitor com tramas ágeis, são fáceis de comercializar por meio de comparações do tipo “se você gostou de X, experimente Y” e estão sempre presentes nas listas de best-seller.

Alguns subgêneros que chamam mais a atenção: Suspense doméstico, Suspense psicológico, Thrillers internacionais, Thrillers tecnológicos que incorporam inteligência artificial e tecnologia moderna, Ficção inspirada em crimes reais, os famosos True crimes. E atenção: considera-se que os thrillers estão prontos para a infusão de romance que está transformando outros gêneros. Seguindo o exemplo da Romantasia, Suspense românticos e thrillers com subtramas românticas substanciais estão posicionados para um crescimento significativo.

E, agora, a cereja do bolo. Se você quer sair na frente para entrar no mercado editorial em 2026, a dica dos profissionais que conhecem o mercado editorial internacional muito bem é: escreva livros híbridos entre gêneros. Os leitores estão cada vez mais abertos a livros que cruzam as fronteiras tradicionais dos gêneros, com histórias que misturam elementos de Ficção científica, Mistério, Terror e Ficção histórica, por exemplo. Isso porque talvez estejamos um pouquinho entediados com as convenções rígidas dos gêneros e animados com essas misturas inesperadas. Exemplos são: Romance histórico com elementos de mistério, Thrillers de ficção científica, Terror fantástico e os Cozy misteries com subtramas românticas. Então, se você escreve em vários gêneros ou tem interesses diversos, não se force a uma única categoria. O mercado vai cada vez mais recompensar autores que misturam gêneros de maneiras inovadoras. Apenas certifique-se de que sua obra híbrida faça sentido tematicamente e cumpra as promessas de ambos os gêneros.



Tags: | | | | | | | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!