Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Sensacional! Também sou professor de Língua Portuguesa e utilizo sempre exemplos para explicar melhor. Parabéns!

  2. Adorei professora, otimas dicas, eu fui na sua palestra sobre ser escritora como profissao , disse q gostaria de ser escritora q escrevi um livro lembra? Eu fui na unicarreira. Eu ate queria pedir a senhora q confirmasse q eu participei pois entreguei o papel aos alunos que ficavam respinsaveis por esse papel mas o meu nao esta como horas pac, eles nao acharam.

  3. Olá, muito bom sua dica ser 🙂
    eu estou escrevendo um livro onde o personagem esta contando a históia e em alguns trecho ele fala com outos personagem da trama e estou tentando inserir dialogos onde o personagem que está contando a história fala com o leito. Deu pra entender?
    Minha dificuldade era o exemplo que você colocou em (Cada fala em uma linha, pois teve momentos que eu achava que tinha muito “- e disse fulano de tal-,”sabe.

    De qualquer forma eu estou evendo meus diaogos baseados nas dicas que vc colocou aqui.

    • Ola, Leanderson.

      Obrigada.

      Se houver apenas dois personagens conversando, e eles se alternarem no diálogo, não é necessário colocar o verbo dicente todas as vezes, já que é possível perceber quem está falando em que momento.

      Abraços,
      Ronize Aline

  4. Nossa… Obrigado, me ajudou muito, tinha muitas dúvidas que foram esclarescidas com esta matéria!
    Infelizmente existe muito escritor novato que quer inovar sem conhecer o básico. Pensa que basta a boa intenção artística para se livrar das rédeas das conveniências linguísticas e acabam criando algo estranho à leitura. Não percebem que, como recomendado no final da matéria, é preciso ter domínio do que se quer transformar e isso é algo que se deve levar para a vida: aprenda, domine, só depois transforme!

  5. Me ajudou muito, Rô! Você é incrível! <3
    Uma outra dúvida relacionada aos diálogos: tu achas que fica melhor os diálogos seguidos um do outro na mesma linha, ou um abaixo do outro? Como acha que fica mais organizado e melhor para a leitura?

    Um beijo, minha querida! E sim, estou leitora assídua do teu blog na luta do meu primeiro livro!

  6. Muito obrigado, Ronize. Seu post foi essencial para eu prosseguir com a escrita de um romance. Agradeço. Precisamos de mais pessoas como você no mundo, que não guardam o conhecimento pra si. Obrigado!

  7. Muito obrigada! Eu sempre tive dúvida na hora de escrever diálogos, mas graças a você minha dúvidas foram cessadas.
    Suas explicações foram maravilhosas e super claras <3

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!