CONCURSO LITERÁRIO: INSCRIÇÕES ABERTAS

Concursos literários são uma boa forma de se inserir no mercado editorial. Eu mesma comecei meu caminho na literatura infantil por meio de um concurso literário. O meu primeiro livro, O dono da Lua, foi selecionado no Prêmio Monteiro Lobato e, depois disso, foi publicado por uma editora tradicional e selecionado para programas governamentais de leitura na sala de aula.

Então, se você tem um original infantil ou juvenil, aproveite que o Prêmio Barco a Vapor, tradicional concurso literário brasileiro na categoria infantojuvenil, prorrogou as inscrições da sua 18ª edição até o dia 21 de fevereiro.

Prêmio Barco a Vapor

O prêmio Barco a Vapor é organizado pela Fundação SM e SM Educação. O concurso literário consiste na publicação do original, com o selo da coleção Barco a Vapor, bem como o pagamento da importância de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) descontados os impostos legais.

A SM será responsável por todo o processo de edição da obra e escolha das ilustrações e, como tal, poderá propor ao autor alterações pontuais no texto. Somente um único texto original, será contemplado com o Prêmio Barco a Vapor. O vencedor firmará um contrato de edição válido pelo período de 10 (dez) anos, celebrado nos termos determinados pela SM, condição com a qual o participante concorda desde já.

A participação é aberta a pessoas maiores de dezoito anos (completados até 31 de janeiro de 2022) e residentes no Brasil, de todas as nacionalidades, sendo vedada a participação do vencedor do 18º Prêmio Barco a Vapor e de empregados das Organizadoras ou de outras empresas do Grupo SM, bem como de seus parentes de primeiro grau.

Obra vencedora do Prêmio Barco a Vapor 2018


Para participarem do concurso, os interessados deverão inscrever textos nos gêneros romance e/ou novela para crianças e jovens, que serão apreciados pelo júri do prêmio. Os originais devem ser inéditos e escritos em língua portuguesa. Entende-se por inédito o original não publicado (parcialmente ou em sua totalidade) em livros, antologias, coletâneas, suplementos literários, jornais, revistas, sites, blogs etc.


A fim de assegurar a idoneidade do concurso, exige-se o anonimato dos autores. Assim, os originais devem vir assinados com nome fictício (pseudônimo). Os dados pessoais para identificação posterior devem constar apenas na ficha de inscrição. Cada participante pode inscrever até 2 (dois) originais. O envio somente poderá ser realizado uma vez e não serão permitidos quaisquer ajustes ou alteração dos originais enviados.

As informações completas sobre o concurso literário e como se inscrever no Prêmio Barco a Vapor estão disponíveis neste link.

ATENÇÃO: ESTE BLOG NÃO TEM LIGAÇÃO NENHUMA COM A ORGANIZAÇÃO DO PRÊMIO. O OBJETIVO É APENAS A DIVULGAÇÃO DO MESMO.

Tags: | | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!