[guest post] 6 dicas para ter seu livro aceito em uma editora

Está com problemas na hora de submeter seu livro para publicação? Pois hoje tenho o prazer de receber aqui no blog um guest post de Tiago Haubert, do Causos de um aspirante a escritor. O blog é uma uma ótima parada para quem curte literatura, e o Tiago preparou algumas dicas bem legais para quem está pensando em enviar seu original para uma editora. Curtam e aproveitem as dicas.

6 dicas para ter seu livro aceito em uma editora

livro aceito na editora

1. Fuja das trilogias iniciais

Esse ponto provavelmente gerará polêmica.

Não digo para você deixar de escrever uma trilogia. Você pode escrever uma história pensando em continuá-la, mas se você, autor iniciante, quer ter seu original aceito, é muito mais fácil escrever o livro de forma a fechar todas as pontas da história não vinculando a editora logo de início a contratar toda a trilogia. Depois, se o seu livro for bem aceito pelo público, crie novas situações para a trama e tente fechar um novo contrato. Lembre-se que a editora é uma empresa e, para ela, investir em um autor inicial já com um trilogia é arriscado, o que muitas vezes causa a rejeição do original, mesmo ele sendo de qualidade.

Meu conselho seria: escreva seu livro sem deixar pontas soltas, envie às editoras e só depois pense na continuidade. O mercado de literatura está crescendo e os leitores estão comprando mais livros nacionais, mas a quantidade de novos escritores também está aumentando exponencialmente, o que deixa o mercado concorrido.

Aqui um link interessante que fala sobre a assunto mais a fundo num post antigo (mais no fim ele fala sobre o assunto): como despertar o interesse de um editor.

2. Divulgue seu trabalho

Crie blogs, participe de feiras, tenha um público que lhe acompanhe.

Tente se tornar conhecido. Isso é muito importante. Como em várias áreas, nem sempre os mais talentosos se destacam. O fato de você, antes mesmo de publicar seu livro, ter um público que já lhe acompanha é um ótimo indicativo para a editora investir em seu livro. Isso aumenta muito a probabilidade de você dar retorno a editora. Lembre-se que antes de tudo a editora visa o lucro e ela tem que visualizar que terá resultado com seu trabalho.

3. Revise

Não termine seu livro antes de revisá-lo. A qualidade do texto é fundamental e acredite, seu livro não está pronto antes de você revisá-lo. Contenha a sua ansiedade. É na correção que o texto se transforma e ganha qualidade. Nesse etapa você corrige os furos e deixa a leitura agradável. Nesse momento, não tenha dó de excluir parágrafos. “Nossa!!! Como ficou legal essa frase”. Então, pergunte-se: Em que ela acrescenta a história? Se a resposta for “nada”, ou “não sei”, ou ainda “mas o parágrafo está muito legal!” Exclua. Se você realmente gostou da frase, guarde-a para outra situação onde, quem sabe, ela fará alguma diferença para a história.

4. Pesquise a linha editorial

A grande maioria dos originais hoje não são aceitos porque as pessoas não pesquisam os gêneros que as editoras trabalham. Se você tem um livro didático, certifique-se de que mandou para uma editora que publica esse gênero.

Segue um link muitas informações de editoras para envio de originais.

5. Crie uma história em algum ponto inovadora

Existem milhares de livros publicados e aspirantes a escritores loucos para terem suas obras lidas. Então, ao escrever a sua, certifique-se de que ela é em algum ponto inovadora. Não adianta escrever uma história de um super-herói de roupa azul, com uma cueca vermelha para fora, mais rápido que uma bala, que tenha força e músculos de aço e pode voar e achar que esse seu livro causará estardalhaço. Caso você queira escrever sobre um super-herói, crie algo novo. Inove em algum momento e dê sua identidade e estilo à história. Pode ser apenas em determinado ponto a inovação, mas isso é fundamental, pois, se for muito similar a outros livros, a editora se perguntará por que simplesmente não pega esse outro autor já conhecido e o publica? Para eles a garantia de resultado é muito maior.

6. Acredite

Mais uma vez, o mais importante: Acredite em você e não desista! Em breve eu entrarei para essa batalha!

Vale salientar que não é apenas fazendo isso que você será selecionado. Existem muitos outros fatores externos que influenciam.

Sucesso na empreitada!

Tiago Haubert

Tags: | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!