O que não pode faltar a uma boa história é conflito. Na verdade, conflitos: o conflito externo e o conflito interno.
Um conflito, em narrativa literária, é uma luta entre duas forças opostas, geralmente entre o protagonista e uma força interna ou externa, o que impulsiona a narrativa. O conflito envolve os leitores na sua história.
Ele revela as principais motivações dos personagens, mostra seus pontos fortes e fracos e cria a tensão que vai manter os leitores grudados na página. Compreender esse elemento literário pode levar à construção de uma história melhor.
Temos duas categorias de conflito: conflito interno e conflito externo.
O conflito interno é uma luta psicológica ou emocional que ocorre na mente ou no coração de um personagem. Envolve seus pensamentos, sentimentos, crenças ou desejos mais íntimos.
E qual o propósito de criar um conflito interno para seus personagens?
O primeiro deles é o desenvolvimento do personagem: conflitos internos são usados ??para mergulhar profundamente na psique de um personagem, fornecendo insights sobre suas motivações, medos e crescimento pessoal. Eles ajudam o leitor a entender por que um personagem se comporta de determinada maneira.
Outro propósito é intensificar a complexidade: conflitos internos adicionam complexidade aos personagens, revelando suas lutas internas, dilemas e escolhas morais. Essa complexidade torna os personagens mais próximos de seres humanos reais.
Há, também, o propósito de exploração temática: conflitos internos geralmente estão ligados ao tema da história. Eles permitem que os escritores explorem temas como identidade, autodescoberta, moralidade e transformação pessoal.
Por exemplo:
· Um personagem lutando contra sua consciência pesada após tomar uma decisão moralmente questionável.
· Uma luta interna entre dois desejos conflitantes, como amor e ambição.
Já o conflito externo é uma luta que ocorre entre um personagem e uma força externa, como outro personagem, a sociedade, a natureza ou uma situação adversa.
Um dos propósitos do conflito externo é o desenvolvimento do plot: ele impulsiona o plot criando obstáculos e desafios para os personagens superarem. Ele fornece ação e tensão à história.
O conflito externo serve, também, para o desenvolvimento do personagem: conflitos externos forçam os personagens a se adaptarem, crescerem ou mudarem em resposta aos desafios que enfrentam. Eles podem revelar os pontos fortes e fracos de um personagem.
Conflitos externos também geram envolvimento: por capturarem a atenção do leitor, conseguem mantê-lo envolvido na história, enquanto torcem para que os personagens superem os obstáculos.
Exemplos de conflitos externos:
· Um herói lutando contra um vilão em um confronto físico.
· Um grupo lutando para sobreviver em um mundo pós-apocalíptico repleto de perigos.
· Um personagem enfrentando discriminação e preconceito social, lutando por justiça e igualdade.

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS
BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM



