Mas o que é um arco narrativo? Arco narrativo é um recurso literário para descrever o tipo de mudança que acontece ao longo da história com o protagonista, e essa mudança pode variar. Alguns arcos se movem em apenas uma direção, outros são um pouco mais complexos. Vamos dar uma olhada em 4 tipos comuns de arco narrativo e exemplos de livros que se encaixam nesses arcos.
O primeiro arco é chamado Do farrapo à riqueza, que é quando o movimento do protagonista ao longo da história acontece numa ascensão contínua em direção a um “felizes para sempre”. Um exemplo de arco Do farrapo à riqueza é o livro Orgulho e Preconceito, de Jane Austen.
O segundo tipo de arco também se movem em apenas uma direção, só que na direção contrária à do arco anterior: é uma queda em vez de uma ascensão.
Por isso o nome desse arco é Da riqueza ao farrapo e um exemplo é o livro O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde.
O terceiro tipo de arco é um dos mais comuns: é o chamado Homem no buraco e ele se move em duas direções.
Começa no alto, sofre uma queda e termina no alto novamente. Um exemplo desse arco narrativo é O hobbit, de Tolkien.
E o quarto tipo também é muito popular, e é o oposto do arco do Homem no buraco. Esse arco se chama Ícaro, o nome do mito grego.
Ao contrário do arco anterior, esse começa embaixo, sofre uma elevação e termina novamente lá embaixo. Um exemplo é Jogos Vorazes, de Suzanne Collins.

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS
BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM











