Personagens secundários: a que propósito servem?

Uma história não é feita somente de protagonista e antagonista. Além deles, há uma gama de personagens secundários que são muito importantes para o desenvolvimento da trama. Mas a que servem, exatamente, os personagens secundários? Neste post iremos ver que função essas personagens podem desempenhar ao longo da narrativa.

Tudo o que há em uma história que não contribui para o seu desenvolvimento, que não faz a trama evoluir, é desnecessário e deve ser eliminado – do contrário corre-se o risco de diminuir o ritmo e cansar os leitores. Isso inclui personagens. Até mesmo personagens secundários só fazem sentido existir se cumprirem alguma função.

Função dos personagens secundários

Mas a que propósito podem servir os personagens secundários? Eles podem, por exemplo, fazer o plot avançar de maneiras diferentes do protagonista e do antagonista. Por exemplo, fazendo algo que ajude ou atrapalhe o protagonista. Ou então envolvendo-se com um subplot específico, diferente do plot principal.

Personagens secundários também podem criar conflito ao tornarem-se um obstáculo para o protagonista alcançar seu objetivo. Ou então, eles mesmos podem se envolver em algum conflito que acabará afetando a jornada do protagonista – para o bem ou para o mal. Outra forma interessante de usar esses personagens é fazer com que suas ações destaquem aspectos do protagonista que podem não ser tão interessantes assim, mostrando que ele também tem falhas, como qualquer um.

Explorar outros aspectos do tema da história é algo para o qual muitos autores utilizam os personagens secundários. Se o arco do protagonista explora a questão do “amor materno”, por exemplo, outros personagens podem explorar outras vertentes do amor, como “amor romântico”, “amor entre irmãos”…

Podemos ter personagens secundários ligados diretamente ao protagonista ou ao antagonista, servindo de aliados a eles. Eles cumprem papel importante não apenas para ajudá-los de forma prática mas, muitas vezes, servindo de motivação quando o personagem estiver perdendo as forças ou pensando em desistir – especialmente no caso do protagonista. Além disso, colocar personagens secundários em cena é uma boa forma também de apresentar aspectos do mundo ficcional que não estão sendo explorados em detalhes no conflito central entre protagonista e antagonista.

Então, na hora de criar seus personagens secundários, pense em como eles podem contribuir para tornar sua história ainda mais interessante e envolvente para os leitores.

ESTÁ PRECISANDO DE AJUDA PARA TORNAR A SUA HISTÓRIA IRRESISTÍVEL PARA O LEITOR? EU POSSO TE AJUDAR COM A LEITURA CRÍTICA, O COPIDESQUE OU O COACHING LITERÁRIO.

PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO PARA UM ORÇAMENTO.

Tags: |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!