3 razões por que você não consegue terminar de escrever um livro

Finalmente o ano começou, não é mesmo? Temos uma tendência à procrastinação, então qualquer motivo é motivo para adiar colocarmos em prática nossos objetivos. Mas passado o carnaval, acabaram-se as desculpas. Se você começou e não consegue terminar de escrever um livro, leia esse post até o fim e descubra o que está impedindo que você realize seu projeto.

 

Por que é tão difícil terminar de escrever um livro

 

Muitas pessoas que me procuram para consultoria literária têm uma ideia mas não sabem como começar a escrever um livro. Mas um número muito maior me procura porque não consegue TERMINAR de escrevê-lo. E se você é uma dessas pessoas, então preste atenção pois, identificando onde está o problema – ou os  problemas -, fica muito mais fácil resolver.

 

1. Você não estruturou o seu livro

Estruturar um livro antes de começar a escrevê-lo faz toda a diferença. Quando se planeja uma história a partir de uma estrutura literária, está-se construindo um mapa que servirá de base para o processo criativo. A função desse mapa, ou da estrutura literária, é evitar que o escritor se perca e, em determinado momento, não saiba mais para onde está indo. Um escritor precisa estar no controle da sua obra, assim como um engenheiro precisa estar no controle da sua obra – seja uma ponte, um prédio ou qualquer outra construção. Quem deve ser surpreendido é o leitor, não você. E como é possível estar no controle se não se sabe qual será o próximo passo?

 

Se você não está conseguindo terminar de escrever um livro, pare agora o processo de escrita e estruture a sua história. “Mas isso vai me tomar tempo”, você vai dizer. Vai tomar um tempo agora que você ganhará lá na frente, quando não ficar mais perdido sem saber o que escrever em seguida. Se quer dicas de como estruturar o seu livro, dê uma olhada nesse post.

 

2. Você não tem um rotina de escrita

A ideia romântica de que o escritor segue apenas sua inspiração e nenhuma rotina de trabalho não é nem um pouco producente. E culpada pela maioria das reclamações de “Não sei por que não consigo terminar de escrever um livro”. Todo profissional precisa estabelecer objetivos, metas e uma rotina de trabalho para alcançar seus objetivos – por que com o escritor seria diferente? Se você quer ser um escritor profissional, então precisa começar a se comportar como um.

 

Pare e pense em como você pode criar uma rotina que lhe permita dedicar-se à escrita de forma séria e comprometida. Não sabe por onde começar? Nesse post eu falo sobre a Técnica Pomodoro, que é uma boa maneira de você começar a adotar hábitos mais produtivos. Com certeza ela será uma boa ferramenta para ajudá-lo a terminar de escrever um livro.

 

3 razões você não consegue terminar de escrever um livro
Crédito da foto: Pixabay

 

 

3. Você está escrevendo e editando ao mesmo tempo

Escrever é uma coisa, editar é outra. O que isso significa? Significa que escrever pressupõe criação, habilidade artística, desenvolvimento da narrativa; edição significação adequação, correção, mudança. Primeiro, escreve-se; depois, edita-se. Aí é que reside o problema: muita gente (e talvez aqui você também se inclua) vai escrevendo e corrigindo, escrevendo e mudando, escrevendo e adequando, tudo ao mesmo tempo. Sabe quando você retoma um capítulo que parou no meio e, em vez de continuar a escrevê-lo, resolve dar uma “pequena alterada” no que já foi escrito? Pois você está boicotando o seu próprio processo criativo.

 

Mesmo que a ciência já tenha desmistificado a crença que há funções que apenas o lado direito do cérebro realiza e outras que apenas o lado esquerdo (principalmente em pesquisas com pessoas que sofreram lesões cerebrais graves e “aprenderam” a realizar tarefas com o lado oposto do cérebro), ainda assim há funções que são exercidas predominantemente por um dos dois lado. Então, de uma forma geral, as atividades artísticas, de criação, são controladas pelo lado direito; enquanto as funções de elaborar um raciocínio mais claro, mais objetivo, são controladas pelo lado esquerdo.

 

Com isso, o fluxo da escrita, mais solto, responde ao lado direito, enquanto o processo de correção, mais exato, responde ao lado esquerdo. Quando você mistura as duas funções – escrita e correção – está alternando o lado do cérebro que está no comando. É como se começasse a lavar louça, parasse, começasse a ler um livro, parasse, começasse a varrer o chão, parasse, começasse a fazer o orçamento do mês, parasse, voltasse à louça… Ao ficar alternando as funções entre escrita e edição você não apenas está interrompendo uma função e pulando para outra que deveria ser posterior sem terminar a anterior, como também está alternando os lados do cérebro que devem trabalhar, o que faz com que todo o trabalho fique mais lento. Finalize primeiro uma etapa, a escrita, e só então passe para a edição.

 

Você comete algum dos erros citados acima? Comente aqui embaixo.

Tags: | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!