Você sabe a diferença entre histórias plot-driven e character-driven?

Uma das grandes discussões da criação literária é sobre o que realmente impulsiona – ou deve impulsionar – uma história: o plot ou o personagem principal. Tecnicamente, chamamos esses dois casos de histórias plot-driven e character-driven, respectivamente. Mas você sabe o que cada um desses termos significa? Pois é isso que vamos ver nesse artigo. E, então, você será capaz de analisar em qual das duas categorias suas histórias se encaixam.

Plot-driven e character-driven: o que impulsiona cada história

Uma história plot-driven é uma história focada na ação, na sequência de fatos que compõem o plot. Normalmente o protagonista precisa tomar decisões rápidas e não há tempo suficiente para que seu perfil emocional seja melhor desenvolvido. A ênfase é mais no plot twist (mudança radical daquilo que era antecipado ou esperado), no conflito externo. Com frequência, o objetivo final é muito mais de ordem externa, como vencer, escapar ou mudar uma situação, e os pontos de virada principais serão ações do protagonista. De uma forma geral, histórias plot-driven são mais facilmente encontradas em gêneros como Fantasia, Romance e Mistério.

Um exemplo de história plot-driven é O Senhor dos Anéis. As circunstâncias da trama estão além do controle dos personagens e mesmo que, digamos, Frodo fosse retirado da narrativa e outro hobbit colocado em seu lugar, a batalha pela Terra Média ainda existiria. A chamada para a ação está lá, mesmo com personagens diferentes.

Já uma história character-driven é uma história focada no desenvolvimento do personagem, em como ele toma as suas decisões, e por conta disso a ação ocorre mais lentamente. A ênfase é na caracterização, no conflito interno e nas relações. Nesse tipo de história, o objetivo final do protagonista é muito mais de ordem interna, como uma mudança de atitude ou a busca por tornar-se algo ou alguém, e os pontos de virada principais serão decisões do protagonista. Histórias character-driven costumam ser mais introspectivas, sendo consideradas por muitos como mais densas.

Um exemplo de história character-driven é Forrest Gump – O contador de histórias. A ênfase da narrativa está nas características do personagem principal, nas decisões que ele toma e em como ele interage com os outros personagens e os eventos pelos quais passa. A história é a jornada do protagonista e a mudança que ele sofre ao longo. Se fosse outro personagem, aquela história não existiria, pois ela depende da visão de mundo do personagem e das decisões que ele toma.

Na dúvida, uma boa forma de descobrir se a história é plot-driven ou character-driven é olhar para o clímax: é uma decisão ou uma ação?

Qual a melhor opção: plot-driven ou character-driven?

Há uma tendência atual de valorização das histórias plot-driven, dada a quantidade de ação e reviravoltas contidas nelas. Mas tanto uma quanto outra opção podem falhar gravemente se não forem bem desenvolvidas, então não há uma opção melhor. Uma história plot-driven deve ter desenvolvimento de personagem suficiente para mostrar como as coisas mudam para ele a cada nova reviravolta. De forma similar, uma história character-driven deve ter plot suficiente para dar ao personagem uma razão para mudar.

Ou seja, plot e personagens devem estar balanceados dentro da história, seja ela plot-driven ou character-driven.

ESTÁ PRECISANDO DE AJUDA PARA TORNAR A SUA HISTÓRIA IRRESISTÍVEL PARA O LEITOR? EU POSSO TE AJUDAR COM A LEITURA CRÍTICA, O COPIDESQUE OU O COACHING LITERÁRIO.

PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO PARA UM ORÇAMENTO.

Tags: | | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!