Estão abertas as inscrições para a oficina literária da Flip
oficina literária da flip 2014 homenageia Eduardo Coutinho
Arte sobre foto de Eduardo Coutinho

De 30 de julho a 03 de agosto acontecerá a FLIP 2014 (Festa Literária Internacional de Paraty), que pelo 12º ano consecutivo enche a cidade fluminense de autores, ilustradores, editores e amantes da literatura. Entre as inúmeras atrações, com a presença de nomes nacionais e estrangeiros, uma interessa especificamente os que buscam tornar-se escritores ou, se já são, aprimorar a escrita. É a oficina literária da Flip, que a cada ano é dada por um profissional diferente e cuja seleção é disputadíssima.

Posso falar por experiência própria, pois em 2005 participei da oficina literária da Flip que, naquele ano, foi ministrada pelo escritor pernambucano Raimundo Carrero. Conhecido por suas disputadas oficinas que correm o Brasil, Carrero ministrou durante três dias aulas voltadas para a construção de um romance. Foram momentos inestimáveis durante os quais o escritor compartilhou lições que carrego até hoje para o meu processo criativo.

Oficina literária da Flip homenageia Eduardo Coutinho

A oficina literária da Flip deste ano terá como tema o documentário, uma homenagem ao cineasta/documentarista Eduardo Coutinho, morto em fevereiro e que participou da festa literária em 2013 numa mesa ao lado de Eduardo Escorel. As aulas, que acontecerão nos dias 31 de julho e 01 e 02 de agosto, serão ministradas por Jordana Berg e João Moreira Salles, colaboradores de Coutinho. Além deles, também falarão dois autores presentes na Tenda dos Autores: Charles Ferguson, vencedor do Oscar de Melhor Documentário, e Cacá Diegues, diretor de Bye, bye Brasil (1979), entre outros.

As inscrições para a oficina literária da Flip podem ser feitas até o dia 18 de junho e o valor da taxa é de R$120,00. Não há limite de idade para os inscritos, que podem ser estudantes ou profissionais com experiência na área, com formação em audiovisual, comunicação social, jornalismo, publicidade ou cinema. É importante que tenham proficiência ou nível avançado em inglês.

Para se inscrever é necessário enviar email para <oficinaliteraria2014@flip.org.br> o currículo de uma página com dados pessoais e informações acadêmicas e profissionais, além de uma carta de intenção de 1000 toques explicando os motivos da inscrição e apresentando portfólio de projetos ligados ao tema, se houver.

Programação da oficina literária da Flip 2014:

Aula 1: Jordana Berg e João Moreira Salles
quinta-feira,  31 | das 11h às 14h
Uma análise detalhada de Edifício Master e de outros filmes de Eduardo Coutinho (1933-2014) pelo documentarista João Moreira Salles e pela montadora Jordana Berg, responsável pela montagem dos dez últimos filmes de Coutinho e do longa que ele deixou filmado ao morrer.

Aula 2: Charles Ferguson
sexta-feira, 1 | das 11h às 13h30
Ganhador do Oscar de Melhor Documentário por Trabalho interno, sobre a crise financeira global iniciada em 2008, Charles Ferguson repassa sua breve e premiada trajetória. Seu primeiro filme, Sem fim à vista (2007), foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário e venceu o prêmio especial do júri para documentários no Festival Sundance.

Aula 3: Cacá Diegues
sábado, 2 | das 11h às 13h30
O diretor de Chuvas de verão (1978) e Deus é brasileiro (2002) fala sobre as relações entre ficção e documentário e sobre seus documentários recentes, Nenhum motivo explica a guerra (2006), sobre o AfroReggae, e Rio de Fé (2013), sobre a Jornada Mundial da Juventude, realizada em 2013 no Rio de Janeiro.

Para mais informações, acesse o regulamento na íntegra.

Você já participou de alguma oficina literária? Compartilhe com a gente.

Tags: | | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!