Como estruturar um romance – o guia definitivo

Como estruturar um romance – o guia definitivo.

Que tal aproveitar o início de um novo ano para tirar aquele projeto de livro da gaveta? Você teve uma ideia brilhante, tomou o cuidado de anotar para não esquecer mas, até hoje, não se dispôs a transformá-la em uma história de verdade. Agora imagine a sua ideia desenvolvida em uma narrativa com personagens carismáticos, trama inspiradora e cenas envolventes. Imaginou? Imaginar a história pronta é mais fácil do que começar a escrevê-la de fato, não é mesmo? Muitos desistem justamente por que não sabem como e por onde dar início ao processo de escrita. Pensando que 2014 é um ótimo ano para você tornar seu livro realidade, resolvi fazer esse primeiro post do ano sobre como estruturar um romance. Este é o primeiro passo para dar início à sua história.

Descubra o passo a passo para estruturar um romance

Há escritores que simplesmente escrevem. Eles não planejam, não montam uma estrutura para a história, não fazem um esboço da narrativa. E isso funciona para eles. Muitos sequer saquem como a história irá terminar. Há uma infinidade de outros, no entanto, que preferem ter total controle sobre os rumos da sua escrita. Vários estudos ao longo dos anos têm analisado a produção de autores que conseguiram alcançar milhares de leitores com suas obras, e um ponto em comum encontrado nesses estudos é que esses autores dedicaram algum tempo para estruturar um romance antes de escrevê-lo.

Estruturar um romance, embora para alguns possa parecer perda de tempo, contribui para organizar a escrita, evitar problemas de enredo e até mesmo poupar tempo, já que antecipa ações que serão desenvolvidas mais para frente. A partir da estrutura clássica de três atos, Michael Hauge – autor, consultor para romances, projetos de TV e roteiros filmes de Hollywood, tendo trabalhado com os maiores estúdios cinematográficos e estrelas como Julia Roberts, Will Smith e Morgan Freeman – desenvolveu uma estrutura de seis estágios quem vem sendo muito utilizada na área literária. Essa estrutura é baseada em cinco pontos de virada, que são os momentos em que o personagem enfrenta acontecimentos inesperados e o enredo toma outro rumo. Essa estrutura serve para qualquer gênero e os pontos de virada estão sempre no mesmo lugar em relação à história, apenas adaptando-os à quantidade de páginas. Então, pronto para dar início ao seu livro? Veja abaixo como estruturar um romance e mãos à obra!

como estruturar um romance
Arte sobre foto do Tumblr

Primeiro Ato

Estágio 1 – Introdução (0 a 10% do livro)

Nesse primeiro momento o personagem principal, ou protagonista, é apresentado ao leitor. Fica-se sabendo como ele vive e quais suas motivações. É preciso despertar no leitor algum tipo de emoção em relação a ele: simpatia, medo, temor, preocupação… O cenário onde ocorre a história também é mostrado nesse momento.

Ponto de Virada 1 – Oportunidade (10% do livro)

Aqui ocorre algum evento que fará o personagem desejar algo e iniciar a sua jornada.

Estágio 2 – Nova Situação (10 a 25% do livro)

O personagem reage ao evento apresentado. Ele se familiariza com a situação, desenvolve um plano e está entusiasmado e confiante em seu sucesso, até começar a perceber que as coisas não serão tão fáceis.

Ponto de Virada 2 – Mudança de Planos (25% do livro)

Algum outro evento acontece, desta vez transformando o desejo do personagem em um objetivo definitivo.

Segundo Ato

Estágio 3 – Progresso (25 a 50% do livro)

Os planos do personagem começam a dar resultado. Ele consegue o que pretendia, mesmo havendo alguns conflitos pelo caminho. Está ainda mais confiante.

Ponto de Virada 3 – Ponto sem Retorno (50% do livro)

Neste ponto, o personagem poderia desistir e voltar para casa. Mas algo o faz comprometer-se ainda mais com seu objetivo. E agora não há mais volta.

Estágio 4 – Complicações e Riscos Maiores (50 a 75% do livro)

Está cada vez mais difícil para o personagem alcançar seu objetivo. O conflito cresce ainda mais e parece que ele não conseguirá chegar ao final, tendo muito mais coisas a perder, ao final de contas.

Ponto de Virada 4 – O Grande Revés (75% do livro)

Neste momento o personagem é confrontado com seu antagonista e parece que tudo está perdido. Resta a ele sua última cartada e ira para o tudo ou nada.

Terceiro Ato

Estágio 5 – Reta Final (75 a 90/99% do livro)

Apesar de estar esgotado, o personagem precisa usar todas as suas forças para atingir sua meta. O ritmo da narrativa acelera-se com os riscos ao extremo e, parece que nada dá certo para ele.

Ponto de Virada 5 – Clímax (90/99% do livro)

Aqui acontece o momento decisivo entre o personagem e seu antagonista. Pode ser que aqui resida o pior obstáculo mas, então, o personagem conseguirá resolver o conflito de maneira definitiva.

Estágio 6 – Conclusão (100% do livro)

Após atingir seu objetivo, o que acontece com o personagem? É preciso mostrar como ele prossegue após o final da jornada, retornado à sua vida agora mudada pelos acontecimentos.

Não importa o gênero ou o tamanho da sua história, essa estrutura será perfeita para ela. Quanto ao percentual reservado a cada estágio, ele se manterá o mesmo, apenas adaptado à quantidade de páginas. E, para facilitar a sua vida, o blog da Ronize Aline criou um infográfico que ajuda na visualização dos estágios e pontos de virada. Mantenha-o sempre à mão e você verá como é fácil estruturar um romance e usá-lo para criar um história realmente memorável.

 

como estruturar um romance

ESTÁ PRECISANDO DE AJUDA PARA TORNAR A SUA HISTÓRIA IRRESISTÍVEL PARA O LEITOR? EU POSSO TE AJUDAR COM A ESTRUTURAÇÃO, A LEITURA CRÍTICA, O COPIDESQUE OU O COACHING LITERÁRIO.

PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO PARA UM ORÇAMENTO.

Tags: | | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!