Como pode um pinguim no Polo Norte?

Se algum dia você for ao Polo Norte não se esqueça de fotografar os pinguins e ursos polares que encontrar por lá. Não viu nada de errado na frase anterior? Então talvez você seja uma das pessoas que ainda confundem os polos e os animais que vivem em cada um – a propósito, ursos vivem no Polo Norte, pinguins, no Polo Sul. O novo livro infantil de Alexandre de Castro Gomes com ilustrações de Cris Alhadeff usa essa confusão corriqueira como pano de fundo para narrar uma divertida aventura que atravessa o nosso planeta de polo a polo. É Como pode um pinguim no Polo Norte?, lançamento da Editora Bambolê.

 

A história desfaz esse mal entendido polar – que não é prerrogativa das crianças – com muita engenhosidade. “Nina saiu da água gelada com um peixe no bico. Olhou em volta e viu que tinha nadado para muito longe de casa.” Nina, a protagonista, é uma pinguim e nesse momento ela ainda não tinha ideia de quão longe de casa ia de fato parar. E tudo por causa de um imenso buraco ligando os dois polos do planeta.

 

Longe do seu habitat, a pequena pinguim irá enfrentar perigos muito diferentes dos que está acostumada, inclusive ficando frente a frente com o famoso urso polar. Mas ela não estará sozinha. Frida, a foca, não só a ajuda a livrar-se dos predadores locais como serve de cicerone, mostrando a vida e as belezas da região. Junto com Nina, o leitor vai sendo levado pela mão para essa região da qual muito se fala mas pouco se conhece de fato. A curiosidade de Nina é também a nossa curiosidade e, enquanto nos divertimos com a leitura, vamos conhecendo um pouco mais desses personagens típicos, como os esquimós, mas também outros menos falados, como os narvais e caribus.

 

como pode um pinguim no polo norte
Ilustração de Cris Alhadeff

 

Mas não é apenas o Polo Norte que aparece no livro. O Polo Sul, terra da nossa pequena protagonista, também desperta a curiosidade da foca. “Você podia aproveitar e voltar comigo. Está começando a ficar bem escuro aqui, e lá também há muito para conhecer. Temos vários tipos de pinguins, elefantes-marinhos, petréis, albatrozes, baleias-francas, azuis e cachalotes…”, instiga Nina, àvida para que a nova amiga a acompanhe até em casa. A construção do texto é feita de forma que fato e ficção se entrelacem, criando uma atmosfera lúdica a partir de dados reais.

 

Cris Alhadeff, cujas ilustrações já enriquecem tantos trabalhos infantojuvenis, recria nesse Como pode um pinguim no Polo Norte? a atmosfera da gelada região. Seus cenários e habitantes compreendem tanto os contornos palpáveis da realidade quanto as ousadias próprias da criação artística.

 

A pena experiente de Alexandre e o traço envolvente de Cris nos fazem caminhar por um mundo real dentro de um mundo imaginário – ou seria o contrário? – sem que seja possível perceber os limites de cada um. O livro é, na verdade, uma encantadora expedição por esse mundo do qual já temos vários referências colhidas ao longo de histórias e lendas, mas com um novo sopro de curiosidade pelos cantos ainda a serem desbravados – por Nina e também pelos leitores.

 

Como pode um pinguim no Polo Norte?
Alexandre de Castro Gomes
Ilustrações de Cris Alhadeff
Editora Bambolê
36 páginas

Tags: | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!