7 maneiras de fortalecer um blog de autor

Um blog é a casa digital do autor. Por mais que ele seja ativo nas redes sociais e tenha milhares (ou até mesmo milhões) de seguidores, esses são espaços que pertencem a terceiros e cujas regras devemos respeitar. Já um blog é o NOSSO espaço. Somos nós que determinamos as regras e os formatos. É ali que temos total controle para divulgar nosso conteúdo. Se você ainda tem dúvidas da importância de um blog de autor, veja esse post que escrevi sobre o assunto. Mas não basta ter um blog, é preciso otimizá-lo para poder conseguir os melhores resultados. Veja nesse post algumas maneiras que irão fortalecer o seu blog.

 

Como otimizar um blog de autor

 

1. Coloque seu nome em destaque
Pode parecer estranho, mas há autores que, ao criarem o blog, optam por fazer um cabeçalho apenas com o nome do blog, sem colocar o seu próprio nome. Isso pode funcionar para outros tipos de blog, mas em um blog de autor, cujo principal objetivo é a divulgação da sua imagem, é fundamental que o seu nome esteja à vista. Isso gera lembrança e associação quando, por exemplo, o leitor estiver em uma livraria e vir um livro com o seu nome na capa.

 

2. Crie uma bio interessante
A página Sobre em um blog de autor é essencial. É ali que você vai dizer para os leitores quem é você. Poste uma bio com informações que considera essenciais para construir a sua imagem profissional. Algumas pessoas gostam de inserir dados como hobbies e ações solidárias das quais participa, a fim de dar um tom mais informal ao texto. Cabe a você decidir como quer mostrar-se e como quer ser percebido. Não se esqueça de incluir uma boa foto, afinal os leitores ficam curiosos para saber como o autor se parece.

 

3. Faça uma página de contato
Comentários não substituem uma página de contato. O espaço dos comentários é reservado para estabelecer uma conversa entre você e os demais leitores. Todos podem ver o que é postado ali e interagir. Já uma página de contato destina-se a oferecer uma forma de conversa particular com você, já que pode haver assuntos que o leitor não queira compartilhar com os outros. A página de contato pode trazer um formulário a ser preenchido ou direcionar o leitor diretamente para o seu endereço de email.

 

fortalecer blog de autor

 

4. Fale sobre seus livros
Um dos maiores erros que já vi em um blog de autor é a falta de informações sobre a obra do referido autor. Se o blog é a peça principal da Plataforma do Autor, é fundamental que ele mostre o seu trabalho. Afinal, não é por ele que você quer ser conhecido? Prepare uma página específica para você falar sobre seus livros, com imagem da capa, sinopse e, se houver, resenhas e declarações de outras pessoas (se forem conhecidas, melhor) sobre eles.

 

5. Linke o blog com o site
Blog de autor e site de autor têm funções completamente diferentes. Um site é uma ferramenta estática, com informações que não são atualizadas costantemente. Já um blog é uma ferramenta dinâmica, cujo objetivo é fazer com os leitores retornem constantemente a ele em busca de atualizações. Há quem opte por ter os dois (como é o meu caso) e há quem opte por ter apenas um deles. Há que construa um blog de forma que ele possa, também, englobar as funções do site. O importante é que se você tiver um site e um blog, eles estejam linkados. A forma mais comum, que é a que eu utilizo, é inserir o blog dentro do site e, dessa forma, permitir que os leitores naveguem entre um e outro com facilidade.

 

6. Responda os comentários
Uma das grandes vantagens da ferramenta é a possibilidade de interação entre o autor e os leitores. Interação significa conversa. E conversa é uma oportunidade de conhecerem mais sobre você, de estabelecerem contato e criarem empatia. Então de que adianta abrir os comentários se você mesmo não participa das conversas? Se ignora o que estão falando no seu espaço? Fazer-se presente é uma excelente maneira de construir uma imagem positiva.

 

7. Poste regularmente
Como já falei, um blog é uma plataforma dinâmica. E mantê-la dinâmica significa publicar com regularidade, afinal queremos que os leitores retornem sempre para acompanhar as novidades. Se eles voltarem repetidas vezes e perceberem que não houve atualização, aos poucos se desinteressarão do seu espaço e até mesmo esquecerão de retornar. Por outro lado, se mantivermos as atualizações constantes, criamos o hábito de retornarem para ver o que de novo temos para dizer.

 

Você tem um blog? Conte pra gente como você o mantém dinâmico.

_________________________________________________________________________________________________

Não se esqueça de participar, até o dia 04/04/2016, da promoção da página do Conexão Autor no Facebook que está sorteando um kit imperdível. Entre e veja como participar.

sorteio kit conexão autor

Tags: | | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!