Como formatar um original para enviar às editoras

Uma das maiores dúvidas de quem escreve um livro e quer submetê-lo às editoras é como formatá-lo adequadamente. Isso porque apresentar um original da forma correta ajuda, e muito, na hora da análise da obra. Elementos em excesso podem atrapalhar a leitura e confundir o avaliador. Por isso, se você também tem dúvidas em como formatar seu original antes de enviá-lo para uma editora, siga o passo a passo descrito abaixo.

Passo a passo para formatar um original

Margens
A primeira etapa para formatar sua obra é definir as margens do documento. Use 2,5 cm nas quatro margens: superior, inferior, direita e esquerda.

Fonte
A escolha de uma fonte adequada é importante na formatação do texto. Opte por uma das mais utilizadas: Times New Roman (preferencialmente), Arial ou Courier, corpo 12.

Alinhamento
Alinhe o texto à esquerda. Alguns especialistas recomendam não justificá-lo, ou seja, não deve estar alinhado também à direita. Mas não percebo isso como algo rígido entre as editoras.

Recuo
Formate um recuo para o início de cada parágrafo: cinco espaços é o mais utilizado.

Espaçamento
Utilize espaçamento duplo em todo o texto, isso facilita a leitura.

formatar original

Cabeçalho
Na hora de formatar o original, crie um cabeçalho que será mostrado em todas as páginas. Nele, inclua o seu nome e o nome da obra.

Paginação
Numere as páginas a partir do início da história propriamente dita. Se houver sumário, começa-se por aí. Não conte a capa.

Capítulos
Cada capítulo deve começar em uma nova página. Utilize quebra de página para fazer isso. Centralize o título do capítulo (mesmo que seja apenas “Capítulo 8”, por exemplo) a 1/3 da página e escreva-o em caixa alta. A partir daí, conte quatro linhas e comece a escrever o texto.

Cenas
A forma mais adequada de formatar quebra de cenas em um capítulo é inserir uma linha em branco e, na próxima, utilizar o sinal #. Depois, mais uma linha em branco e comece a escrever a próxima cena na próxima.

Sentenças
Após o fim de uma sentença e o início de outra deve-se usar um único espaço – e não dois, como alguns utilizam.

Itálico
Use itálico ao longo do texto nas palavras que assim exigirem, mas não use o sublinhado. Isso polui a leitura.

Fim
É aconselhável escrever a palavra “Fim” ao final do texto. Dessa forma, não restará dúvida de que sua história chegou ao fim e afasta qualquer possibilidade de ter havido algum problema e as páginas seguintes terem se perdido.

Capa (página de título)
Ao formatar a capa da sua obra lembre-se de incluir os seguintes elementos:
– Nome do livro (aproximadamente no meio da página, centralizado, em caixa alta e espaçamento duplo a seguir)
– Gênero (cabe colocar se é um romance, uma novela, um livro de contos, um livro infantojuvenil, com espaçamento duplo a seguir)
– Seu nome (abaixo do nome do livro, em caixa alta e baixa, espaçamento duplo a seguir)
– Contagem aproximada de palavras (por exemplo: “80.000 palavras aproximadamente”)
– Informações de contato (alinhar à direita, no pé da página, com email, telefone e endereço do site, se houver)

Pronto: agora você já sabe como formatar seu original antes de submetê-lo às editoras.

ESTÁ PRECISANDO DE AJUDA PARA TORNAR A SUA HISTÓRIA IRRESISTÍVEL PARA O LEITOR? EU POSSO TE AJUDAR COM A LEITURA CRÍTICA, O COPIDESQUE OU O COACHING LITERÁRIO.

PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO PARA UM ORÇAMENTO.

Tags: | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!