Por que o blog é o melhor amigo do autor?

Há quem diga que o blog morreu, você já deve ter ouvido isso por aí. Em tempos de redes sociais, qual a razão de manter um blog? Essa é a pergunta que costuma acompanhar as fatídicas sentenças de morte da conhecida mídia. Mas, ao contrário do que muitos querem fazer acreditar, o blog está mais vivo do que nunca – e se você é um autor, então é bom ir se acostumando pois ele se tornará seu melhor amigo.

blog é o melhor amigo do autor

Já falei sobre o quão importante é a plataforma do autor, e toda plataforma começa com um blog. Mas eu já tenho um site, você pode argumentar, então não preciso de um blog. Um site é, por natureza, estático. Ali você coloca informações sobre sua carreira e seus trabalhos, além de fornecer dados para contato, mas a atualização acontece muito esporadicamente. Dificilmente os leitores retornarão a ele com regularidade.

Já um blog tem como princípio a atualização constante – e é isso que atrai os leitores. Ainda não está convencido? Então veja abaixo alguns bons motivos pelos quais, se você é um autor, deve ter um blog.

Entenda a importância do blog para o autor

  • O blog é a base da sua plataforma, a sua casa. Ali, quem manda é você. Você pode ter perfil em redes como Facebook, Twitter, Google+, Pinterest, Instagram ou outra qualquer, mas aquele espaço não é seu. Você segue as regras estabelecidas e, caso as infrinja, pode até mesmo ser penalizado de alguma forma. E se de uma hora para hora resolverem acabar com determinada rede? Não haverá nada que você possa fazer a respeito. Já o blog é seu, é você quem dita as regras ali. E ele só acabará se você quiser que acabe.
  • O blog é um repositório de informações a seu respeito. É ali que seus leitores irão buscar informações atualizadas sobre você e seus projetos. É onde, também, você registra tudo o que sai na mídia a seu respeito. É para o blog que você encaminha todo o tráfego gerado por outras plataformas, como Facebook e Twitter.
  • No blog você pode praticar a sua escrita. Nada como o compromisso de ter de estruturar com regularidade textos curtos que façam sentido para aperfeiçoar a habilidade de construir histórias.
  • É no blog que você vai construir a sua comunidade de leitores. Se você souber estimular a troca de ideias, a conversa, terá um ambiente onde será possível sempre encontrar pessoas interessadas no que você tem a dizer.
  • Outro importante papel do blog é criar relações com outros autores, já que ali eles poderão conhecê-lo melhor. Não se vive só, nem mesmo na literatura. É importante encontrar os pares, trocar ideias e apoiar-se mutuamente.

Como pode ver, ter um blog é essencial se você quer construir um ambiente onde as pessoas lhe encontrem, saibam mais sobre seu trabalho, possam entrar em contato com você e com outros leitores de sua obra, trocar ideias e contribuir. Em outras palavras, construir uma comunidade. Eis porque o blog é o melhor amigo do autor.

Isso não significa que manter um blog seja uma tarefa fácil. Exige disciplina e comprometimento, já que criamos expectativas que devem ser atendidas. Em compensação, estaremos construindo uma base sólida para a nossa plataforma, a partir da qual outras tantas ferramentas poderão ser conectadas.

E você, tem um blog? Conte um pouco sobre a sua experiência.

Tags: | | | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!