Prêmio FNAC recebe inscrições

Prêmio FNAC recebe inscrições.

Concursos literários costumam ser uma boa maneira de conseguir publicar o primeiro livro e obter visibilidade. Eu mesma tive meu livro infantil O dono da Lua selecionado em um deles para uma coletânea antes de ele ser publicado por uma editora. Por isso é preciso ficar atento pois são inúmeros os prêmios com inscrições abertas ao longo de todo o ano e para diversas categorias, como contos, romance, poesia, ensaio e infantojuvenil. Agora é a FNAC que está recebendo inscrições para o seu primeiro prêmio Novos Talentos da Literatura. Veja a seguir mais informações sobre o concurso e algumas dicas para ajudar a preparar o seu texto.

Prêmio FNAC Novos Talentos da Literatura

Se você está procurando uma oportunidade de mostrar seu trabalho, essa pode ser a hora. Até o dia 31 de outubro estão abertas as inscrições para o Prêmio FNAC Novos Talentos da Literatura. Essa é a primeira edição do prêmio,  e a categoria escolhida foi a de contos. Então é hora de revisar aquela sua história, ver se ela se enquadra nos critérios, enviar e cruzar os dedos. Serão selecionados dez vencedores, que farão parte de uma coletânea publicada pela editora Novo Século. Mas atenção: só podem participar escritores inéditos, ou seja, que não tiveram ainda nenhum trabalho publicado.

Prêmio FNAC Novos Talentos da Literatura

Os contos enviados devem ser inéditos e terem até 15 mil caracteres, incluindo os espaços. Inicialmente, o conselho editorial da Novo Século selecionará 30 finalistas, que passarão para a segunda etapa e serão julgados por um júri, que escolherá os vencedores. O júri será formado pelo presidente do Grupo Novo Século Luiz Vansconcelos, pelo escritor André Vianco e pelo editor Pedro Paulo Senna Madureira. Os critérios para a seleção são trama, estilo e originalidade. A ficha de inscrição pode ser encontrada aqui.

Confira as especificações de envio:

Fonte: Times New Roman

Tamanho de fonte (corpo): 12

Espaçamento entrelinhas: 1,5

Alinhamento: justificado

Recuo de parágrafo: padrão Word de primeira linha (1,75cm)

Tamanho do papel: A4

Margens: padrão Normal do Word (superior de 2,5cm; inferior de 2,5cm; esquerda de 3,0cm; direita de 3,0cm)

Formato do arquivo: PDF

Veja o regulamento completo do prêmio.

prêmio fnac recebe inscrições

Dicas para enviar seu conto

Preparamos algumas dicas para ajudar a preparar seu trabalho antes de submetê-lo ao concurso. Pequenos detalhes podem fazer a diferença em alguns momentos de decisão.

  • Correção gramatical: por mais original e criativa que seja a sua história, se seu texto apresentar erros grosseiros já irá perder pontos consideráveis. Concursos costumam prezar por trabalhos bem escritos, acima de tudo. Então, quando achar que o conto está pronto para ser enviado, dê uma última revisada. Se estiver em dúvida, peça para alguém com ótimos conhecimentos em português dar uma olhada para você
  • Atenção às especificações: não respeitar o número de caracteres ou outra especificação pode provocar a desclassificação do trabalho. Então, atenção a todas as normas apresentadas no regulamento.
  • Confira a fluidez do texto: experimente ler seu conto em voz alta. Às vezes o que parece bom na tela do computador não sobrevive a uma leitura. Fique atento às pausas, elas são necessárias para que a história flua naturalmente
  • Evite sentenças muito longas: excesso de vírgulas pode significar que o texto está precisando de um ponto final. Sentenças muito longas ficam confusas para quem escreve e para quem lê
  • Não se esqueça do elemento surpresa: um conto, por sua brevidade, possui algumas características peculiares, como o elemento surpresa ao final da história. Desenvolva sua trama para que ela desemboque em um desenlace inesperado. Surpreenda os leitores e os juízes
  • Ouse, mas garanta o básico: um dos critérios de seleção é a originalidade. No entanto, é preciso saber ser original. Desrespeitar normas e conceitos pura e simplesmente não significa que você tem um estilo próprio, e sim que pode não saber o que está fazendo. Até os grandes escritores, quando ousaram, sabiam fazer o básico e tinha certeza do que estavam propondo.

Esperamos que as dicas tenham sido úteis. E aí, se animou a participar?

Tags: | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!