Quem me acompanha há mais tempo já sabe qual foi o grande divisor de águas que me transformou de uma autora inédita em uma autora publicada. E o mais incrível é que muitos escritores ignoram ou subestimam essa estratégia. Leia até o final porque trago oportunidades abertas nesse momento.

Estou falando de concursos literários. Mas calma, antes que você feche esse e-mail pensando que não é pra você.

Muitos escritores subestimam concursos literários porque acham que é muito difícil vencer um, já que são muitos os participantes. Mas preste atenção: você não precisa vencer um concurso literário para tirar proveito dele. E eu vou te explicar dando o meu próprio exemplo, por isso leia esse e-mail até o final (até porque vou te indicar concursos para participar imediatamente).

O meu primeiro livro publicado foi o infantil “O dono da Lua”. Ele colecionou várias cartas de recusa. Foi então que eu vi que estavam abertas as inscrições para o Prêmio Monteiro Lobato de Literatura Infantil do SESC do Distrito Federal. Era um concurso para contos infantis, narrativas breves. O concurso iria selecionar não um vencedor, mas vários contos para comporem uma coletânea infantil. E eis que meu conto “O dono da Lua” foi um dos vencedores.

O primeiro ganho: estar entre os selecionados e fazer parte de uma coletânea. A partir disso, já virei uma autora publicada, e isso é muito importante, principalmente lá atrás quando a auto publicação era algo muito mais complicado.

O segundo ganho: ao enviar o mesmo original para as editoras (já que não havia contrato de exclusividade com a coletânea) eu passei mencionar o fato de ter sido selecionada no concurso. Isso se tornou uma ótima referência do meu trabalbo. Em menos de três meses eu já estava com um contrato assinado para publicação individual com uma editora tradicional.

Não tenho dúvidas de que meu resultado no concurso chamou a atenção da editora pois validou a qualidade da minha história.

Antes disso, eu já havia vencido um concurso de contos online promovido pelo então site Paralelos em parceria com o Portal Literal. A vitória não resultou em publicação, mas me proporcionou conhecer vários profissionais do mercado do livro que, mais tarde, foram essenciais quando eu quis publicar meu primeiro livro de contos individual. Outra vantagem desses contatos que fiz foi ser convidada a participar de uma coletânea francesa.

Desde então, como consultora literária, venho ajudando autores ao longo de todo o processo criativo de um livro, e grande parte dos textos dos escritores com os quais trabalho são contos. Muitos já foram convidados a participarem de coletâneas ou mesmo publicarem seu livro solo.

Concursos de contos são muito mais frequentes do que concursos de romances, e é muito comum que a seleção resulte em uma coletânea. Ou seja, não é apenas um vencedor que tem a oportunidade de ser publicado, mas vários. Além de que muitos também oferecem prêmio em dinheiro. Nada mal, não? Vou listar aqui alguns concursos de contos que estão com inscrições abertas nesse momento (lembrando que não tenho qualquer ligação com a organização desses concursos, estou apenas divulgando-os).

Então, se você se animou a escrever contos, ou se já escreve e se animou a participar de concursos literários para alavancar sua carreira de escritor ou escritora, antes de eu mostrar os concursos com inscrições abertas deixa eu te dizer que escrever contos não é como escrever um romance, eles têm suas particularidades já que o tempo para conquistar o leitor é muito menor.

Ao contrário do que muitos acreditam, ou fazem questão de propagar, escrever um conto não é tarefa fácil porque são mais curtos. Muitos escritores, inclusive, consideram-no um gênero mais difícil do que o romance.

A boa notícia é que eu organizei as técnicas e processos que não só me ajudaram a vencer concursos e a ser uma contista publicada no Brasil e no exterior como também têm ajudado os escritores que procuram minha consultoria, em um livro que vai mudar a forma como você entende o processo de criação de um conto. No ebook “Como escrever contos arrebatadores” (que permanece com valor de Black Friday) você vai encontrar esse passo a passo para criar seu conto do zero e entender que técnicas usar até chegar ao grande final. É só clicar nesse link: https://criacaoliteraria.ronizealine.com/contosarrebatadores

Agora vamos ao concursos e seleções de contos que estão com inscrições abertas:

Tags: | | | | | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!