Bambolê: uma editora que inspira

Em meio às dificuldades que o mercado editorial brasileiro enfrenta, iniciativas que o fortalecem e fomentem novas possibilidades merecem ser reconhecidas e, espera-se, venham a servir de inspiração para outros. Em menos de três anos a Editora Bambolê conseguiu não só manter-se ativa em uma área com tantas especificidades como a literatura infantojuvenil como vem se destacando com uma produção marcada pela qualidade e pelo cuidado com que se dirige ao seu público.

 

Recentemente a Bambolê foi uma das editoras que tiveram livros selecionados para o Catálogo da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para a Feira de Bolonha 2018, a mais importante feira literária infantojuvenil mundial. Quatro títulos da editora foram selecionados: Hicobra, de Patrícia Melo e Fábio Maciel; Haicontos de fadas, vários autores; Se essa rua fosse minha, de Paula Giannini e André Flauzino, e Sylvia Orthf: uma ramalhete de histórias, organização de Cristina Villaça e José Prado.

 

Catálogo da Bambolê

A Editora Bambolê apresenta um catálogo de livros infantis e juvenis que destacam-se pelos temas abordados e a presença plural de autores – tanto de texto quanto de imagem. Dê uma olhada nos livros abaixo que fazem parte do catálogo da editora.

 

O feitiço dos Ávila, de Ana Cristina Melo e ilustrações de Vanessa Alexandre
Com um jeito bem-humorado de olhar para os problemas do cotidiano, Ana Cristina Melo nos apresenta os Ávila, essa amorosa família que enfrenta as dificuldades de tantas outras famílias que conhecemos. A correira do dia a dia, o trabalho que consome mais tempo do que deveria, tudo isso é abordado pela autora de forma leve e muito criativa. Realidade e fantasia se misturam na cabeça da menina, que sonha com o dia em que a família se livrará do feitiço da bruxa malvada, que faz com que pai e filha passem tão poucos momentos juntos. “De dia, eu carrego papai no bolso, nos presentes que ele me deixa debaixo do travesseiro. De noite, ele me carrega no colo, pra cama, e troca os presentes pelos bilhetes que eu escrevo pra ele.”

 

O feitiço dos ávila, editora Bambolê

 

Um marido para Dona Baratinha, texto e ilustrações de Dircéa Damasceno
Quem não se lembra da Dona Baratinha, que tinha fita no cabelo e dinheiro na caixinha? Dircéa Damasceno reiventa uma antiga história com novas e saborosas reviravoltas. Todo escrito em verso, o livro nos traz a personagem que quer encontrar um marido introduzindo divertidas nuances nessa busca. “Estariam interessados/na barata ou no dinheiro?/Um a um, foram chegando./O gato chegou primeiro.” Depois de um desfile interminável de bichos que se candidatam a marido, Dona Baratinha finalmente escolhe seu preferido. Mas será que serão felizes ao final?

 

O guardião da chuva, de Dailza Ribeiro e ilustrações de André Flauzino
Miguel tem uma missão. Naquele terra tão castigada pela seca, será que ele é capaz de atrair a chuva? Para isso, veste-se a caráter, de galochas e guarda-chuva, para desespero da mãe, que acha que o filho perdeu o juízo. “Assustada, tentou impedir a saída de Miguel. Já estava acostumada com o jeito dele, diferente dos outros meninos. Quieto, calado, parecia viver em outro mundo. Mas aquilo era demais.” Mas Miguel segue firme, afinal, só ele conhece a força transformadora que traz dentro de si. Dailza Ribeiro constrói uma história que transborda poesia e nos faz acreditar no inexplicável.

 

O guardião da chuva, editora Bambolê

 

 

O que é que eu sou?, de Nanci Ricci e ilustrações de Tânia Ricci
Quem somos? Qual o nosso lugar no mundo? Nanci Ricci os traz a história de um ponto preto em um fundo branco para tratar das dúvidas que todos nós trazemos e para as quais buscamos respostas ao longo de toda a vida. “Talvez eu fosse uma verruga na ponta de uma nariz de bruxa… Ou seria uma gostosa jabuticaba? Ah, não! Eu não queria ser uma verruga, muito menos uma jabuticaba gostosa! Não é a melhor coisa do mundo ser uma verruga. E, se fosse uma jabuticaba, logo seria comida e, puf!, seria o meu fim.” E a surpresa ao final do livro é a surpresa que nos abarca quando finalmente descobrimos qual a nossa missão nesse mundo.

 

Lindo de se olhar, de Cecilia Botana e ilustrações de Tânia Ricci
Uma história que brinca com o que é visto e o que não é visto, com o que parece mas não é. O que é verdade, o que é imaginação aos olhos de quem vê? “E, então, percebi que aquela coisa lembrava muito uma das imagens que tinha visto num livro de mitologia: uma cabeça toda coberta de cobras! E pensar que minha mãe disse que essas coisas não existem! Mas era igualzinha! Que medo!” Cecilia Botana nos mostra que o que está dissimulado, escondido, disfarçado pode se transformar em algo “lindo de se olhar” quando o medo vai embora.

 

No canto dos olhos, de Maria Cristina Peixoto e ilustrações de André Flauzino
Costuma-se dizer que os olhos são o espelho da alma, certo? Pois neste livro Maria Cristina Peixoto escreve uma ode ao olhar, essa expressão inigualável do nosso ser e que tão bem traduz um estado de espírito. “Olhos sorrisos que parecem até bocas, onde não cabe tanta folia!!! Olhos com medo que pedem colo, mas que logo se esticam que nem gatos.” Quantos olhares somos capazes de conter e o quanto eles falam de nós mesmos? Com uma linguagem delicada e envolvente, a autora vai desvelando à nossa frente a poesia que só um olhar é capaz de expressar.

 

no canto dos olhos, editora Bambolê

 

E, além da riqueza de seu catálogo, a Editora Bambolê agora conta também com uma livraria de mesmo nome, aberta no mês de abril. Um espaço produzido e dedicado para quem gosta de literatura, a livraria tem obras para crianças, jovens e adultos. Além disso, há também um espaço voltado para brinquedos pedagógicos e papelaria, além de estar aberta para eventos e lançamentos de livros. A Livraria Bambolê fica na Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1072, loja 2, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Tags: | | | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!