Quais são os gêneros da literatura infantil?

A literatura infantil, apesar de infelizmente ainda ser considerada por alguns como literatura menor, é um campo riquíssimo de criação. Não apenas os temas envolvidos nas histórias, mas também os gêneros literários podem variar. Então, se você está pensando em escrever para crianças, aproveite e conheça neste post os principais gêneros da literatura infantil.

Modos de narrar e gêneros da literatura infantil

Assim como na literatura voltada especificamente para o público adulto, há uma variação nos modos de narrar histórias para crianças. Durante o processo criativo, o autor escolhe de que forma representará o mundo e os homens para o seu leitor, o que pode resultar em estruturas narrativas diferentes. Daí que os diferentes gêneros da literatura infantil incorporam representações variadas da realidade – mesmo que imaginária – e a forma como os personagens interagem com ela. São eles:

Mito
Dentre os gêneros da literatura infantil, o mito está relacionado a uma narrativa atemporal, explicando as origens de forma não racional. São as chamadas narrativas primordiais, que buscam explicar, por exemplo, a origem de um determinado povo ou mesmo de astros do céu. Os mitos gregos são bons exemplos, como Afrodite, deusa do amor, e Ares, deus da guerra.

Lenda
A lenda tem base histórica e costuma derivar da criação coletiva de um povo. Idealiza um fato pertencente a um acontecimento ou pessoa de um tempo histórico determinado e pode ter versões diferentes, apesar de próximas. Um exemplo é a lenda do saci-pererê.

Fábula
A fábula é, provavelmente o mais conhecido entre os gêneros da literatura infantil. É uma narrativa curta cujos personagens, em sua maioria, são animais que falam. Além disso, apresentam esses personagens dialogando para mostrar pontos de vista diferentes. Costuma trazer uma moral – implícita ou explícita – ao final da história. Um exemplo clássico é a fábula da raposa e as uvas.

Apólogo
Apesar de semelhante à fábula por trazer personagens não humanos e a moral no fim, o apólogo tem como foco os objetos inanimados. Alguns personagens presentes no apólogo são: plantas, pedras, rios, relógios e agulhas. O apólogo da agulha e do novelo de linha, de Machado de Assis, é um bom exemplo.

Conto
O conto, um dos gêneros da literatura infantil também, caracteriza-se pela narrativa curta, ação única, poucos personagens e acontecimentos. Dentro desse conceito, existem os contos maravilhosos, que apresentam uma visão mágica da realidade, com presença de fadas ou não; os contos do cotidiano, que têm crianças sozinhas ou em grupos como personagens, vivendo conflitos na rua, na escola, em casa; contos de aventuras e de problemas sociais, entre outros. Um exemplo é o conto da Bela Adormecida.

Crônica
Entre os gêneros da literatura infantil, a crônica é o que tem maior proximidade com assuntos do cotidiano. Baseia-se na observação da realidade trabalhada a partir de um sentido lírico. Dada a sua relação com uma época, corre o risco de envelhecimento. Carlos Drummond de Andrade trabalhou bastante esse gênero.

Novela
A novela apresenta várias ações simultâneas e um desenvolvimento linear da narrativa. Há também um maior número de personagens e uma maior extensão da história. Há certa repetição e previsibilidade, além de picos de suspense. Um exemplo recente é a série Harry Potter.

Esse post faz parte da série Criança na Literatura, em comemoração ao mês da criança. Perdeu os posts anteriores? Siga os links:

[1] Quer escrever para criança?

[2] Categorias de livros infantis: saiba onde sua história se encaixa

[3] A manta e as histórias que ajuda a aconchegar

[4] Leia para uma criança: Itaú distribui livros infantis

[5] Sete cartas de outro planeta chegam à Terra

 

Tags: | | | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!