7 passos essenciais para criar um blog de autor

Então você é um autor mas ainda não tem um blog? Ou já teve mas abandonou-o porque ouviu dizer que o blog morreu – ou melhor, que as redes sociais mataram o blog? Pois então tenho algo importante a lhe dizer: volte correndo para o seu blog abandonado ou comece imediatamente a criar um. O blog está mais vivo do que nunca e é uma ferramenta essencial para todo autor. E se você ainda não está bem certo sobre os benefícios de se criar um blog de autor, veja por que ele é (ou será) o seu melhor amigo.

Convencido? Então mãos à obra para começar a criar um blog de autor. Abaixo listo 7 passos essenciais que vão lhe ajudar a colocar seu projeto em prática:

como criar um blog de autor
Foto: Picjumbo

1. Defina o seu nicho

Ok, você vai criar um blog de autor, mas há várias possibilidades de caracterizá-lo. Se você der uma busca pela Internet encontrará blogs de autores dos mais diferentes perfis. É preciso, então, definir em que nicho seu blog entrará. Você pode querer fazer um blog que seja apenas uma vitrine do seu trabalho já publicado. Se você for um autor inédito, o seu blog pode ser uma vitrine do seu trabalho para as editoras. Se você é um leitor compulsivo, pode querer juntar o seu ofício de autor com seus momentos de leitor e fazer um blog de resenhas literárias. O importante é descobrir o que lhe dá prazer, pois manter um blog dá trabalho. Então você precisa, acima de tudo, se divertir com isso. Na hora de criar o meu blog, levei em conta não apenas o fato de eu ser uma autora publicada, mas também a minha experiência trabalhando há anos com editoras e como crítica literária da grande imprensa. Escolhi como nicho, então, um blog que além de ser uma vitrine do meu trabalho cumprisse também a função de ajudar novos autores – mas não apenas – a se desenvolverem profissionalmente.

2. Defina o seu público-alvo

Esse segundo passo deriva do primeiro. Criar um blog de autor significa escolher com quem você vai falar. Se no passo 1 você definiu que o blog será uma vitrine do seu trabalho já publicado, seu público-alvo será, na maior parte das vezes, os leitores que deseja atingir. Se você ainda não publicou, seu público-alvo pode ser editoras e agentes literários. Se sua escolha recaiu sobre um blog de resenhas literárias, seu público será leitores dos gêneros que você irá resenhar. No meu caso, meu público-alvo são autores que querem entrar no mercado – e também os que já estão – e sentem necessidade de um aprimoramento de suas capacitações.

criar um blog
Foto: Picjumbo

3. Crie um nome para o blog

Nome de blog deve abranger alguma, ou algumas, das seguintes questões: representar que tipo de conteúdo estará disponível, ser fácil de ser lembrado ou, no caso de um blog de autor, reforçar o nome e a marca deste autor. A minha opção foi juntar a representação do conteúdo disponivel com o reforço do meu nome como autora. Daí surgiu o Conexão Autor com Ronize Aline.

4. Conheça blogs similares ao que você quer criar

Qualquer empreendedor, antes de lançar seu projeto, precisa conhecer o mercado no qual irá se inserir e, por consequência, quem já atua no mercado. No caso de criar um blog de autor, a dinâmica é a mesma. Navegue bastante pela Internet conhecendo outros blogs do mesmo gênero e veja que conteúdo apresentam, como se comportam, como chegam até seu público. A ideia não é copiar outros blogs, isso é plágio, mas entender como funcionam dá uma boa medida de como o próprio mercado funciona.

5. Registre um domínio próprio

Se você é, ou pretende ser, um autor, é fundamental que seu blog tenha domínio próprio. Um endereço que inclua o nome da sua plataforma – wordpress, blogger, tumblr – passa a impressão de algo amador. Um domínio próprio reforça o profissionalismo que você deve querer transmitir com o seu trabalho.

como criar um blog
Foto: Picjumbo

6. Escolha a plataforma de hospedagem

Pesquise e conheça bem as plataformas existentes antes de criar um blog de autor. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, é preciso descobrir a que melhor se adequa a você. Eu já tive blogs nas plataformas wordpress.com e blogger, mas resolvi fazer o Conexão Autor no wordpress.org. Se fosse para indicar uma delas, sem dúvidas eu indicaria esta última. A desvantagem que você pode encontrar é que ela não tem hospedagem gratuita como as demais (wordpress.com, blogger e tumblr). Para usar o wordpress.org você precisa contratar um serviço de hospedagem e pagar por ele. Por outro lado, as vantagens são inúmeras. A plataforma oferece recursos de configuração valiosos e inesgotáveis sem que você precise entender nada de programação. E isso com um aspecto totalmente profissional, já que permite que você crie não apenas blogs mas também sites.

7. Crie a identidade visual

A identidade visual é a cara do seu blog. Ela transmite, junto com seu conteúdo, a imagem que você quer passar de você e do seu trabalho. Então escolha com cuidado as cores, o template do blog, as fontes, as fotos, tudo o que é usado para reforça a sua imagem. Criar um blog de autor é criar uma casa onde você recebe seus convidados e oferece a eles o que você tem de melhor. A identidade visual é o seu cartão de visitas. Se o aspecto do seu blog não parecer agradável, provavelmente seu público não vai querer nem entrar.

Tags: | | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!