Bienal do Livro 2015: destaques imperdíveis

Está chegando aquele momento que, de dois em dois anos, agita a cena literária no Rio de Janeiro: a Bienal do Livro. Evento cada vez mais concorrido, seja em termos de público, seja em termos de programação, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro é um daqueles eventos que não dá pra não ir. Ela vai acontecer de 3 a 13 de setembro, no Riocentro (Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca). Mesmo com todas as filas e estandes apinhados de gente, a cada nova edição há uma infinidade de motivos que nos levam até lá. E esse ano não seria diferente. Por isso o Conexão Autor selecionou, entre tantas opções interessantes dos onze dias, aqueles eventos que considera imperdíveis. Claro que você montar a sua própria lista, afinal toda seleção é subjetiva e reflete a seleção de quem a faz. Mas abaixo estão algumas ótimas dicas para você começar a se programar:

Destaques da Bienal do Livro 2015

Dia 03 de setembro (quinta-feira)

Rio 450: Histórias da Cidade
Alberto Mussa, Antonio Edmilson Martins Rodrigues e Nireu Cavalcanti
MEDIAÇÃO: Paulo Roberto Pires
Dois historiadores e um romancista, todos grandes conhecedores da história da cidade do Rio de Janeiro, conversam sobre as transformações na vida e na cultura cariocas ao longo dos séculos.
LOCAL: Café Literário – Pavilhão 3 – Azul
HORÁRIO: 18h30

Dia 04 de setembro (sexta-feira)

O Espadachim de Carvão
Affonso Solano
MEDIAÇÃO: Simone Magno
Autor de literatura de fantasia que vem se firmando com várias contribuições a esse universo literário. O curador do Selo Fantasy da LeYa lança o segundo volume de seu universo que tem como protagonista o espadachim de carvão. Um encontro para conhecer melhor o jovem escritor e sua obra.
LOCAL: Cubovoxes – Atividade Jovem – Pavilhão 4 – Verde
HORÁRIO: 17h

05 de setembro (sábado)

Conexão Jovem
Thalita Rebouças
Bate-papo com a Autora – Você vai estar de frente para o ídolo na hora do gol e ser convidado a entrar no time do microfone e das perguntas! Jornalista por formação, Thalita Rebouças sempre sonhou em ser escritora e este ano comemora 15 anos de carreira na área de literatura. Com mais de um milhão de exemplares vendidos, conquistou fãs ao redor do mundo e participa de mais uma Bienal do Livro através do Conexão jovem.
LOCAL: Conexão Jovem/Encontro com Autores – Pavilhão 4 – verde – Auditório Madureira
HORÁRIO: 11h

06 de setembro (domingo)

Conexão Jovem
Eduardo Spohr
Bate-papo com o Autor – Você vai estar de frente para o ídolo na hora do gol e ser convidado a entrar no time do microfone e das perguntas!
LOCAL: Pavilhão 4 – Verde – Auditório Madureira
HORÁRIO: 14h

Raphael Draccon
Raphael Draccon

Cidade dos Dragões
Raphael Draccon
MEDIAÇÃO: Simone Magno
Draccon representa uma das trajetórias recentes de maior destaque, dentre o autores brasileiros que escrevem para o jovem leitor. Nessa edição da bienal o autor volta a encontrar seus leitores, para comentar seus escritos mais recentes e os planos para o futuro.
LOCAL: Pavilhão 4 – Verde
HORÁRIO: 17h

07 de setembro (segunda-feira)

Encontro com Autores
Mauricio de Sousa
Diálogos que inspiram, informam e transformam pontos de vista, opiniões e valores.
LOCAL: Conexão Jovem/Encontro com Autores – Pavilhão 4 – Verde – Auditório Madureira
HORÁRIO: 11h

08 de setembro (terça-feira)

Professora Escritora
Marina Carvalho
MEDIAÇÃO: Simone Magno
Ela é uma jovem professora de Língua Portuguesa na cidade de Ponte Nova, em Minas Gerais. Está no seu quinto livro, que vendeu mais de 6 mil exemplares em 15 dias. Nessa tarde, vamos conhecer e saber o que mais planeja a autora para a continuação da carreira e descobrir com ela a receita para encantar tantos leitores com sua escrita.
LOCAL: Cubovoxes/Atividade Jovem – Pavilhão 4 – Verde
HORÁRIO: 17h

09 de setembro (quarta-feira)

Conexão Jovem
Carina Rissi
Bate-papo com a Autora – Você vai estar de frente para o ídolo na hora do gol e ser convidado a entrar no time do microfone e das perguntas!
LOCAL: Auditório 4 – Verde – Pavilhão Madureira
HORÁRIO: 16h

10 de setembro (quinta-feira)

Paraíso perdido: narrativas e universo fantástico
Eduardo Spohr e Braulio Tavares
MEDIAÇÃO: Simone Magno
A literatura fantástica contou com diferentes representantes dentre os autores brasileiros de todos os tempos, mas são pouco conhecidos. Como um dos fenômenos literários mais importantes do mundo contemporâneo, nesse encontro, Eduardo Spohr e Braulio Tavares rememoram escritos fantásticos da literatura brasileira e universal e conversam sobre as tendências contemporâneas desse gênero, enquanto se comemora o lançamento próximo do novo livro do Spohr.
LOCAL: Cubovoxes/Atividade Jovem – Pavilhão 4 – Verde
HORÁRIO: 15h

Eduardo Spohr - Foto: Paula Johas
Eduardo Spohr – Foto: Paula Johas

Conexão Jovem
Carolina Munhóz e SOPHIA ABRAÃO
Bate-papo com a Autora – Você vai estar de frente para o ídolo na hora do gol e ser convidado a entrar no time do microfone e das perguntas!
LOCAL: Pavilhão 4 – Verde – Auditório Madureira
HORÁRIO: 16h

11 de setembro (sexta-feira)

O próximo da fila: Desejo, projeto e o mundo do trabalho. Transformando o mundo pelo fazer
Henrique Rodrigues e Luana Cavalcanti
MEDIAÇÃO: Simone Magno
Jovens têm grande capacidade de mobilização pessoal e coletiva, de se emprenhar para transformar sonhos em projetos, e estes em realidade. No Brasil, inúmeros jovens vêm se destacando pela sua capacidade de protagonizar, empreender e fazer acontecer. Mais acesso à educação é fundamental para isso. Mas, o que mais é preciso?
LOCAL: Cubovoxes/Atividade Jovem – Pavilhão 4 – Verde
HORÁRIO: 15h

Nação Criativa
Alottoni e Azaghal
MEDIAÇÃO: Simone Magno
Numa sessão inédita e ao vivo, a dupla que representa o Jovem Nerd, fazendo uma conversa sobre “nação criativa”: empregos ligados a inovação, designer, tecnologia e artes.
LOCAL: Cubovoxes/Atividade Jovem – Pavilhão 4 – Verde
HORÁRIO: 19h

12 de setembro (sábado)

Os Bastidores das Biografias
Clóvis Bulcão, Julio Maria e Gustavo Binenbojm
MEDIAÇÃO: Italo Moriconi
Enquanto o Supremo Tribunal Federal decidia a favor das biografias não-autorizadas, Elis Regina e o esplendor da família Guinle ressurgiam nas páginas de novos livros. Dois biógrafos profissionais juntam-se a um advogado especialista no assunto para discutir os novos rumos das biografias.
LOCAL: Café Literário – Pavilhão 3 – Azul
HORÁRIO: 13h30

Conexão Jovem
Sophie Kinsella
Bate-papo com a Autora – Você vai estar de frente para o ídolo na hora do gol e ser convidado a entrar no time do microfone e das perguntas!
LOCAL: Pavilhão 4 – Verde – Auditório Madureira
HORÁRIO: 11h

13 de setembro (domingo)

Com a Palavra, as imagens: O Papel Narrativo das Ilustrações
Clarice Freire. Rui de Oliveira, e Bianca Mol
MEDIAÇÃO: Ilan Brennan
Três gerações de ilustradores brasileiros se encontram para debater a função narrativa das imagens, seja em aliança com o texto ou compondo um enredo exclusivamente visual.
LOCAL: Café Literário – Pavilhão 3 – Azul
HORÁRIO: 12h

Ferreira Gullar: Poesia e Prosa
Ferreira Gullar
MEDIAÇÃO: Eucanaã Ferraz
Uma sessão dedicada à obra do grande Ferreira Gullar, em todas as suas vertentes: poesia, crônica, memórias e crítica de arte.
LOCAL: Café Literário – Pavilhão 3 – Azul
HORÁRIO: 15H

Nos estandes da Bienal do Livro 2015

Ana Cristina Rodrigues autografa seus livros
Estande da Aquário Editorial
LOCAL: Pavilhão Verde – P24
QUANDO: De 05 a 13 de setembro
HORÁRIO: Das 10 às 18h

Laura Conrado autografa Quando Saturno voltar
O mapa astrológico é um retrato do céu quando nascemos: cada astro em uma determinada posição. Saturno, ‘o Senhor do Tempo’, demora 29 anos para dar a volta em torno do Sol. Quando ele volta ao mesmo lugar de nosso nascimento, ocorre o que alguns chamam de ‘crise dos 30’. No caso de Déborah, este retorno vai trazer muitas surpresas, riso e choro, viagens e um grande amor – diferente do homem que ela namora há quatro anos e com quem sonha se casar. Tudo isso é previsto por uma cigana chamada Saphira, que a protagonista conhece em uma viagem de trabalho ao Chile: “As estrelas gostam de você, mas Saturno não está de brincadeira. E ele se aproxima”. Acaso ou não, no avião de volta ao Brasil, Déborah conhece um homem fascinante que vai desestabilizar a sua rotina de futura noiva e de assessora de comunicação de um time de futebol da segunda divisão. Correndo os riscos de viver um triângulo amoroso e de abandonar o emprego que a sustenta, ela precisará enfrentar os medos, amadurecer, finalizar um ciclo e dar início a outro, com mais consciência do que realmente precisa para ser feliz.
QUANDO: 07/09
LOCAL: Estande da Globo Livros
HORÁRIO: 15h

Quando Saturno voltar, de Laura Conrado
Livro de Laura Conrado

 

Patrícia Barboza autografa seus livros
LOCAL: Estande do Grupo Editorial Record – Pavilhão Azul
QUANDO: De 03 a 13 de setembro
03/09 – das 15 às 17h
04/09 – das 11 às 13h
05/09 – das 14 às 16h
06 a 13/09 – das 11 às 13h

Robôs interagem com o público
Dois robôs do modelo NAO fabricados pela empresa francesa Aldebaran Robotics vão conversar com o público em geral e com futuros profissionais de Administração, Engenharia e Medicina sobre o que será estudado nesses cursos.
LOCAL: Estande da Editora Elsevier – Pavilhão 3
QUANDO: de 03 a 07/09
HORÁRIO: das 10 às 22h

robôs NAO na Elsevier
Robôs no estande da Elsevier

 

Quem quiser conferir a programação completa é só ir aqui.

Tags: | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!