Um ano de blog + Plataforma do Autor

plataforma do autor

Há um ano eu dava início ao blog da Ronize Aline. Nesse tempo, muita coisa aconteceu. Mais do que eu poderia imaginar. Tenho recebido um carinho imenso dos leitores que chegam até aqui buscando dicas e querendo se aprofundar nesse maravilhoso mundo da escrita literária. Além de me permitir conhecer gente nova e trocar valiosas ideias, neste um ano de blog tenho conseguido divulgar o trabalho de escritores talentosos – veteranos ou não – e as diversas iniciativas literárias que acontecem por todo o país. Meu próprio trabalho – seja o de escritora, revisora ou coaching literária – também tem obtido ótimas repercussões.

Quero agradecer imensamente a todos que têm me acompanhado ao longo desse um ano e que têm participado de alguma forma para o sucesso do blog. Continuem me escrevendo, dando sugestões, perguntando, pois a ideia é que ele traga cada vez mais informações e dicas valiosas para o nosso amado ofício.

Os emails e comentários que tenho recebido trazem, quase sempre, uma sugestão ou um pedido de tema a ser tratado nos posts. Depois que divulguei o meu curso Blog de Autor: como construir uma plataforma de sucesso, minha caixa postal recebeu uma imensa quantidade de mensagens pedindo que eu abrisse um espaço aqui no blog para abordar estratégias de divulgação de imagem do autor. Aproveitando a comemoração de um ano, estou dando início a uma nova seção que, além de atender os pedidos, irá englobar alguns outros aspectos que julgo fundamentais para a carreira do escritor contemporâneo. É a chamada Plataforma do Autor, que explico melhor abaixo.

Descubra o que é Plataforma do Autor

Mas, afinal, o que é Plataforma do Autor? A primeira coisa que você precisa saber é que escritores que a desenvolvem criam muito mais oportunidades em sua carreira. Este é um conceito que abrange tanto a questão de visibilidade quanto a questão de autoridade – e nós sabemos que editores e agentes adoram autores que agregam esses dois valores.

No mercado editorial contemporâneo não há mais espaço para o autor recluso que produz o seu trabalho e deixa todo o resto da carreira nas mãos de editores e agentes. As novas mídias colocaram em nossas mãos inúmeros recursos que, ao mesmo tempo em que facilitam a gestão da carreira, também aumentam a disputa pelo espaço público. Não dá para ficar sentado na praça vendo a banda passar. É preciso estar um passo à frente para se destacar.

Plataforma de Autor é o esforço consistente e continuado de fortalecer sua posição junto a todos os atores do mercado editorial. São ações que, combinadas, têm a capacidade de atrair não só a atenção das pessoas que interessam – como leitores e editores – mas também de mostrar a autoridade que você tem na sua área de atuação. Essas ações podem estar distribuídas em quatro pilares:

Visibilidade: Quem conhece você? Quem você está influenciando? Quem está atento ao seu trabalho? Quantas pessoas lhe conhecem? Como você consegue atrair as pessoas?

Autoridade: Qual a dimensão da sua credibilidade? Quais são as suas referências? Quais as suas credenciais no assunto?

Alcance visível: Não basta DIZER que tem visibilidade, é preciso provar ONDE você está provocando impacto e de que é capaz de promover engajamento. Alguns exemplos são os comentários do seu blog ou os testimoniais que recebe.

Público-alvo: Você deve estar visível e causando impacto no público apropriado para o seu trabalho. Não adianta ter autoridade em um campo e trabalhar a visibilidade em outro.

Não há um prazo estipulado no qual consegue-se construir uma Plataforma do Autor sólida e que traga resultados. Alguns conseguem isso em menos tempo, por já trazerem uma boa parcela de autoridade e visibilidade quando iniciam o processo. Outros demoram um pouco mais, O importante é entender que cada um precisa descobrir a sua “cara”, que é única.

Nessa nova seção irei trazer sempre uma nova forma de trabalhar os pilares citados acima, citando atividades e inspirando você a criar suas próprias ações, aquelas que atendem aos objetivos da sua Plataforma do Autor.

Tem alguma dúvida ou sugestão para post? Deixe nos comentários abaixo ou entre em contato comigo.

Tags: | | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!