Blog tour: 6 coisas que você precisa saber

Blog Tour: 6 coisas que você precisa saber.

Imagine um tour literário no qual o escritor vai de cidade em cidade divulgando seu livro, conversando com o público, conhecendo de perto seus antigos leitores, fazendo novos leitores e, não podia faltar, falando sobre literatura e processo criativo. Agora imagine isso em um ambiente virtual: como seria? O escritor, o livro, as conversas, o público, o encontro com antigos e novos leitores, tudo isso continua o mesmo – o que muda é o ambiente. Em vez de livrarias, blogs literários. Está começando a entender? Continue lendo que você saberá melhor o que é e será convidado a participar do blog tour que farei a partir da segunda metade deste mês de janeiro.

Como funciona um blog tour

Ainda pouco disseminado no Brasil, o blog tour é uma  estratégia muito popular entre escritores de língua inglesa, que exploram as inúmeras possibilidades das mídias digitais para promover seu trabalho. Tendo lançado meu livro infantil mais recente, Anete, nariz de chiclete, em dezembro passado com uma belíssima tarde de autógrafos, resolvi estender seu lançamento um pouco mais com um blog tour. Na verdade, a estratégia vai muito além da simples divulgação de um livro, trazendo vantagens para todos os envolvidos. Quer saber como? Leia abaixo as 6 coisas que você precisa saber e, quem sabe, não se anima a incluir a ação em seu futuro plano de marketing?

blog tour: 6 coisas que você precisa saber

1. O que é blog tour?

Um período intensivo de divulgação online. Resumidamente, é assim que poderia ser definido um blog tour. Mas envolve muito mais coisas do que simplesmente falar sobre um novo livro ou outro tipo de trabalho. Durante o tempo que durar a ação, vários blogs abrem-se para receber o autor em seu espaço, que participa nos mais diversos formatos – e não apenas falando da sua obra, como pode parecer à primeira vista. Pode ser uma entrevista, um guest post ou dicas sobre algum assunto que domina. Mas para promover um blog tour é fundamental que você também tenha um blog, e você vai entender o porquê.

2. Que blogs podem participar?

Qualquer blog que, de alguma forma, tenha relação com literatura ou cultura, de uma forma geral, pode fazer parte. Vou dar um exemplo: Anete, nariz de chiclete é um livro infantil, mas isso não significa que apenas blogs sobre literatura infantil irão participar. Há inúmeros assuntos relacionados ao livro e à autora que podem ser explorados: literatura de uma forma geral, dicas de criação literária, experiência no mercado editorial, bastidores da criação do livro, cultura, viagens, entrevista com autor e listas de 10+ são apenas algumas opções. É tudo uma questão de adequar o conteúdo com os interesses do blog a ser visitado e de seus leitores.

3. Quais as vantagens de um blog tour?

Autor, blogueiro, leitor: o blog tour tem vantagens para todos os envolvidos.

Para o autor: além aumentar a exposição do seu livro pela blogosfera, também divulga a sua expertise. É comum escritores viverem de outras formas de escrita, e não apenas de sua produção literária, por isso estar em outros blogs falando sobre algo que conhece bem é uma forma de expor suas habilidades, ser visto e encontrado. Além de atrair novos leitores não apenas para seu livro como também para seu blog, leitores que tomaram conhecimento do seu trabalho e querem saber um pouco mais e, quem sabe, acabam se tornando seus leitores também.

Para o blogueiro: ao abrir espaço para um blog tour, o blogueiro estará recebendo conteúdo exclusivo e especializado, isso porque todos os posts produzidos pelo autor devem ser inéditos, a fim de valorizar a participação de cada blog na estratégia. Além do conteúdo exclusivo, o blogueiro também contará com as visitas vindas da divulgação feita pelo autor e dos leitores desse, que irão segui-lo ao longo da turnê virtual.

Para o leitor: seja um leitor que já conhece o trabalho do autor – sua obra literária ou seu blog -, um leitor do blog que está recebendo o autor ou um novo leitor que surgirá ao longo da promoção, há sempre vantagens em acompanhar um blog tour. Como o conteúdo é sempre inédito e pode explorar assuntos diversos, o leitor terá a oportunidade de saber ainda mais sobre seu campo de interesse. Se for um aspirante a escritor, pode saber como é o processo de criação de um livro, receber dicas de escrita; se for um amante dos livros, curiosidades literárias poderão lhe interessar; e, dependendo do tema do livro, há infinidade de posts a serem produzidos. Além disso, é comum o autor oferecer algum brinde como recompensa pela participação dos leitores que visitarem os blogs participantes – bem como para o blogueiro que o está recebendo.

4. Passo a passo de um blog tour

Ficou interessado e está pensando em incluir um blog tour na sua próxima estratégia de divulgação? Então veja o passo a passo para montar uma ação eficiente:

Passo 1: Contate os blogueiros
Faça uma lista dos blogs que você considera interessantes que façam parte da sua turnê, veja em que eles podem contribuir para a promoção do seu livro e em que você pode contribuir para dar-lhes conteúdo de qualidade – afinal, a ação deve ser vantajosa para todos. Os leitores do blog lhe interessam? Você tem algo – algum tipo de conhecimento específico – a oferecer a esses leitores? Escolha um número de participantes que você vai conseguir administrar, afinal não se esqueça de que terá que produzir material exclusivo para cada um (nada de reaproveitar posts já publicados no seu blog). Entre em contato com cada um deles explicando do que se trata a ação (lembre-se que ainda não é muito popular aqui no Brasil), como funciona e o que eles têm a ganhar com isso.

Passo 2: Organize-se
Agora que você já tem as repostas e sabe quanto blogs irão participar, é hora de organizar todo o processo. Isso é fundamental para não se perder nas datas nem confundir os materiais a serem enviados. Em uma tabela, insira o nome do blog, o blogueiro e contato, o tipo de conteúdo que você irá produzir e a data de publicação. Alguns não se sentem muito à vontade tendo de estabelecer uma data para publicação. Nessa hora é importante explicar a importância de uma agenda definida: com um cronograma estabelecido você poderá dar início à divulgação e, com isso, os leitores poderão saber de antemão onde e quando você estará, programando-se para visitarem aquele blog. Isso também evita que mais de um blog esteja publicando seu material do blog tour no mesmo dia, o que poderia gerar uma dispersão – o ideal é que você marque presença apenas uma vez por semana em cada lugar.

Passo3: Prepare os posts
É chegado o momento da produção. Você pode escrever inúmeros posts de qualidade, pois estará falando de algo que conhece muito bem, mas se deixar para a última hora certamente o material não ficará tão bom. Por isso prepare o material com antecedência. Mesmo que ache que já escreveu tudo o que sabe, poderá se surpreender se tentar por um novo ângulo, um novo ponto de vista ou uma nova abordagem de um mesmo assunto. Se for uma entrevista, ajude seu entrevistador sugerindo perguntas diferentes das que costumam lhe fazer. Reserve uma surpresa para cada um dos posts que escrever.

Passo 4: O que enviar com cada post
É importante que, junto com cada post, você envie:

  • uma biografia sua: mantenha-a pequena e com as informações principais, incluindo o seu email, se desejar
  • sinopse do livro: é importante dar aos leitores uma ideia sobre o que é o seu livro para despertar-lhes a curiosidade
  • imagens: envie foto sua, capa do livro, banner do blog tour e algumas adicionais, dando ao blogueiro a opção de escolher quais publicar
  • links: os leitores podem querer saber onde comprar o livro, qual o seu blog, onde encontrar-lhe nas mídias sociais…

Passo 5: Entregue o material
É aconselhável enviar o material aos blogueiros com pelo menos uma semana de antecedência da data combinada para a publicação. Eles podem querer pedir alguma alteração ou para incluir algo. Deixe-o à vontade para selecionar as imagens que irão compor o post. Se você combinou algum brinde para o blogueiro, é hora de enviar também.

Passo 6: Acompanhe o blog tour
Não se esqueça de também acompanhar o blog tour. Isso significa visitar os blogs que estão lhe recebendo e responder aos comentários dos leitores. Além de ser gentil, essa parte corresponde à conversa que se costuma travar nos eventos presenciais. Responder aos comentários cria laços, estabelece uma relação e pode lhe render novos e engajados leitores.

5. Receba os blogueiros em seu blog

Uma das primeiras coisas que se aprende quando decide-se ter um blog é que, assim como na sociedade, na blogosfera ninguém vive sozinho. Ao contrário do que muitos podem pensar, blogueiros não são inimigos ou adversários, mas companheiros nessa mesma jornada. Blogs com interesses e assuntos em comum costumam desenvolver parcerias que frutificam nas mais diversas direções. E um blog tour é um tipo de parceria. Então, se outros blogs abriram suas portas para você, nada mais justo do que abrir as portas do seu blog para eles. Combine com os participantes para que eles também produzam um guest post para você publicar. Assim, você também estará apresentando material exclusivo e de qualidade para seus leitores, o blogueiro poderá conseguir novos leitores para seu blog e você também ganhará com os leitores que ele trará para o seu. Todos ganham.

blog tour anete, nariz de chiclete

6. Participe do blog tour de Anete, nariz de chiclete

Agora que você já sabe o que é, e quem sabe até já se animou a promover um, quero convidá-lo para participar do blog tour de Anete, nariz de chiclete. A partir da segunda metade deste mês de janeiro, diversos blogs gentilmente estarão abrindo suas portas para que eu divulgue o livro das mais diversas maneiras. Alguns apresentarão entrevistas comigo, outros trarão detalhes da produção do livro, em alguns eu darei dicas de criação literária, em outros falarei sobre temas polêmicos – ou não – de literatura… Enfim, vai ter conteúdo para todos os gostos e leitores. E quem participar ainda poderá ganhar brinde. Então fique atento: nos próximo dias começarei a divulgar os blogs que participação e as datas dos posts para que você não perca nenhum. Nos vemos na turnê!

Você já conhecia ou participou de algum blog tour? Compartilhe com a gente!

Tags: | | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!