14+ motivos para ir à Primavera dos Livros

14+ motivos para ir à Primavera dos Livros.

Depois da Bienal do Livro, o Rio de Janeiro recebe mais um evento literário para agitar a cidade. Dessa vez é a Primavera dos Livros, evento promovido pela Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) e que congrega editoras independentes num ambiente repleto de livros, oficinas, atividades para as crianças, palestras, debates e conversas com autores. A Primavera começa nesta quinta, dia 24, e vai até o dia 27 deste mês de outubro, nos jardins do Museu da República, no Catete. A entrada é franca e os descontos nos livros dados pelas editoras podem chegar a 50%.

Por que ir à Primavera dos Livros?

Além dos descontos nos livros, há inúmeros outras razões para ir à Primavera dos Livros. Esse ano haverá uma programação dedicada exclusivamente para crianças, com oficinas de arte, desenho, contação de histórias e outras histórias interativas. Veja abaixo 10+ motivos para visitar os jardins do Museu da República.

Quinta-feira, dia 24/10

Motivo 1. Lançamento do livro A louca do Castelo, de Mônica MOntone (Editora Oito e Meio), das 12 às 14 horas, no estande da editora (23). O livro reúne mais de 50 textos divididos em categorias: “Do amor”, “Dos desejos e da fragilidade”, “Infância dos olhos” e “Das ressacas”. Boa parte dos textos, definidos como crônicas poéticas, foram publicados no Fina Flor, blog que a autora manteve até 2011. Mas há também bastante material inédito.

A Louca do Castelo, na Primavera dos Livros

Sexta-feira, dia 25/10

Motivo 2. Lançamento do livro Singularidade, de Roberta Lahmeyer (Editora Ibis Libris). Das 17 às 18h30 na Tenda de Eventos; das 18h30 às 20h no estande 53 (Ibis Libris). Singularidade é um livro que privilegia a questão forma/conteúdo. Através de poemas visuais, de poemas concisos, de alguns haicais, e da pesquisa por novas formas, faz um convite ao pensamento.

Singularidade na Primavera dos Livros

Motivo 3. Mesa “Saindo do armário com a nova família brasileira”, com Carlos Tufvesson, Bruno Bimbi e Léa Carvallho. Mediação de Victor Hugo Adler Pereira. Às 18 horas, no auditório superior/mesas redondas. Bruno Bimbi é o autor do recém-lançado Casamento Igualitário (Editora Garamond). O livro, que tem prefácio de Jean Wyllys, conta como foi o processo que levou à conquista do casamento igualitário na Argentina. O autor, que fez parte do grupo que lutou pela legalização, fala dos bastidores da campanha, das estratégias usadas, das pressões e das intrigas que ninguém antes havia revelado. E também conta como a experiência argentina serviu para organizar a campanha pelo casamento igualitário no Brasil, que coordena junto com outro ativista a pedido do deputado Jean Wyllys.

casamento igualitário, na Primavera dos Livros

Sábado, dia 26/10

Motivo 4. Lançamento do livro A pausa do tempo, de Valéria Martins (Editora Jaguatirica Digital). Das 14 às 15h30 na Alameda Vinícius de Moraes. O livro é uma reunião de crônicas publicadas no blog A Pausa do Tempo, ativo desde 2007. A seleção de textos é dividida em temas. Em Reflexão, constatamos o quanto pode ser angustiante a liberdade; em Amor, lembramos do quanto é bom gostar de alguém; em Literatura, entramos na biblioteca particular de Carlos Drummond de Andrade; em Cotidiano, vemos os reflexos da escravidão hoje; em Viagem, visitamos cavernas cheias de mistérios e as construções de Gaudí; em Cinema, descobrimos de onde vem a coragem de Gêngis Khan. Textos para rir, refletir e, principalmente, sentir.

A pausa do tempo, em Primavera dos Livros

Motivo 5. Oicina sobre o livro Deu bicho nas cantigas, de Deborah Barros (Editora Memória Visual), às 10h, na Arena Tatiana Belinky. O livro utiliza as cirandas infantis para ensinar às crianças tudo sobre os animais e nasceu da experiência em sala de aula da autora, que é fonoaudióloga e educadora. Na atividade, pais e filhos cantam e brincam com os fantoches, além de os pequenos participarem de uma oficina de desenho e ficarem conhecendo o Projeto Arara Azul, que promove a conservação da ave em seu ambiente natural, o Pantanal.

Deborah Barros na Primavera dos Livros
Deborah Barros em ação

Motivo 6. Oficina de leitura e ilustrações sobre o livro Tamanho G, de Cris Amorim, com ilustrações de Beleléu (Editora Garamond), às 11h30, na Arena Tatiana Belinky. A oficina contará com a presença de Cris Amorim e Lorena Kaz (ilustradora). O livro conta a história de Giselle, uma garota simpática, bem-humorada, que enfrenta dificuldades por causa do seu peso. A narrativa acompanha as aventuras de Giselle entre os sabores e dissabores do seu dia a dia, como ela e os amigos dão dissabores ao seu dia a dia e como, junto com ele, dá a volta por cima.

Tamanho G, na Primavera dos Livros

Motivo 7. Lançamento e bate papo com a autora do livro Quem é que te ajuda?, Maria Silvia Camargo (Editora Memória Visual), além de uma oficina de desenhos do livro, às 17 horas, na Arena Tatiana Belinky. Quem é que te ajuda? é uma delicada homenagem às encantadoras de crianças, ou como chamam os adultos, as babás.

Quem é que te ajuda? na Primavera dos Livros

Motivo 8. Lançamento e oficina de ilustração e Quinquim e o dragão, diferentes e amigos, dos irmãos autores mirins Pedro, Felipe e João Senna (Editora Outras Letras). Às 15h acontecerá a oficina de ilustração com Giorgia Massetani na Arena Tatiana Belinky e, das 18 às 19h30, na Alameda Vinícius de Moraes, o lançamento com os autores. Quinquim e o dragão… foi escrito coletivamente pelos três irmãos (que têm hoje entre 6 e 11 anos) e organizado por Renata, a mãe, durante as noites que se reuniam para ler ou inventar histórias. Quinquim é um menino viking que encontra um bebê dragão e o transforma em seu melhor amigo.

Motivo 9. Lançamento do livro O Cristo empalado, de Marcelo Mirisola (Editora Oito e Meio), das 16 às 19 horas, no estande da editora (23). O livro é uma compilação de quase 40 textos, entre contos, crônicas e ensaios, publicados originalmente no site Congresso em Foco. Nos textos que compõem a coletânea, o autor não poupa ninguém, desde Pedro Bial até Chico Xavier e Marisa Monte. Debochado, polêmico, grosseiro, escatológico, brilhante, visionário: esses são alguns dos adjetivos atribuídos a Marcelo Mirisola.

O Cristo empalado, na Primavera dos Livros

Domingo, dia 27/10

Motivo 10. Oficina de arte com pintura a dedo e carimbos a partir das atividades do livro Vamos fazer um monte de arte com os dedos, Marion Deuchars (Editora Pinakotheke), às 10h30, na Arena Tatiana Belinky. Esse é o segundo livro da ilustradora inglesa no Brasil, o primeiro foi Vamos fazer um monte de arte. A oficina será ministrada por um arte educador e seguirá a proposta da autora, que é “faça você mesmo uma obra de arte”. No livro são exploradas atividades  que usam exclusivamente o desenho através das impressões digitais. A artista diz que são várias ideias mirabolantes que vão acender a imaginação de artistas de diversas idades.

Vamos fazer um monte de arte com os dedos, na Primavera dos Livros
Atividade com ideias do livro “Vamos fazer um monte de arte com os dedos”

 

Motivo 11. Oficina de bonecos a partir do livro Aconteceu na escola, de Anna Claudia Ramos e Sandra Pina, ilustrações a partir dos bonecos de Luís Saguar e Rose Araújo (Pallas Editora), às 15h, na Arena Tatiana Belinky. O livro narra uma história que mostra que cidadania e inclusão podem ser temas lúdicos e, ao mesmo tempo, fazerem parte da sala de aula. Ao montar uma peça de teatro a professora provoca os alunos à reflexão sobre características físicas e conceitos estéticos.

Aconteceu na Escola, na Primavra dos Livros

Motivo 12. Contação de história e bate papo com a autora de O piquenique de Monique, Sonia Rosa (Editora Memória Visual), às 17 horas, na Arena Tatiana Belinky. Enquanto ouvem a história, as crianças participam de um piquenique e de uma oficina de desenho. O livro conta a história de uma festa pra lá de animada, com muita guloseima e alegria da menina Monique e seus amigos. Com rimas fáceis e uma cadência muito conhecida pelas crianças pequenas, o livro agrada em cheio a turminha do maternal ao pré. Sonia é professora, contadora de histórias, orientadora educacional e escritora. As ilustrações são de Bruna Assis Brasil, que já deu uma gostosa entrevista aqui para o blog.

O piquenique da Monique, na Primavera dos Livros

Motivo 13. Mesa sobre Biógrafos e Biografados: começo e meio de uma polêmica infindável, com Carlos Didier, Felipe Pena e Nehemias Gueiros. Mediação de Haroldo Ceravolo. Às 18 horas, no Auditório Superior/Mesas Redondas.

Motivo 14. Lançamento de Almanaque Brasil de todas as copas  1914-2014 – 100 anos de seleção canarinho de futebol (Editora MAUAD), de Luís Pimentel com ilustrações de Amorim, das 18 às 19h30, na Alameda Vinícius de Moraes.

Mais motivos. Livros com descontos que chegam a 50%, bate papo com autores, gente interessante que gosta de livros, ambiente adorável dos jardins do Museu da República… São muitos os motivos para ir à Primavera dos Livros.

Serviço:
Primavera dos Livros 2013 Rio de Janeiro
Data: de 24 a 27 de outubro de 2013
Horário: das 10h às 21h
Local: Jardins do Museu de República (Rua do Catete, 153, Catete, Rio de Janeiro)

Tags: | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!