8 lugares imaginários da literatura

8 lugares imaginários da literatura.

Quem nunca sonhou ser levado por Peter Pan para conhecer a Terra do Nunca, visitar o País das Maravilhas com Alice, tomar o trem para Hogwarts ou passar as férias no Sítio do Pica Pau Amarelo ouvindo as histórias de Dona Benta? Esses e outros lugares imaginários povoam nossa fantasia desde a infância, mas não estão limitados a ela. A Terra Média e Avalon estão aí para mostrar que até mesmo os adultos gostariam de poder mergulhar em lugares assim. São muitos os reinos da fantasia, nesse artigo trouxemos oito deles para você relembrar.

Bem-vindo à nossa seleção de lugares imaginários

 

1. Terra do Nunca

Que tal morar em um lugar onde as crianças não envelhecem? Esse é o sonho de muita gente. Pois esse lugar existe: é onde mora Peter Pan, Sininho, os Garotos Perdidos, o Capitão Gancho e outros personagens da história criada pelo escritor escocês J.M. Barrie. Para chegar até lá basta voar até a segunda estrela à direita e então seguir direto, até o amanhecer. Antes de se chamar simplesmente Terra do Nunca, essa ilha fictícia foi chamada de “A Ilha do Nunca, Nunca, Nunca de Peter Pan” e “Terra do Nunca, Nunca”.

lugares imaginários - terra do nunca

2. Avalon

Outra ilha a povoar o imaginário popular, Avalon faz parte das lendas arturianas. Esse é o lugar onde Excalibur, a famosa espada do Rei Arthur, foi forjada. Também para lá voltou o rei após sair vitorioso de sua última batalha para curar-se de um ferimento mortal. Em Avalon, regida por Morgana, uma sacerdotisa da antiga religião, vive também Merlin e é lá que são aprendidos os conhecimentos sobre os antigos deuses pagãos e a religião do druismo.

3. Hogwarts

Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, esse é o nome completo do lugar onde acontecem as principais ações da série Harry Potter. Ninguém sabe ao certo sua localização e para chegar até lá é preciso pegar o Expresso para Hogwarts, que sai da plataforma 9 e 3/4, na estação londrina de Kings Cross. Hogwarts é um internato para bruxos e bruxas dos onze aos dezessete anos. O mais interessante é que a escola fictícia foi incorporada a uma listagem da Rede de Escolas Independentes da Escócia e acabou ficando em 36º lugar na votação.

lugares imaginários - hogwarts

4. País das Maravilhas

Um buraco no chão é a porta de entrada para um lugar cuja principal característica é o nonsense. Alice resolve seguir o Coelho Branco, que segue apressado pelo buraco, e se envolvida com seres absurdos. No País das Maravilhas ela encontra com o Gato de Cheshire, que é capaz de tornar-se invisível, uma lagarta fumando narguilé, um Chapeleiro Maluco tomando chá com a Lebre de Março e a Rainha de Copas que quer todas as rosas do reino pintadas de vermelho.

5. Terra Média

Terra Média é o cenário da maioria dos contos de J. R. R. Tolkien, incluindo seus livros mais conhecidos: O senhor dos anéis e O hobbit. É ali que habitam os diversos povos criados pelo autor: Homens, Elfos, Anões, Orcs e Trolls, entre outros. A história da Terra Média está dividido em Anos das Lâmpadas, Anos das Árvores e Anos do Sol. Estes últimos estão divididos em Eras, e a maior parte das histórias que nos foram contadas aconteceram nas três primeiras Eras do Sol. O próprio Tolkien escreveu que a Terra Média foi baseada na nossa Terra, e as ações são transcorridas principalmente na parte noroeste, que corresponderia à atual Europa.

lugares imaginários - terra média

6. Nárnia

Mundo fantástico criado por C. S. Lewis, Nárnia é o principal país dentro do universo de mesmo nome, cenário das Crônicas de Nárnia. As crianças chegam até lá por passagens que ligam o nosso mundo a Nárnia. Passagem que pode variar de acordo com a história, desde um anel mágico até um guarda-roupa. Entre os habitantes de Nárnia estão animais falante, criaturas mitológicas, anões e feiticeiras. O tempo passa muito mais rápido lá do que no nosso mundo mas, quando as crianças retornam para cá, todo o efeito dessa mudança é anulado.

lugares imaginários - nárnia

7. Oz

Terra de Oz é o lugar mágico onde se desenrolam as aventuras da menina Doroty em O mágico de Oz. São quatro países mais a cidade central das Esmeraldas, onde se chega por meio da Estrada de Tijolos Amarelos, tudo cercado por escaldantes areias desérticas. Fazem parte da Terra de Oz alguns lugares estranhos, como o País dos Quadlings, onde existe uma floresta de árvores lutadoras, a Cidade de Porcelana, cercada por um muro que pretende afastar forasteiros que possam quebrar seus frágeis moradores e o Morro dos Cabeça de Martelo.

8. Sítio do Pica Pau Amarelo

Representando brasileiro dessa lista, o Sítio do Pica Pau Amarelo é uma criação imortal de Monteiro Lobato, uma das obras mais amadas da literatura infantojuvenil nacional. O sítio em questão era o cenário para histórias mágicas vividas pelos primos Narizinho e Pedrinho, que iriam passar férias no sítio da avó, Dona Benta. Moravam lá também outros personagens, alguns reais como Tia Anastácia, outros fictícios (ou não), como a boneca Emília e o Visconde de Sabugosa. E o lugar era constantemente visitado por outros personagens da literatura, que apareciam primeiramente nas histórias contadas por Dona Benta e, de repente, invadiam o dia a dia daquelas crianças.

lugares imaginários - sítio do pica pau amarelo

 E você, qual seu lugar fictício favorito?

Tags: | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!