Livros

o ofício de penélope, ronize alne

O ofício de Penélope (Contos)
de Ronize Aline
Editora Átame, 2015

 

“Uma voz narrativa misteriosa e sedutora relata, num registro linguístico enxuto e preciso, estórias mágicas e do mundo real cotidiano que    acumpliciam o leitor desde as primeiras linhas. A habilidade  da autora em amalgamar literariamente referências do real com uma dicção remetendo a universos que desafiam qualquer verossimilhança dão ao livro uma originalidade pouco comum nas nossas letras”   

Godofredo de Oliveira Neto, escritor

São 13 contos em que referências reais e aquelas que só existem no reino do imaginário convivem lado a lado. Misturando traços comuns da oralidade com os do domínio da escrita, Ronize Aline desenvolve um estilo em que a história e a forma enredam-se num movimento contínuo de mostra-esconde. A orelha de Van Gogh, Acerto de contas, Trago a pessoa amada em três dias e O balançar dos cachos de Medusa são exemplos dessa pluralidade complementar. A metaficcão, onipresente na obra, traz contos dedicados exclusivamente à arte de escrever, como é o caso de Sob a traição das musas e do texto que dá nome ao livro.

manual literário para amar os homens (ou não)

Manual literário para amar os homens (ou não)
Organizado por André Tartarini
Editora Átame, 2014

Vinte contos, vinte autoras dos mais diversos universos, com as mais variadas origens, para atender à previsão de um resultado imprevisível. E o (im)previsto aconteceu. Cada uma das vinte histórias aqui presentes abrem portas para todos os lados. New Orleans, Los Angeles, Meier, Munique. Búzios. Sampa. Grécia. Marseille. Maracanã. Austrália. Cartas que viajam no tempo, cartas que viajam no espaço. Cartas que não viajam. Homem que vira mulher. Homem sodomizado pelas passageiras do seu táxi. Homem que te faz gozar 36 vezes. Homem que já morreu. Homem que mente. Homem que mente para mulher que também mente. Homem que manda o porteiro não te deixar subir. Marinheiro. Maconheiro. Pai. Irmão. Poeta. Astro de novela. Farsante. Gringo.
Esses caras estão todos aqui e nasceram na cabeça de moças espertíssimas, que pensam para todos os lados.
E vão te surpreender.

 

Compre aqui!

capaanete_frente

“Ronize Aline em Anete, nariz de chiclete  não subestima os pequenos leitores. Deixando em cada página trechos instigantes e maiores do que normalmente se vê em livros de literatura infantil, Ronize permite que a fantasia povoe o imaginário da criança. Sem dar lições, a autora leva o leitor a refletir sobre como o amiguinho pode se entristecer se não for compreendido e estimula a curiosidade sobre a vida de nosso planeta. E como se não bastasse, Bruna Assis Brasil ilustra essa fantasia com desenhos que nos permite até sentir o cheirinho da torta de maçã preparada pela mamãe de Anete. A garotada não pode perder.”

Dag Bandeira, escritora

 

Anete, nariz de chiclete
de Ronize Aline  
Ilustrações de Bruna Assis Brasil  
Escrita Fina Edições, 2013  
28 páginas

Anete, nariz de chiclete, de Ronize Aline com ilustrações da Bruna Assis Brasil, pela Escrita Fina Edições, é desses livros que ficam borbulhando na cabeça da gente por muito tempo após a leitura. Narrativa deliciosa, em que a ludicidade ganha asas (lteralmente!), e nós, leitores, voamos com Anete e seu nariz de chiclete. Literatura de primeira!!!

Letícia Sardenberg, escritora

 

Anete, uma ruivinha para lá de simpática, tem um talento especial: faz bolas de chiclete como ninguém. O problema é que essa habilidade a coloca em enrascadas. Porque, quando as bolas ficam muito grandes, estouram e deixam o seu nariz todo melado. A garotada na escola faz troça: Anete tem nariz de chiclete! Mas uma aventura incrível a espera. E tudo graças à sua habilidade em fazer bolas e ao seu nariz de chiclete.

  • Selecionado pela Prefeitura de Belo Horizonge (MG) para os alunos do Ensino Fundamental em 2013

 Resenhas sobre Anete, nariz de chiclete

 

Blog da Nina Krivochein autora-mirim

Passarinho – blog de Renato Coelho

Compre aqui!

nouvelles du brésil

Nouvelles du Brésil
Autores: José Arrabal, Pedro Bandeira, Sérgio Rodrigues, Ronize Aline, Allan Pitz, Ademir Pascale, Aline T.K.M.
Ilustrador: José Costa Leite
Éditions Reflets d’ailleurs, 2013
128 páginas

Uma coleção de histórias para entender o Brasil em seus aspectos sociais e culturais. Histórias voltadas para o público jovem, relacionadas com questões contemporâneas, como a criminalidade, mas também questões relacionadas com as histórias imaginárias e fantásticas presentesnas lendas e seres folclóricos do país. Apresenta um documentário com notas para aprofundar os temas abordados nos contos e descobrir as culturas regionais que formam esse povo.

capa pequena 300dpi 5 out 2011

O dono da Lua
de Ronize Aline
Ilustrações de Martha Werneck
Escrita Fina Edições, 2012
40 páginas

À primeira vista, Nick é um menino como todos os outros. Detesta os legumes que os outros garotos também odeiam, e adora as mesmas brincadeiras das quais as outras crianças também gostam. Mas, chegando um pouco mais perto, vê-se que ele é especial. Muito mais do que curioso, ele é um menino que enxerga coisas que ninguém vê; que descobre coisas que ninguém descobre; e que adora passar horas debruçado sob a janela, vidrado nos segredos do céu. Por isso só ele consegue reparar, numa noite, que a Lua simplesmente desapareceu. A partir daí começa a aventura em busca do dono da Lua.

 

  • Selecionado pela Prefeitura de Contagem (MG) para os alunos do Ensino Fundamental em 2012
  • Vencedor do Prêmio de Excelência Gráfica Werner Klatt 2012 na categoria livro infantil e juvenil

Resenhas sobre O dono da Lua

 

Um livro no chá das cinco

Nanie’s World

Palavra Lida

Leitora Incomum

 

Compre aqui!

prêmio monteiro lobato, ronize aline

Coletânea de Contos Infantis
Prêmio SESC de Contos Infantis Monteiro Lobato
SESC-DF, 2009

 

Quinze contos selecionados no Prêmio SESC de Contos Infantis Monteiro Lobato, promovido pelo SESC-DF, edição 2009.

Minha história O dono da Lua foi um dos selecionados e, posteriormente, publicado em livro solo.

error:

Decole no mundo da criação literária

Receba esse KIT GRATUITO (avaliado em R$97) de recursos criativos essenciais para você dar os primeiros passos na sua jornada literária:

  • ebook Desbloqueio Criativo - como soltar sua imaginação
  • relatório Que tipo de enredo você quer?
  • scrips para estruturação da narrativa e dos personagens