Consultoria Literária

Se você quer ser escritor e ainda não publicou nenhum livro, provavelmente encontra-se em algum dos estágios a seguir:

  • Tem uma ideia na cabeça mas não sabe por onde começar a escrever
  • Começou a escrever uma história mas  teve um bloqueio e não sabe como continuar
  • Está com a história pronta mas não sabe o quão boa ela é para enviar a uma editora

Nos três casos é comum ver-se perdido sem saber a quem recorrer.

Pois tenho duas notícias para você: uma ruim e uma boa.

A notícia ruim é que, se você pensou que ser escritor era fácil, enganou-se.

A notícia boa é que você não precisa fazer tudo isso sozinho.

Já pensou em ter um acompanhamento personalizado durante todo o processo criativo? Ou então uma avaliação precisa sobre a qualidade do seu texto?

Além de escritora, tenho acumulado experiência em outros aspectos da atividade editorial, como a crítica literária e o trabalho de tradutora, copidesque e revisão crítica que realizo para grandes editoras do país. Por conta disso, sou constantemente procurada por novos autores que buscam uma consultoria literária que os ajude a iniciar, dar continuidade ou finalizar um trabalho.

Se você é uma dessas pessoas que não sabe por onde começar ou travou no meio de uma obra, dê uma olhada abaixo que há um tipo de consultoria na medida para a sua necessidade.

abra a porta com ronize aline

ATENÇÃO: Não sou agente literária nem editora. Se o que você está buscando nesse momento é a publicação do seu livro, sugiro que procure algum desses profissionais que possam lhe auxiliar. Meus serviços de consultoria estão relacionados ao processo de criação literária, uma etapa anterior à publicação.

ronize aline

Por que me escolher?

  • Autora com livros lançados, inclusive no exterior, com ivros infantis adotados por programas governamentais
  • Crítica literária de um grande jornal brasileiro (O Globo), função na qual tenho realizado análise crítica de inúmeros livros lançados no mercado
  • Trabalho há mais de dez anos com copidesque e preparação de originais junto a editoras nacionais, seja de livros de autores brasileiros, seja de estrangeiros

Conheça abaixo os serviços de consultoria literária disponíveis e escolha o que melhor se adequa à sua necessidade:

Coaching Literário

É como ter um tutor ao seu lado, direcionando a produção e apontando caminhos a serem seguidos.

    • Acompanhamento durante todo o processo de criação do texto, desde a ideia inicial (caso você ainda não tenha iniciado) até a versão final
    • Análise das etapas anteriores e direcionamento das etapas seguintes
    • Retorno constante do que está sendo escrito
Escrever não é mais uma atividade solitária!

Leitura Crítica

É uma análise do texto já pronto tendo em vista detectar pontos fortes e pontos fracos, com sugestão de alterações para que fique no ponto para ser submetido a uma editora (as alterações são feitas pelo próprio autor).

  • Análise geral e pontual
  • Sugestões e recomendações
Esteja seguro antes de enviar seu original para uma editora!

Copidesque

É a preparação do texto já pronto, incluindo correção de erros e ajustes na linguagem.

  • Correção gramatical
  • Revisão de estilo
  • Aperfeiçoamento do texto
Tenha um texto preparado para publicação!

Ronize faz uma leitura crítica precisa, com olhar clínico aos problemas do texto, e indica as possíveis soluções, apontando quebras de ritmo, vocabulário incompatível e falta de coerência do texto. E o coaching literário consiste em um acompanhamento do autor para que repense seu texto e o desenvolva de maneira consistente. Inicia com um diagnóstico acerca dos pontos fracos e fortes da história, sugerindo formas de desenvolvimento, e a cada reescrita são feitas novos comentários e sugestões. É uma forma excepcional de aperfeiçoar o ofício de escritor. Considero que esses dois serviços foram fundamentais para o sucesso do meu livro Capitão Barbante, tanto na aprovação por uma editora comercial como no concurso em que foi vencedor.

Henrique de Almeida Barbosa do Vale, autor de Capitão Barbante, livro vencedor do Prêmio Alfredo Fernandes de Literatura Infantil (Manaus, 2014) e lançado pela Compor Editora, e O caso do vizinho misterioso, lançado pela Editora Roda e Cia – ambos tendo passado pelo meu coaching literário e leitura crítica.

sergio correa de siqueira

Sérgio Correa de Siqueira, autor de A velhinha que foi morar na igreja, a ser lançado pela Editora Cuca Fresca e que passou pela minha leitura crítica.

Se quase todos os escritores sofrem da Síndrome de Pinóquio, a Ronize é o nosso Grilo Falante: a voz da consciência que nos diz quando a gente exagerou. A correção gramatical da Ronize é precisa e os conselhos dela são mais do que pertinentes.

Aumente sua produtividade

Foque no que realmente importa

Contrate um acompanhamento personalizado

Não perca tempo e peça agora mesmo um orçamento

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Leave a Reply

error:

Decole no mundo da criação literária

Receba esse KIT GRATUITO (avaliado em R$97) de recursos criativos essenciais para você dar os primeiros passos na sua jornada literária:

  • ebook Desbloqueio Criativo - como soltar sua imaginação
  • relatório Que tipo de enredo você quer?
  • scrips para estruturação da narrativa e dos personagens