Um cachorro para Maya
Criação Literária

Um cachorro para Maya ganha reedição

A editora carioca Lago de Histórias reedita o clássico da literatura infantojuvenill Um cachorro para Maya, de Roseana Murray. A sessão de autógrafos, que acontecerá neste sábado, dia 15 de dezembro, na Casa Cultural Lago de Histórias, na Urca, a partir de 16h, terá música ao vivo para adultos e oficina de dobraduras para crianças. Esse é uma boa oportun idade de encontrar a autora, que raramente sai de Saquarema, no interior do estado do Rio de Janeiro, onde mora e recebe alunos e professoras de escolas para café, pão e conversas sobre literatura.

O livro Um carrocho para Maya já encantou uma geração e é sucesso nas escolas com a história de uma menina que tinha um desejo comum a quase todas as crianças: ter um bichinho de estimação. Era filha única e sentia falta de uma companhia com quem pudesse dividir afetos. Tinha certeza de que ter um cachorrinho a tornaria a criança mais feliz do mundo. Mas depois de tanto pedir, tanto esperar, chega o dia de ganhar o presente mais desejado da vida e o inesperado acontece, surpreendendo Maya e o leitor.

Segundo a autora, esta terceira edição (o livro está fora do mercado desde 2016) de Um cachorro para Maya será mais movimentada, já que o cartunista, cineasta e ilustrador Caó coloca alegria, muita cor e animação em tudo o que faz. “A história do livro é simples, rica e densa”, define Roseana Murray.

Um cachorro para Maya

Ilustrado pelo baiano Caó Cruz Alves, os desenhos trazem ainda mais vida e verdade para a poesia da escritora, que costuma misturar sua poesia do cotidiano a temas universais, como a vida, morte e o amor.

A ligação da editora da Lago de Histórias, Helena Lima, com a obra é visceral. Um cachorro para Maya foi por algum tempo a leitura que a acompanhou no crescimento das filhas, Luiza e Stella, e é Helena quem assina a quarta capa da publicação. “Durante anos, essa linda e tocante história fez parte da minha vida. Nas escolas em que atuei como professora do Ensino Fundamental e, mais tarde, nas experiências da maternidade me emocionei junto com as crianças que bordaram meus dias de leitora e incentivadora da leitura. Li e reli Um cachorro para Maya inúmeras vezes e ele morou na minha mesa de cabeceira por muito tempo” testemunha Helena, sem saber se o mais gostoso era saborear a narrativa da escritora, ou dividir sonhos com as crianças.

LEIA  Como demonstrar emoções dos personagens

Um cachorro para Maya fecha com chave de ouro o segundo ano de trabalho da Editora Lago de Histórias, que em 2018 experimentou alegrias grandes para quem colocou o pé na estrada – ou os peixinhos para mergulhar– há tão pouco tempo. “O lançamento do livro vai ser também a nossa balada de encerramento e um momento de comemoração por um ano de tantas sementes plantadas e tanta colheita boa”, convida Helena.

Um cachorro para Maya

Editora: Lago de Histórias

Formato: 28×20 cm 

Páginas: 40 

Preço: R$ 39,90

Sessão de autógrafos (com música ao vivo e oficina de dobraduras)

15 de dezembro – sábado // 16h // Casa Cultural Lago de Histórias (R. Marechal Cantuária, 18 – Urca / Rio de Janeiro)

Escritora, crítica literária, jornalista e professora universitária. Trabalha com criação de textos e preparação de originais. Desenvolve cursos e palestras na área de Criação Literária e Escrita Criativa.

Ronize Aline

Escritora, crítica literária, jornalista e professora universitária. Trabalha com criação de textos e preparação de originais. Desenvolve cursos e palestras na área de Criação Literária e Escrita Criativa.

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *