Blog do Conexão Autor com Ronize Aline

31

out, 2016

Terror: conheça seus subgêneros

By: | Tags: , , | Comments: 2

Dia 31 de outubro, Halloween. Inexplicavelmente, ou não, a simples menção da data desperta aquela vontade de ver um filme de terror ou ler um livro do mesmo gênero. E se, de repente, der aquele desejo de também escrever um livro de terror? Parece simples: é só incluir montros, zumbis, sangue, muitos gritos e… mas espere! Livros do gênero são um pouquinho mais complexos do que isso. Há vários subgêneros que merecem ser conhecidos antes de você começar a escrever a sua história. Aproveite a data, então, e conheça os principais subgêneros do terror.

 

Subgêneros da literatura de terror

Ameaça sobrenatural: história de terror na qual as regras da existência normal não se aplicam, normalmente mostrando demônios, vampiros e lobisomens.
Assombrações: formato clássico centrado na aparição de fantasmas, demônios ou espíritos.
Contos sinistros: forma tradicional de terror que apresenta eventos estranhos e inquietantes. Um bom exemplo era o seriado Além da imaginação.
Criança em perigo: envolve a abdução ou perseguição de uma criança.
Crianças assustadoras: história em que crianças sob influência de forças sombrias voltam-se contra os adultos.
Fabulista: deriva das antigas fábulas, com objeto, animais ou forças da natureza antropomorfizados para apresentar uma lição moral.
Fantasia sombria: terror com elementos sobrenaturais e de fantasia.
Gosmento: estilo que abusa do sangue é abundante, que jorra de forma abundante.
Gótico: aproveita-se do cenário da Idade Média, recheado de imagens de decadência e ruína e episódios de aprisionamento e perseguição.
Histórico: histórias de terror situadas em um período específico e reconhecido da História.
Jovem adulto: terror focado no mercado juvenil, normalmente com heróis da mesma idade ou um pouco mais velhos do que o leitor.

LEIA  [blog tour] Publicar livros infantojuvenis: blog tour na Leitora Incomum

 

livros de terror

Mistério sombrio/noir: inspirado nas histórias de detetives durões, acontecem em um submundo de crime e ambiguidade moral.
Psicológico: baseado em uma mente humana perturbada, normalmente explorando realidades alteradas e insanas e exibindo um monstro humano com aspectos aterrorizantes, mas não sobrenaturais.
Realismo mágico: um subgênero inspirado nos autores latino-americanos, em que forças ou criaturas extraordinárias aparecem em um cenário de vida real normal.
Religioso: utiliza-se de ícones religiosos e da mitologia, especialmente anjos e demônios.
Tecnologia: histórias que trazem alguma tecnologia que fugiu ao controle, aventurando-se na expansão do domínio dos computadores, ciberespaço e engenharia genética.
Terror cômico: história de terror que satiriza as convenções do gênero.
Terror Sci-fi: ficção-científica com uma pegada sombria e mais violenta, normalmente girando em torno de invasões alienígenas, cientistas malucos ou experiências que deram errado.
Terror tranquilo: escrito de forma sutil, usa a atmosfera e os pequenos detalhes, em vez da descrição gráfica, para criar medo e suspense.
Vampiro erótico: cria uma relação entre sexualidade e vampiros, mas com ênfase na descrição gráfica e na violência.
Zumbis: apresentam mortos que retornam para atormentar os vivos.

É importante lembrar que muitas vezes esses sugêneros não aparecem isolados, mesclando-se em uma mesma história de terror.

Você conhece algum subgênero que não está aqui? Deixe nos comentários.

Escritora, crítica literária, jornalista e professora universitária. Trabalha com criação de textos e preparação de originais. Desenvolve cursos e palestras na área de Criação Literária e Escrita Criativa.

LEIA  Conheça os personagens básicos do romance

Comments

2 thoughts on “Terror: conheça seus subgêneros

  1. Priscila

    Cara, que legal. Não sou chegada a livros de terror, e super curti isso, não sabia que tinham todos esses subgerneros. Tem uns que gosto aí e nem sabia que entrava.
    Ai, gostei de saber… eu leio livros de terror rs
    beijos

    Responder

Leave a Reply

Recomendado
Recomendado
Mais uma chance para quem tem uma obra inédita e…

Warning: A non-numeric value encountered in /home/ronizeal/public_html/wp-content/plugins/ultimate-social-media-icons/libs/controllers/sfsi_frontpopUp.php on line 63
error:

Decole no mundo da criação literária

Receba esse KIT GRATUITO (avaliado em R$97) de recursos criativos essenciais para você dar os primeiros passos na sua jornada literária:

  • ebook Desbloqueio Criativo - como soltar sua imaginação
  • relatório Que tipo de enredo você quer?
  • scrips para estruturação da narrativa e dos personagens