fbpx

Assim como em qualquer carreira, a vida de escritora é feita de muito esforço e momentos de alegria que compensam os momentos difíceis. Recentemente um desses momentos de alegria invadiu o meu dia quando fui convidada para fazer a orelha do romance infantojuvenil Delta: um comando para o tempo, novo livro da autora Ana Cristina Melo, publicado pela Editora Bambolê e que terá lançamento amanhã, no Rio de Janeiro. Apesar de categorizado como infantojuvenil, Delta é daqueles que arrebatam qualquer coração apaixonado por literatura. Para colocar um pouco de água na boca, segue abaixo o texto que tenho a honra de figurar na orelha do romance. E quem estiver pelo Rio de Janeiro, não deixe de comparecer ao evento (informações no final do post).

 

Delta, uma ousadia literária

Escrever para jovens é uma ousadia. Se não fazemos parte da mesma geração, é uma ousadia. Se criamos uma obra que, além dos jovens, provoque encantamento também nos adultos, é uma ousadia. Escrever um livro como Delta:  um comando para o tempo foi uma tremenda, apaixonante e bem-sucedida ousadia de Ana Cristina Melo.

Com uma sólida trajetória na literatura infantojuvenil, Ana Cristina mostra nessa obra o controle cada vez mais acurado da pena literária. Ela não subestima o leitor, e esse é um dos segredos de o livro ser atraente também para o público adulto.  A narrativa, por exemplo, é cheia de referências à cultura pop, como o jogo War ou os filmes O náufrago e De volta para o futuro. Um deleite a mais em uma leitura repleta de pequenos tesouros a serem descobertos.

Mas não é apenas da ficção que vêm as referências presentes na história. Ana Cristina mescla realidade e ficção sem que haja uma fronteira rígida entre elas – a começar pelo tema, uma história que fala de informática como quem fala de namorados e festas de sábado à noite.

LEIA  [Resenha] A Incrível História dos Pupus

Uma janela no tempo: passado, presente e futuro amalgamados em uma narrativa que envolve suspense, romance e um tanto de cultura nerd – no melhor sentido da palavra. E Ana Cristina desfia sua história explorando diferentes formatos narrativos: diário, chat, flashback… Mais uma amostra da habilidade da autora em surpreender e encantar!

 

lançamento de Delta

 

Delta: um comando para o tempo
Ana Cristina Melo
Editora Bambolê, 2016
296 páginas

 

Lançamento: 03/09/2016
Local: Livraria da Travessa (Shopping Leblon, Rio de Janeiro)
Horário: das 16 às 19 horas

Delta: um comando para o tempo

Escritora, crítica literária, jornalista e professora universitária. Trabalha com criação de textos e preparação de originais. Desenvolve cursos e palestras na área de Criação Literária e Escrita Criativa.

Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado
O que você faria se recebesse uma caixa repleta de…
error: