fbpx

Um blog é a casa digital do autor. Por mais que ele seja ativo nas redes sociais e tenha milhares (ou até mesmo milhões) de seguidores, esses são espaços que pertencem a terceiros e cujas regras devemos respeitar. Já um blog é o NOSSO espaço. Somos nós que determinamos as regras e os formatos. É ali que temos total controle para divulgar nosso conteúdo. Se você ainda tem dúvidas da importância de um blog de autor, veja esse post que escrevi sobre o assunto. Mas não basta ter um blog, é preciso otimizá-lo para poder conseguir os melhores resultados. Veja nesse post algumas maneiras que irão fortalecer o seu blog.

 

Como otimizar um blog de autor

 

1. Coloque seu nome em destaque
Pode parecer estranho, mas há autores que, ao criarem o blog, optam por fazer um cabeçalho apenas com o nome do blog, sem colocar o seu próprio nome. Isso pode funcionar para outros tipos de blog, mas em um blog de autor, cujo principal objetivo é a divulgação da sua imagem, é fundamental que o seu nome esteja à vista. Isso gera lembrança e associação quando, por exemplo, o leitor estiver em uma livraria e vir um livro com o seu nome na capa.

 

2. Crie uma bio interessante
A página Sobre em um blog de autor é essencial. É ali que você vai dizer para os leitores quem é você. Poste uma bio com informações que considera essenciais para construir a sua imagem profissional. Algumas pessoas gostam de inserir dados como hobbies e ações solidárias das quais participa, a fim de dar um tom mais informal ao texto. Cabe a você decidir como quer mostrar-se e como quer ser percebido. Não se esqueça de incluir uma boa foto, afinal os leitores ficam curiosos para saber como o autor se parece.

LEIA  Deslanche sua carreira em 2015

 

3. Faça uma página de contato
Comentários não substituem uma página de contato. O espaço dos comentários é reservado para estabelecer uma conversa entre você e os demais leitores. Todos podem ver o que é postado ali e interagir. Já uma página de contato destina-se a oferecer uma forma de conversa particular com você, já que pode haver assuntos que o leitor não queira compartilhar com os outros. A página de contato pode trazer um formulário a ser preenchido ou direcionar o leitor diretamente para o seu endereço de email.

 

fortalecer blog de autor

 

4. Fale sobre seus livros
Um dos maiores erros que já vi em um blog de autor é a falta de informações sobre a obra do referido autor. Se o blog é a peça principal da Plataforma do Autor, é fundamental que ele mostre o seu trabalho. Afinal, não é por ele que você quer ser conhecido? Prepare uma página específica para você falar sobre seus livros, com imagem da capa, sinopse e, se houver, resenhas e declarações de outras pessoas (se forem conhecidas, melhor) sobre eles.

 

5. Linke o blog com o site
Blog de autor e site de autor têm funções completamente diferentes. Um site é uma ferramenta estática, com informações que não são atualizadas costantemente. Já um blog é uma ferramenta dinâmica, cujo objetivo é fazer com os leitores retornem constantemente a ele em busca de atualizações. Há quem opte por ter os dois (como é o meu caso) e há quem opte por ter apenas um deles. Há que construa um blog de forma que ele possa, também, englobar as funções do site. O importante é que se você tiver um site e um blog, eles estejam linkados. A forma mais comum, que é a que eu utilizo, é inserir o blog dentro do site e, dessa forma, permitir que os leitores naveguem entre um e outro com facilidade.

LEIA  7 passos essenciais para criar um blog de autor

 

6. Responda os comentários
Uma das grandes vantagens da ferramenta é a possibilidade de interação entre o autor e os leitores. Interação significa conversa. E conversa é uma oportunidade de conhecerem mais sobre você, de estabelecerem contato e criarem empatia. Então de que adianta abrir os comentários se você mesmo não participa das conversas? Se ignora o que estão falando no seu espaço? Fazer-se presente é uma excelente maneira de construir uma imagem positiva.

 

7. Poste regularmente
Como já falei, um blog é uma plataforma dinâmica. E mantê-la dinâmica significa publicar com regularidade, afinal queremos que os leitores retornem sempre para acompanhar as novidades. Se eles voltarem repetidas vezes e perceberem que não houve atualização, aos poucos se desinteressarão do seu espaço e até mesmo esquecerão de retornar. Por outro lado, se mantivermos as atualizações constantes, criamos o hábito de retornarem para ver o que de novo temos para dizer.

 

Você tem um blog? Conte pra gente como você o mantém dinâmico.

_________________________________________________________________________________________________

Não se esqueça de participar, até o dia 04/04/2016, da promoção da página do Conexão Autor no Facebook que está sorteando um kit imperdível. Entre e veja como participar.

sorteio kit conexão autor

7 maneiras de fortalecer um blog de autor

Escritora, crítica literária, jornalista e professora universitária. Trabalha com criação de textos e preparação de originais. Desenvolve cursos e palestras na área de Criação Literária e Escrita Criativa.

Classificado como:            

10 ideias sobre “7 maneiras de fortalecer um blog de autor

  • 01/04/2016 em 16:51
    Permalink

    Interessante. Eu já tinha ideia de alguns dos pontos mostrados aqui e a matéria me abriu os olhos para os outros! Obrigado!

    Resposta
    • 07/04/2016 em 17:32
      Permalink

      Olá, Michael.

      Que legal que o post vai lhe ser útil.
      Seja sempre bem-vindo por aqui.

      Abraços,
      Ronize Aline

      Resposta
  • 01/04/2016 em 22:37
    Permalink

    Oi, adorei as dicas de como fortalecer o autor vou imediatamente incluir o menu “sobre” no meu blog. Bjs

    Resposta
    • 07/04/2016 em 17:33
      Permalink

      Oi, Sandra.

      Sim, o “Sobre” é uma página muito importante no blog de autor.

      Seja sempre bem-vinda por aqui.

      Abraços,
      Ronize Aline

      Resposta
  • 05/04/2016 em 23:05
    Permalink

    Ronize,
    Muito legal esse espaço! Comecei meu blog recentemente e para mantê-lo dinâmico estipulei uma periodicidade pra atualizações (semanalmente, às quartas). Outra coisa que estou fazendo agora é buscar a colaboração de alguns amigos que também gostam de escrever para que as atualizações passem a ser mais recorrentes. Além disso, vamos ter a oportunidade de trocar público. O que acha da ideia (ainda acho estranho não acentuar mais essa palavra)?
    Sobre interagir com os leitores, acho muito, mas muito legal mesmo! Pena que os comentários sejam poucos (a ideia de colocar um espaço para contatos privados é uma que colocarei em prática). É extremamente gratificante saber que as “maluquices” que escrevemos tocam pessoas que nem conhecemos e que estão em diversas partes do Brasil e do mundo. Sou grato por cada acesso conquistado e receber um comentário me deixa ainda mais feliz!
    Bom, vou parando por aqui! Acho que já deu para perceber que gosto de “falar” bastante, né! Se puder, passe pelo meu blog e se gostar deixe um recadinho! Segue o linK:
    http://www.manifestoirracional.blogspot.com.br

    Eduardo Cabrini

    Resposta
    • 07/04/2016 em 17:37
      Permalink

      Olá, Eduardo.

      Que legal que você já tem um planejamento para o seu blog, isso é muito importante. E, sim, você está certo: contar com a colaboração é uma ótima tática, já que há esse compartilhamento de leitores.
      No começo os comentários são poucos mesmo, nem todos gostam de comentar. Preferem ler apenas.
      Mas não se preocupe com isso. Foque em oferecer algo legal para os que aparecem por lá.
      Pode deixar que vou conhecer seu blog.

      Abraços,
      Ronize Aline

      Resposta
  • 06/04/2016 em 00:33
    Permalink

    Oi, Ronize!
    Amo o seu blog e suas dicas. E fico feliz em saber que estou indo pelo caminho certo.
    Adoro interagir com os leitores que comentam no blog e procuro não falar só de mim mesmo, apresentando outros autores e livros.
    Abraços

    Resposta
    • 07/04/2016 em 17:38
      Permalink

      Olá, Ben.

      Que legal que os posts estão sendo úteis para você.
      E é isso mesmo, diversificar e interagir são dois comportamentos importantíssimos para quem bloga.

      Volte sempre por aqui.
      Abraços,
      Ronize Aline

      Resposta
    • 11/09/2016 em 21:27
      Permalink

      Olá, Patrícia.
      Obrigada pela carinhosa mensagem.
      Seja sempre bem-vinda.
      Abraços,
      Ronize Aline

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado
Uma das maiores dúvidas de quem escreve um livro e…
error: