livros para presentear crianças
Mercado Editorial

Blogmas #3 – 5 livros para presentear as crianças neste Natal

Na hora de presentear as crianças a dúvida fica sempre entre dar brinquedos – que fazem a alegria da garotada – ou dar roupas – que fazem a alegria dos pais. E que tal dar livros, que agradam a gregos e troianos, ou melhor, às crianças – que se divertem com eles – e aos pais – que entendem a importância da leitura e do desenvolvimento cultural de seus pequenos? Mas há tantos livros interessantes à disposição que, às vezes, escolher qual deles tem a ver com o perfil da criança é uma tarefa difícil. Por isso o Conexão Autor resolveu dar uma mãozinha e indicar 5 livros para presentear as crianças nesse Natal, um para cada tipo de pequeno leitor.

 

1. Para crianças chefs de cozinha

 

Tem criança na cozinha

 

A onda dos programas culinários na televisão atingiu até mesmo os pequenos. E entre os pioneiros, e de maior sucesso, está o “Tem criança na cozinha”, do canal Gloob. O programa ganhou fama com seus três apresentadores originais – Luisa, Eduardo e Luigi – mas já está na segunda geração, com os novos Drico, Thiago e Lara. A ideia é trazer receitas fáceis de serem feitas pelos pequenos e apresentadas de forma divertida, sempre ambientando o prato do dia aos costumes e história do local de onde provém. No meio disso tudo, brincadeiras e muito aprendizado.

 

Tem criança na cozinha

 

Pois agora é possível levar essa diversão para casa. A editora Ciranda Cultural, juntamente com o Gloob, lançou o livro Tem criança na cozinha – culinária divertida. O volume – com capa dura, em formato de fichário (o que facilita o manuseio pelos pequenos) e ricamente ilustrado e colorido – é um manual para crianças que querem iniciar nos dotes culinários, mas também atende àquelas que já têm alguma experiência. Nele é possível encontrar dicas sobre como se preparar antes de começar a cozinhar, curiosidades sobre diversos alimentos e instruções sobre medidas, utensílios e eletrodomésticos. As receitas estão divididas em: Pratos salgados para saborear, Doces para alegrar a brincadeira e Lanches para reunir os amigos. E todas vêm com fotos dos pratos e curiosidades sobre a preparação deles. Além disso, o livro ainda traz adesivos para serem usados em cada receita para, por exemplo, marcar as que tiveram sucesso e foram aprovadas. Sem dúvida, um guia essencial na estante de todo pequeno chef de cozinha.

 

2. Para crianças zen (ou que precisam aprender a ser)

 

o menino iogue - ioga

 

A prática da ioga tem atingido até mesmo os pequenos. Não raro é possível encontrar centros que já disponibilizam aulas para a criançada. E um dos pioneiros foi Antonio Tigre, conceituado mestre iogue carioca, que desenvolveu o método “Ioga e Jogos Teatrais” para as crianças. A ioga é um conjunto de conhecimentos de mais de cinco mil anos que busca harmonizar corpo e mente por meio de técnicas de respiração, posturas e meditação. Ao levar isso para as crianças, o objetivo é introduzi-los ao silêncio e à auto-observação em um mundo repleto de estímulos sonoros e visuais.

LEIA  A melhor editora para o seu livro

 

A editora Memória Visual trouxe Antonio Tigre e seu método para o encantandor livro As aventuras do menino iogue, visando a apresentar a complexa mitologia indiana e a iogra aos pequenos de forma lúdica, divertida e inusitada. O livro conta a história de Shridhara, um menino raro nascido em um castelo na Índia como filho de um Marajá. Sua missão é trazer novos conhecimentos ao mundo e ele nasce com o poder mágico de se comunicar telepaticamente com os animais. Shridhara parte em uma viagem rumo à montanha sagrada do Himalaia e descobre, por meio da ioga, o grande segredo do universo: a felicidade está muito perto de cada um, basta se conectar com o próprio coração.

 

o menino iogue - ioga

 

Ao mesmo tempo em que vai contando essa história, o livro vai apresentando os conceitos da ioga e suas posturas, sendo que nas últimas páginas o pequeno leitor encontra um divertido passo a passo para executá-las, além de introduzir alguns jogos iogues. Uma boa opção para crianças que demonstram interesse ou que os pais gostariam que desenvolvessem algumas de suas técnicas.

 

3. Para crianças apaixonadas por futebol

 

menino maluquinho por futebol

 

A dita paixão nacional atinge não apenas adultos mas também crianças, sejam meninos ou meninas. E é também a paixão de um dos personagens mais famosos da literatura nacional: o Menino Maluquinho, criado por Ziraldo. Depois do livro original, o autor ampliou o alcance de seu personagem para as mais diversas áreas, como mágicas, receitas, informática, universo… e uma delas é o futebol. Se é Menino Maluquinho, é maluquinho por futebol.

 

menino maluquinho por futebol

A editora Globinho, que publica a maioria dos livros do personagem, tem o Maluquinho por futebol, volume que traz diversas aventuras que têm o esporte nacional como tema. As histórias são apresentadas em formato de quadrinhos e trazem o adorável Maluquinho nas “histórias mais malucas sobre a maior paixão do Brasil”. Entre elas: Torcida molhada, Vamos bater uma bolinha e Futebol vale-tudo. Um livro que não pode faltar na coleção do Menino Maluquinho.

 

4.Para crianças nerd

 

Darth Vader e filho

 

Em época de lançamento do novo filme de”Star Wars, “O Despertar da Força”, não poderíamos deixar de fora um livro dedicado às crianças fãs do universo criado por George Lucas. Ou então aos filhos de fãs desse universo. E uma das passagens mais icônicas da saga é justamente quando Darth Vader revela a Luke que é seu pai (ok, se isso foi um spoiler para você, provavelmente passou os últimos vinte e poucos anos hibernando em alguma caverna a anos-luz do mundo real). “Eu sou seu pai” virou frase de efeito usada infinitamente nas mais diversas situações.

LEIA  Que tal aprender Como se faz ficção?

 

Darth Vader e filho

 

A editora Aleph trouxe alguns livros que abordam divertidamente essa relação pai-filho e pai-filha – no caso de Vader com a princesa Leia. Um deles é Darth Vader e filho, de Jeffrey Brown, um volume de capa dura que, reproduz diversas situações comuns entre pai e filho só que adaptadas ao universo Star Wars. O livro é todo ilustrado no estilo HQ, sendo que cada página traz um tema diferente: um jogo de futebol entre pai e filho, o filho construindo uma nave com blocos de montar e os dois visitando um zoológico. Imprescindível para o seu pequeno padawan.

 

5. Para crianças criativas

 

homenzinho narigudo

 

Livros nos instigam, nos fazem sair de nossa zona de conforto, nos movem além. Crianças habituadas a livros são constantemente estimuladas a ousar e expandir o pensamento. Uma boa técnica é pegar elementos comuns ou iguais e propor novas alternativas a eles. É o caso do livro 20 disfarces para um homenzinho narigudo, do designer gráfico e ilustrador Marcelo Martinez, publicado pela editora Nova Fronteira.

 

 

homenzinho narigudo

 

No livro, Marcelo utiliza um ícone comum ao universo da ilustração, o homenzinho narigudo, para propor às crianças quantas formas diferentes elas conseguem enxergar a partir desse desenho simples. Uma cobra equilibrista, uma bruxa sem vassoura, um pintinho sem mudança: não há limites para a imaginação. A cada página um novo desenho utilizando os mesmos contornos do homenzinho narigudo. Desenhos que nos surpreendem e nos mostram que sempre é possível fazer algo de forma diferente. E, ao final do livro, as crianças são convidadas a elaborarem a sua versão de ilustração a partir do homenzinho narigudo. Essencial para estimular a imaginação do seu pequeno leitor.

 

Qual dos livros acima melhor se identifica com as crianças que você conhece?

Escritora, crítica literária, jornalista e professora universitária. Trabalha com criação de textos e preparação de originais. Desenvolve cursos e palestras na área de Criação Literária e Escrita Criativa.

Ronize Aline

Escritora, crítica literária, jornalista e professora universitária. Trabalha com criação de textos e preparação de originais. Desenvolve cursos e palestras na área de Criação Literária e Escrita Criativa.

Leia também...

6 Comments

  1. Rozine, obrigada por indicar nosso Menino iogue. Ele foi das coisas mais amadas de 2015. Um sucesso estrondoso e é impressionante como a ioga está se difundindo na vida de adultos e crianças. Eu ADORO

    1. Camila,
      é um livro adorável e espero que mais pessoas venham conhecê-lo.

      Beijos.

  2. HAHAHAHAH que legal o livro do Darth Vader!
    E eu sempre adorei esse lance de cozinha, desde criança. Ah se todos os pais incentivassem a culinária na vida dos pequenos desde BEM pequenos. Hoje em dia até está na moda, né? Que bom!
    Adorei o post, super criativo!
    Um beijo, Rô!

    Bia

    1. Bia,
      o livro do Darth Vader é show!!! Ele pega momentos ícones dos filmes e os transporta para situações de pai e filho. Dá pra rir muito.
      Quanto à culinária, meu pequeno de sete anos ama cozinhar. Já fez várias aulas, inclusive com a Luisa e o Luigi, do programa. Esse mês ganhou um concurso de redação de um supermercado daqui cujo prêmio foi justamente um curso de culinária. E ele faz porque gosta, porque quase não come o que faz, quer que os outros comam.

      Beijocas,

  3. Adorei o Darth Vader e filho. É um ótimo presente (independentemente do natal) para se comprar.

    O disfarce para homem narigudo também é hilário.

    Gostei muito do post.

    Um abraço,

    Anderson Estevan

    1. São realmente livros muito interessante para qualquer época, Anderson.

      Que bom que gostou, volte sempre.

      Abraços,
      Ronize Aline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *