all hallows read - terror para crianças
Mercado Editorial

All Hallows Read: livros de terror para crianças

Amanhã, 31 de outubro, é dia de Halloween, uma data conhecida pelo sua famosa coleta de doces “gostosura ou travessura”. Com o tempo, outras áreas, que não apenas a das guloseimas, inspiraram-se no clima sombrio para também entrarem na festa. E na literatura o responsável por criar a divertida campanha All Hallows Read, que também é um estímulo à leitura, é o escritor Neil Gaiman. A ideia é aproveitar as comemorações do Halloween para incentivar a troca livros de terror, conforme publicado aqui no blog em edição anterior.

Este ano, o blog Pipoca Musical trouxe o projeto para o Brasil e está estimulando, por meio de uma campanha que inclui vídeos e até sorteio de kits, que você dê um livro de terror para alguém. Como aqui no Conexão Autor estamos, durante todo o mês de outubro, publicando a série Criança na Literatura, a proposta é que se dê um livros de terror para crianças.

all hallow reads - livros de terror pra crianças
Crédito: Raquel Moritz

Seleção de livros de terror para crianças

Não sabe que livros de terror dar para crianças? Não se preocupe, o Conexão Autor preparou uma seleção de indicações para você presentear o seu monstrinho, ops, o seu pequeno leitor:

Escola do Medo, Gitty Daneshvary (Editora Rocco)
Madeleine Masterson tem medo de insetos, especialmente de aranhas; Theodore Bartholomew morre de medo de morrer; Lulu Punchalower não suporta espaços fechados; e Garrison Feldman tem pavor de águas profundas. O que os quatro têm em comum? Enviados para um curso de verão na exclusiva e misteriosa Escola do Medo, eles terão que enfrentar os métodos nada ortodoxos da instituição para erradicar os medos mais pavorosos das crianças.

escola do medo - terro para crianças

João e Maria, Neil Gaiman & Lorenzo Mattotti (Editora Intrínseca)
A clássica história de João e Maria recontada de forma macabra por Neil Gaiman. Os dois irmãos, em uma época de guerra e fome, são abandonados à própria sorte por seus pais no meio de floresta. Tentando sobreviver, encontram uma velha senhora,também vítima da guerra, que é uma esfomeada e sonha em voltar a comer carne. Para crianças com mais de 10 anos.

joão e maria - terror para crianças

Goosebumps, R. L. Stine (Editora Fundamento)
Greg acha que a velha câmera que encontrou está com defeito. As fotografias sempre saem…diferentes.
Na foto que Greg tirou, o carro novo do seu pai apareceu todo destruído. Logo depois, o homem sofre um acidente que quase acabou completamente com o automóvel. É como se a câmera pudesse prever o futuro ou, pior, fizesse o futuro acontecer! Os amigos de Greg não acreditaram nessa história. Shari até o obrigou a fotografá-la na festa. Só que, quando a foto revelada, a garota não apareceu nela! Será que Shari sumiu para sempre?…

LEIA  O que todo autor deve saber antes de submeter um original para editora

goosebumps

O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares, Ransom Riggs (Editora Leya Brasil)
Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares vai deliciar adultos, adolescentes e qualquer um que goste de aventuras sombrias.

orfanato da srta peregrine - terror para crianças

O que existe antes que exista tudo, Liniers (Editora Girafa)
Neste livro, Liniers mostra o que uma criança pode imaginar após seus pais lhe desejarem boa noite e a luz do seu quarto ser apagada. Figuras estranhas começam a descer, uma a uma, ao redor de sua cama até que o “tenebroso e sem forma. Mais negro que a escuridão total”, que se identifica como “O que existe antes que exista tudo” toma conta do teto do seu quarto.

o que existe antes que exista tudo - terror para crianças

Ossos do ofício, Roger Mello (Editora Nova Fronteira)
Você sabe onde anda o Florisval? Pois é, está todo mundo querendo saber. Florisval é coveiro. Ele trabalha no cemitério e estava sempre por lá cuidando das coisas, arrumando, limpando, regando. Mas de repente uma ideia entrou na cabeça dele e aí… Um mistério pairou no ar. Ninguém sabe o que aconteceu. Você sabe? Neste livro diferente, Roger Mello nos envolve numa trama divertida e enigmática, com imagens coloridas que despertam a imaginação.

LEIA  João-de-Barro premia melhor livro com R$50 mil

ossos do ofício - terror para crianças

Vampiro – uma tenebrosa noite de sustos, doces e travessuras, André Vianco (Editora Rocco)
Na noite de 31 de outubro, Bia pede a ajuda de Pedro para resolverem o problema de Eric Depiro, um amigo incomum que vem sofrendo de uma terrível dor de dente. A história é bem leve e tem tudo a ver com o universo das crianças de hoje, principalmente as mais grandinhas, com mais de 9 anos.

vampiro_umatenebrosanoitedesustos

Quer mais dicas de livros de terror para crianças? Dê uma olhada nesse post.
Acesse também a página do projeto All Hallows Read no Brasil para outras sugestões, bem como a página no Facebook.

Esse post faz parte da série Criança na Literatura, em comemoração ao mês da criança. Perdeu os posts anteriores? Siga os links:

[1] Quer escrever para criança?

[2] Categorias de livros infantis: saiba onde sua história se encaixa

[3] A manta e as histórias que ajuda a aconchegar

[4] Leia para uma criança: Itaú distribui livros infantis

[5] Sete cartas de outro planeta chegam à Terra

[6] Quais são os gêneros da literatura infantil?

[7] 5 atitudes essenciais para fazer literatura infantil

[8] Como escrever diálogos para crianças

Escritora, crítica literária, jornalista e professora universitária. Trabalha com criação de textos e preparação de originais. Desenvolve cursos e palestras na área de Criação Literária e Escrita Criativa.

Ronize Aline

Escritora, crítica literária, jornalista e professora universitária. Trabalha com criação de textos e preparação de originais. Desenvolve cursos e palestras na área de Criação Literária e Escrita Criativa.

Leia também...

2 Comments

  1. Obrigada por apoiar <333333
    Que 2016 seja ainda mais assustador, muáháháháh, hahaha

    Bjss

    1. Sim, Raquel!

      Que em 2016 possamos espalhar ainda mais 😉
      E obrigada pela visita.

      Beijos,
      Ronize Aline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *