o escritor e o mercado editorial
Mercado Editorial

O Escritor e o Mercado Editorial mostra os caminhos para a publicação

o escritor e o mercado editorial

O escritor contemporâneo é um ser que conhece e participa muito mais de todo o processo produtivo do livro do que costumava participar em outras épocas. As novas tecnologias modificaram e expuseram as etapas da criação literária de tal forma que, à medida em que disponibilizam novas oportunidades, também aumentam a concorrência já que todos dispõem das mesmas ferramentas. Mais do que nunca está em vantagem o autor que conhece, além do seu próprio ofício, os meandros do mercado editorial.

O Escritor e o Mercado Editorial – Caminhos para a Publicação é o curso que a Estação das Letras, no Rio de Janeiro, oferece no mês de julho para escritores e demais profissionais da indústria livro que querem conhecer melhor as regras do mercado editorial. As aulas acontecerão nos dias 14, 15 e 18 de julho, das 19 às 21 horas, e serão ministradas por Maria Amélia Mello, editora da José Olympio/Grupo Record, Julio Silveira, editor da Ímã Cultural e Ninfa Parreiras, autora infantil e juvenil.

Programação de O Escritor e o Mercado Editorial

O objetivo do curso é mostrar como funciona a indústria do livro e o mercado editorial, os diferentes papéis (autor/editor/indústria) e suas convergências e o que significa ser autor hoje em dia. Além disso, também serão abordados os caminhos possíveis para ter um livro publicado e lido e as principais etapas da viagem que o livro percorre na atualidade desde o original até a mesa do editor. A programação das aulas é a seguinte:

14/07 – Da análise, seleção de originais, escolha e lançamento de livros. Gêneros e mercado: ficções, clássicos e ensaios – com Maria Amélia Mello

15/07 –  O presente e o futuro do livro no mercado virtual: o que esperar do autor, o que esperar do editor – com Julio Silveira

LEIA  Prêmio Saraiva busca novos talentos

18/07 – O mercado de livros infantis e juvenis – com Ninfa Parreiras

O valor do curso O Escritor e o Mercado Editorial – Caminhos para a Publicação é de R$400,00 dividido em duas vezes. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (21)3237-3947 ou pelo site www.estacaodasletras.com.br. A Estação das Letras fica na Rua Marquês de Abrantes, 177, no Flamengo (Rio de Janeiro).


Escritora, crítica literária, jornalista e professora universitária. Trabalha com criação de textos e preparação de originais. Desenvolve cursos e palestras na área de Criação Literária e Escrita Criativa.

Ronize Aline

Escritora, crítica literária, jornalista e professora universitária. Trabalha com criação de textos e preparação de originais. Desenvolve cursos e palestras na área de Criação Literária e Escrita Criativa.

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *