Pixar e as 22 regras narrativas

Contar uma boa história, daquelas que se tornam inesquecíveis, é uma arte. E não importa de que meio estamos falando: literatura, cinema, teatro, televisão e outras tantas formas de expressão. Por isso, as técnicas, experiências e dicas usadas em uma mídia podem muito bem serem transpostas para outras, já que os sentimentos e emoções são universais.

Muita gente já deve ter visto por aí as famosas 22 regras narrativas da Pixar. Mas muitos podem não ter visto. E boas dicas são sempre bem-vindas, por isso hoje aqui estão elas, seja para você conhecê-las, seja para relembrá-las e colocar em uso.

pixar e as 22 regras narrativas

A Fórmula Pixar

A Pixar é a produtora responsável por inúmeras animações de sucesso nos últimos anos. Só para lembrar algumas: Toy Story, Monstros S.A. Procurando Nemo e Up – Altas Aventuras. Ou seja, é mestre em contar histórias emocionantes.

Quem divulgou as 22 regras narrativas foi Emma Coats, que trabalhou na Pixar e revelou no Twitter o que torna os desenhos tão memoráveis. Essas dicas ficaram conhecidas como a Fórmula Pixar.

Vamos, então, às 22 regras narrativas da Pixar (retiradas daqui):

1. Você admira mais um personagem por suas tentativas do que pelo seu sucesso.

2. É preciso ter em mente o que lhe interessa como espectador, não o que o diverte como escritor. Podem ser coisas diferentes.

3. Definir um tema é importante, mas você só saberá sobre o que é sua história quando chegar ao fim. Então reescreva.

4. Era uma vez um/uma __________. Todo dia _________________. Um dia ________________. Por causa disso _____________. Por causa disso _____________. Até que finalmente ________________.

5. Simplifique. Foque. Combine personagens. Não se desvie do principal. Pode parecer que esteja perdendo material valioso, mas isso o deixará mais livre.

6. Em que o seu personagem é bom e o que o deixa confortável? Jogue-o para o lado oposto. Desafie-o. Como ele lida com isso?

7. Crie o final antes de saber como será o meio. Sério. Finais são difíceis, então adiante seu trabalho.

8. Termine sua história e deixe-a seguir mesmo que não esteja perfeita. Siga em frente. Faça melhor da próxima vez.

9. Quando você estiver empacado na história, crie uma lista do que não poderia acontecer. Muitas vezes é assim que aparecerá como você pode seguir adiante.

filmes da Pixar

10. Separe as histórias que você gosta. O que você gosta nelas é uma parte de você. É preciso reconhecer isso antes de usá-la.

11. Colocar no papel ajuda a começar a consertar as falhas. Se deixar na sua cabeça até a ideia se tornar perfeita, você nunca compartilhará com ninguém.

12. Descarte a primeira coisa que lhe vier à cabeça. E a segunda, a terceira, a quarta e a quinta. Tire o óbvio do caminho. Surpreenda-se.

13. Dê opiniões a seus personagens. Ser passivo e maleável pode parecer agradável enquanto você escreve, mas é um veneno para o público.

14. Por que você deve contar ESTA história? Qual é a crença que queima dentro de você e que ela alimenta? Esse é o coração da história.

15. Se você fosse um personagem nesta situação, como se sentiria? Honestidade dá credibilidade a situações inacreditáveis.

16. O que está em jogo? Dê-nos uma razão para nos importarmos com o personagem. O que acontecerá se ele não tiver sucesso? Coloque as probabilidades de fracasso.

17. Nenhum trabalho é perdido. Se não está funcionando, deixe pra lá e siga em frente – poderá ser útil mais tarde.

18. É preciso conhecer-se: a diferença entre fazer o seu melhor e ser espalhafatoso. Histórias são para testar, não para refinar.

19. Coincidências que colocam os personagens em problemas são ótimas, coincidências que os tiram de problemas são uma trapaça.

20. Exercício: desconstrua um filme que você não gosta e reconstrua-o de um jeito que você goste.

21. Você deve se identificar com seus personagens e suas situações, e não apenas escrevê-los. O que faria com que você agisse daquela maneira?

22. Qual a essência da sua história? Qual a forma mais econômica de contá-la? Se você sabe, comece a construí-la  a partir daí.

Com qual dessas regras você concorda? E com qual discorda?

Tags: | | |

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

ESCREVA HISTÓRIAS INESQUECÍVEIS

BAIXE AGORA GRATUITAMENTE A FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA QUEM QUER FISGAR O LEITOR DO INÍCIO AO FIM

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Ronize Aline
Ronize Aline

Ronize Aline é escritora e consultora literária. Já foi crítica literária do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e trabalhou como preparadora de originais para várias editoras nacionais. Atualmente orienta escritores a desenvolverem suas habilidades criativas e criarem histórias com potencial de publicação.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

error: Content is protected !!