fbpx

Você ainda acredita naquela velha imagem do escritor recluso, que precisa isolar-se para melhor seguir sua carreira? Sinto informar que os tempos mudaram e, se você ainda resiste à nova realidade do mercado, talvez esta seja a hora de você finalmente encarar a verdade: estamos na era do escritor-empreendedor. Para os autores mais antigos e consagrados talvez isso não faça o menor sentido, pois eles vieram de uma época em que escritor apenas escrevia, deixando o resto para a editora. Para o resto de nós, faz o maior sentido, sim. Por isso hoje vim apresentar o curso Blog de Autor: como construir uma plataforma de sucesso.

Existem quatro categorias nas quais você pode se encontrar atualmente: autor com contrato com uma grande editora, autor com contrato com uma pequena editora, autor auto-publicado e autor inédito. Se você está em uma grande editora, parabéns! Ela certamente tem muito mais recursos de promoção e divulgação, mas também tem muito mais escritores  e obras para trabalhar. Logo, se você não é a estrela da editora, provavelmente o que vai conseguir é a divulgação padrão, nada de mais. Se você está em uma pequena editora, é provável que tenha maior acesso aos editores, já que os escritores lá são em menor número. Mas os recursos também são menores. E por mais que haja boa vontade, nem sempre há orçamento disponível para colocar os planos em prática.

Blog de Autor: como construir uma plataforma de sucesso

Se você tiver optado pela auto-publicação, já deve ter percebido o que vou dizer aqui. De nada adianta publicar um livro e ele não chegar até os leitores. Seja em papel ou digital, há muito trabalho a ser feito depois de o livro estar pronto. E, se você ainda se encontra na última categoria, a de autor inédito, sabe muito bem como é difícil conseguir um lugar ao sol. E, tenho de dizer, as coisas não melhoram depois que publicar seu primeiro livro. Na verdade, a batalha fica ainda mais acirrada. Mas pode ficar mais fácil se você tiver um blog de autor.

LEIA  Nouvelles du Brésil: minha participação em coletânea francesa

Acho que já deu para perceber onde quero chegar, não é? Seja em que estágio da cadeia produtiva da literatura você se encontre, é imprescindível ser um escritor que trabalha a sua imagem e consegue sua parcela de visibilidade neste mercado. A nosso favor, temos as novas tecnologias que, com a popularização das mídias sociais, colocaram à nossa disposição uma infinidade de recursos que nos ajudam a nos transformarmos nesse novo profissional. Mas justamente por serem tantas as possibilidades, muitas vezes ficamos perdidos, sem saber qual estratégia utilizar.

Blog de Autor: o curso

A partir da minha experiência com o blog da Ronize Aline, e dos resultados obtidos a partir dele, fui convidada a ministrar um curso sobre blog de autor que visa justamente a dar o pontapé inicial numa estratégia de fortalecimento da sua marca através das mídias sociais. Apesar de muitos acharem que não há mais espaço para blogues depois do surgimento de redes como Facebook e Twitter, eles nunca foram tão necessários para a construção de uma plataforma sólida que lhe permita estar em contato com seus leitores, futuros leitores e prováveis seguidores. O grande diferencial é que este é curso pensado especificamente para escritores – publicados ou inéditos – que querem, e precisam, consolidar sua imagem através de uma sólida presença online.

Se você está convencido de que precisa urgentemente começar a trabalhar sua imagem nas mídias sociais, é por aqui que deve começar – com um blog de autor (e é sobre ele que trata o curso). Mas se você ainda não se convenceu da necessidade de sair da sua reclusão e mostrar-se digitalmente, só gostaria de lembrá-lo que seus concorrentes já perceberam isso e, neste exato momento, estão planejando a próxima estratégia de divulgação online.

LEIA  Como ser descoberto na internet
Foto: Nucom/UniCarioca
Foto: Nucom/UniCarioca

O curso Blog de Autor: como construir uma plataforma de sucesso, promovido pela Editora Oito e Meio, ensina como construir uma presença online sólida, criar impacto com o conteúdo divulgado atraindo leitores e seguidores, ao mesmo tempo em que fortalece sua carreira e sua imagem. Veja o que será abordado:

  • Como definir os objetivos da sua plataforma online

  • Primeiros passos na construção de um blog

  • De onde vêm os visitantes: entendendo os diferentes tipo de tráfego

  • Sobre o que escrever: categorias e tópicos

  • Como criar posts de impacto

  • Formas de engajar seus leitores

  • O que é SEO e por que tenho de me preocupar com isso

  • Criando incentivos para subscreverem seu blog

  • Guest Post: compartilhando leitores

  • Blog tour: faça uma turnê literária sem sair de casa

  • Medindo o desempenho da sua plataforma

Então, se você está no Rio de Janeiro, que tal aproveitar o curso Blog de Autor e estrear profissionalmente no meio digital?

Serviço

Data: 05/04/2014
Horário: 9 às 12h e 13 às 17h
Valor: R$200,00
Local: Editora Oito e Meio (Travessa dos Tamoios, 32 C, Flamengo, Rio de Janeiro)
Informações: (21) 98178-7000
contato@editoraoitoemeio.com.br

Blog de Autor: construa uma imagem de sucesso

Escritora, crítica literária, jornalista e professora universitária. Trabalha com criação de textos e preparação de originais. Desenvolve cursos e palestras na área de Criação Literária e Escrita Criativa.

Classificado como:            

2 ideias sobre “Blog de Autor: construa uma imagem de sucesso

  • 09/09/2014 em 22:03
    Permalink

    Oi, fiquei interessada no curso, mas, infelizmente, cheguei tarde.
    Você pretende repetir o curso?

    Resposta
    • 10/09/2014 em 15:14
      Permalink

      Olá, Thais.
      Ainda não há novas datas no momento, mas quando tiver algo divulgarei aqui.
      Abraços,
      Ronize Aline

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado
Rafael Gallo, autor vencedor do Prêmio SESC de Literatura de…
error: