Blog do Conexão Autor com Ronize Aline

2

jan, 2014

Como estruturar um romance – o guia definitivo

By: | Tags: , , , | Comments: 23

Como estruturar um romance – o guia definitivo.

Que tal aproveitar o início de um novo ano para tirar aquele projeto de livro da gaveta? Você teve uma ideia brilhante, tomou o cuidado de anotar para não esquecer mas, até hoje, não se dispôs a transformá-la em uma história de verdade. Agora imagine a sua ideia desenvolvida em uma narrativa com personagens carismáticos, trama inspiradora e cenas envolventes. Imaginou? Imaginar a história pronta é mais fácil do que começar a escrevê-la de fato, não é mesmo? Muitos desistem justamente por que não sabem como e por onde dar início ao processo de escrita. Pensando que 2014 é um ótimo ano para você tornar seu livro realidade, resolvi fazer esse primeiro post do ano sobre como estruturar um romance. Este é o primeiro passo para dar início à sua história.

Descubra o passo a passo para estruturar um romance

Há escritores que simplesmente escrevem. Eles não planejam, não montam uma estrutura para a história, não fazem um esboço da narrativa. E isso funciona para eles. Muitos sequer saquem como a história irá terminar. Há uma infinidade de outros, no entanto, que preferem ter total controle sobre os rumos da sua escrita. Vários estudos ao longo dos anos têm analisado a produção de autores que conseguiram alcançar milhares de leitores com suas obras, e um ponto em comum encontrado nesses estudos é que esses autores dedicaram algum tempo para estruturar um romance antes de escrevê-lo.

Estruturar um romance, embora para alguns possa parecer perda de tempo, contribui para organizar a escrita, evitar problemas de enredo e até mesmo poupar tempo, já que antecipa ações que serão desenvolvidas mais para frente. A partir da estrutura clássica de três atos, Michael Hauge – autor, consultor para romances, projetos de TV e roteiros filmes de Hollywood, tendo trabalhado com os maiores estúdios cinematográficos e estrelas como Julia Roberts, Will Smith e Morgan Freeman – desenvolveu uma estrutura de seis estágios quem vem sendo muito utilizada na área literária. Essa estrutura é baseada em cinco pontos de virada, que são os momentos em que o personagem enfrenta acontecimentos inesperados e o enredo toma outro rumo. Essa estrutura serve para qualquer gênero e os pontos de virada estão sempre no mesmo lugar em relação à história, apenas adaptando-os à quantidade de páginas. Então, pronto para dar início ao seu livro? Veja abaixo como estruturar um romance e mãos à obra!

como estruturar um romance

Arte sobre foto do Tumblr

Primeiro Ato

Estágio 1 – Introdução (0 a 10% do livro)

LEIA  SORTEIO: Ganhe um kit do Conexão Autor

Nesse primeiro momento o personagem principal, ou protagonista, é apresentado ao leitor. Fica-se sabendo como ele vive e quais suas motivações. É preciso despertar no leitor algum tipo de emoção em relação a ele: simpatia, medo, temor, preocupação… O cenário onde ocorre a história também é mostrado nesse momento.

Ponto de Virada 1 – Oportunidade (10% do livro)

Aqui ocorre algum evento que fará o personagem desejar algo e iniciar a sua jornada.

Estágio 2 – Nova Situação (10 a 25% do livro)

O personagem reage ao evento apresentado. Ele se familiariza com a situação, desenvolve um plano e está entusiasmado e confiante em seu sucesso, até começar a perceber que as coisas não serão tão fáceis.

Ponto de Virada 2 – Mudança de Planos (25% do livro)

Algum outro evento acontece, desta vez transformando o desejo do personagem em um objetivo definitivo.

Segundo Ato

Estágio 3 – Progresso (25 a 50% do livro)

Os planos do personagem começam a dar resultado. Ele consegue o que pretendia, mesmo havendo alguns conflitos pelo caminho. Está ainda mais confiante.

Ponto de Virada 3 – Ponto sem Retorno (50% do livro)

Neste ponto, o personagem poderia desistir e voltar para casa. Mas algo o faz comprometer-se ainda mais com seu objetivo. E agora não há mais volta.

Estágio 4 – Complicações e Riscos Maiores (50 a 75% do livro)

Está cada vez mais difícil para o personagem alcançar seu objetivo. O conflito cresce ainda mais e parece que ele não conseguirá chegar ao final, tendo muito mais coisas a perder, ao final de contas.

Ponto de Virada 4 – O Grande Revés (75% do livro)

Neste momento o personagem é confrontado com seu antagonista e parece que tudo está perdido. Resta a ele sua última cartada e ira para o tudo ou nada.

LEIA  [Resenha] Arco-íris em preto e branco: fábula do patinho feio adolescente

Terceiro Ato

Estágio 5 – Reta Final (75 a 90/99% do livro)

Apesar de estar esgotado, o personagem precisa usar todas as suas forças para atingir sua meta. O ritmo da narrativa acelera-se com os riscos ao extremo e, parece que nada dá certo para ele.

Ponto de Virada 5 – Clímax (90/99% do livro)

Aqui acontece o momento decisivo entre o personagem e seu antagonista. Pode ser que aqui resida o pior obstáculo mas, então, o personagem conseguirá resolver o conflito de maneira definitiva.

Estágio 6 – Conclusão (100% do livro)

Após atingir seu objetivo, o que acontece com o personagem? É preciso mostrar como ele prossegue após o final da jornada, retornado à sua vida agora mudada pelos acontecimentos.

Não importa o gênero ou o tamanho da sua história, essa estrutura será perfeita para ela. Quanto ao percentual reservado a cada estágio, ele se manterá o mesmo, apenas adaptado à quantidade de páginas. E, para facilitar a sua vida, o blog da Ronize Aline criou um infográfico que ajuda na visualização dos estágios e pontos de virada. Mantenha-o sempre à mão e você verá como é fácil estruturar um romance e usá-lo para criar um história realmente memorável.

 

como estruturar um romance

Conte para nós se você já costuma estruturar um romance antes de escrevê-lo.

Escritora, crítica literária, jornalista e professora universitária. Trabalha com criação de textos e preparação de originais. Desenvolve cursos e palestras na área de Criação Literária e Escrita Criativa.

Comments

23 thoughts on “Como estruturar um romance – o guia definitivo

  1. Y.N. Daniel

    Antes de escrever, costumo realizar uma pesquisa que dura de seis meses a um ano. Ao longo da pesquisa, o romance vai se estruturando naturalmente.
    Em geral eu sei o início e o fim do livro, mas não faço ideia de como será o meio; mas isso não me aflige. Para mim, não saber o que vai acontecer no meio é ótimo.

    Responder

    • Ronize Aline

      Legal, Daniel. Com essa pesquisa a estrutura vai se delineando mesmo. E é legal quando vamos escrevendo e o próprio livro vais nos supreendendo por caminhos inesperados, mesmo sabendo onde vamos chegar ao final.
      Abraços
      Ronize Aline

      Responder

  2. Walter

    Quando escrevi o meu primeiro livro, sequer tinha noção do que ocorreria na próxima linha. Achei este método de escrita assaz estressante e demorado. Hoje em dia, em meus novos projetos, dou predileção a estruturar minha narrativa. Deste modo eu passo a conhecer melhor meus personagens, além de tantos outros benefícios.
    Seu blog é uma excelente fonte de conhecimento a nós, novos escritores.
    Um excelente 2014 a você, Ronize.

    Responder

    • Ronize Aline

      Olá, Walter.
      Obrigada pela visita.
      A estruturação tem inúmeras vantagens quando bem aplicada. É só preciso deixar um espaço para o imprevisível, mas ter uma diretriz organiza o trabalho, sim.
      Fico feliz que esteja gostando do blog.
      Seja sempre bem-vindo e um ótimo 2014 para você também.
      Abraços
      Ronize Aline

      Responder

  3. Ana Paula Gualberto Cabral

    Olá,

    Estou adorando o Blog! Acabei de ver alguns posts que tem o tema relacionado com o que eu preciso, mas ainda estou muito indecisa! Não é tão fácil escrever, são vários detalhes, mas tenho esperança de que tudo se ajeite e se transforme em um livro no final.
    Uma coisa que gostaria de saber é sobre como seria a publicação de um livro, vejo muitos posts sobre esse assunto, mas a maioria é igual, desinteressante e ainda falam só superficialmente sobre o assunto.
    Abraços, Ronize!

    Responder

    • Ronize Aline

      Oi, Ana Paula.

      Obrigada pela participação. A questão da publicação é um assunto que interessa a muita gente, por isso já há um post programado sobre isso para breve. Fique atenta e se depois ainda continuar com alguma dúvida, é só continuar perguntando.

      Abraços,
      Ronize Aline

      Responder

  4. Ricardo Ramos

    Otimo blog! Tenho várias idéias para um romance e com as dicas do blog sobre estrutura, criação de personagens estão me enriquecendo muito.

    Responder

  5. Lais Helena

    Sempre tive o costume de planejar meus livros antes de escrevê-los (e reescrevê-los e reescrevê-los), mas nunca tive em mente essa estrutura; ela decerto auxiliará no planejamento do meu atual livro. Abraços!

    Responder

  6. P. Santana

    Professora Ronize Aline, boa tarde.
    Já tenho a feliz experiência em publicar um livro. De colocar no
    mundo um “filho” dileto que nasceu de “reprodução assexuada”, que é a forma com que encaro
    a publicação de um livro. este filho vai para o mundo e cada elogio que recebemos pela sua existência,
    provoca em nosso ego a maior das felicidades. É muito bom. Somente aqueles que já tiveram
    o prazer de chegar a tal triunfo tem a noção do que estou dizendo.
    Minha obra é composta de crônicas. Via de regra vou até o ambiente externo buscar os personagens
    e suas histórias para contar. Porém, sempre me instigou o desafio de produzir um romance. Também, sempre me vi sem ter como roteirizar o desenvolvimento de histórias paralelas e cruzadas para uma obra de maior fôlego. Acidentalmente deparei-me com seu blog, pelo qual a parabenizo.
    Agradeço pelas dicas de como formular a estrutura. Assim o farei.
    Se possível, gostaria de ter um endereço para o qual pudesse enviar-lhe um volume de livro de minha
    autoria, até como forma de agradecimento.
    Agradecido,
    Paranahyba Santana

    Responder

  7. Robson Zimmermann

    Estou escrevendo meu primeiro livro, sinto que um dos problemas que estou enfrentando por falta de planejamento, é o atropelamento dos acontecimentos.

    Vou levar esse material comigo e espero que as coisas se aprumem, na medida em que rescrevo ele.

    Muito obrigado por dividir esse conhecimento.

    Responder

  8. E. N. Andrade

    No meu primeiro romance, não fiz planejamento algum, apenas escrevia sem anotar nada e até que deu certo, terminei em 2012, mas de lá para cá venho fazendo inúmeras reedições, mudanças e acréscimos, creio que deixei muita coisa passar, mas quanto mais mudo, mais quero mudar, para dar um basta nisso e transformar meu romance no que eu sempre quis, estou seguindo dicas do seu blog, espero que com o plot e outras coisas, como esse planejamento de estrutura do romance, eu consiga chegar em um original como sempre sonhei. Muito obrigado Ronize, o seu trabalho é espetacular.

    Responder

  9. George Ayres

    Interessante. A estrutura da narrativa costurada com a história e o conjunto de ideias me faz escrever mais. Pretendo escrever um romance esse ano (2016), há várias ideias borbulhando na minha cabeça, tenho que filtrar e organizar uma narrativa em cima disso.

    Responder

  10. Fabiana

    Esclarecedor. De abrir a mente para quem é iniciante. Adorei. Todos os artigos, aliás. Transparência de quem não tem medo de compartilhar. Parabéns pelo excelente trabalho.

    Responder

  11. Andréia Cardoso

    Oi Ronize! Parabéns pelo blog e pelas dicas!
    Estava pesquisando sobre editoras e acabei caindo no seu site, e simplesmente adorei … já está no favoritos!! Enfim, há tempo tenho dois livros(de romance) na gaveta, já empoeirados posso dizer, mas lendo alguns post/ muitas dicas do seu site, me encorajou de tentar enviá-los para alguma editora, claro que antes revisá-los. Parabéns pelo blog e sucesso sempre!

    Ah, minha filha já leu seu livro 🙂

    Abraços,
    Andréia Cardoso

    Responder

    • Ronize Aline

      Olá, Andréia!

      Que legal! Muito obrigada pela visita! Fico feliz que o blog tenha lhe encorajado a seguir adiante. E mais feliz ainda por sua filha já ter lido meu livro. Qual deles ela leu? Gostou?

      Abraços,
      Ronize Aline

      Responder

  12. Patricia

    Oi, Aline. Tudo bem??

    Eu gostaria de te agradecer muitíssimo por esse post, certamente vai me ajudar bastante! Estou escrevendo um romance no wattpad e fiz muitas pesquisas sobre o meu tema e sobre escrita, o interessante é que até agora(estou provavelmente na metade do livro, ou perto disso) segui direitinho o seu infográfico mesmo sem conhecê-lo, porém agora estou um pouco perdida sobre como continuar…Sei como a historia vai terminar, mas o caminho até lá ainda está um pouco nebuloso, haha. Por isso resolvi voltar a pesquisar sobre a escrita, processo criativo e o que mais for necessário para dar continuidade ao livro sem perder o foco, o rumo e os leitores, rsrs. Muito obrigada mesmo, acho que o que eu li aqui vai me ajudar a organizar as ideias sem perder tanto tempo, pq ele está escasso!
    Boa semana para vc!
    Patrícia Fialho

    Responder

  13. Brito Santos

    Caríssima “Ronize Aline”. O blog está cada vez mais bonito e organizado. Não pare com esse trabalho, tem me ajudado muito. Não me recordo se já fiz algum comentário antes, mas tenha certeza, já passei por aqui várias vezes. Rs.

    Estou pesquisando sobre: “Estruturação” das histórias, e também sobre “Construção das Cenas”.
    Que bom que encontrei esse material aqui no seu site.

    Duas questões.
    01-
    Quando eu estava lendo, apareceu um banner pop-up com um pequeno formulário que preenchi, prometendo me enviar alguns brindes. Isso foi ontem, se não me engano era um e-book sobre esse assunto. Esse artigo pelo que vi, é de “2014”. Então, se não tiver mais, sem problemas ok. ; )
    Mas, caso tenha ainda esse material. Será que pode me enviar por favor (rbsatende@gmail.com).

    02 –
    Tem algum livro que já tenha lido, ou que conheça sobre o assunto para me indicar. Se for um que trate especificamente sobre “estruturação”, melhor ainda. Ou mesmo que seja apenas um texto, ou uma apostila, estará de bom tamanho.
    E também, sobre o “Desenvolvimento de cenas”. Detalhes sobre a construção e, o desenvolvimento das cenas.

    Obrigado.
    Amor, Paz, Luz e Namastê.

    Brito Santos.

    Responder

Leave a Reply

Recomendado
Recomendado
Retrospectiva 2013: os posts de mais sucesso no ano que…

Warning: A non-numeric value encountered in /home/ronizeal/public_html/wp-content/plugins/ultimate-social-media-icons/libs/controllers/sfsi_frontpopUp.php on line 63
error:

Decole no mundo da criação literária

Receba esse KIT GRATUITO (avaliado em R$97) de recursos criativos essenciais para você dar os primeiros passos na sua jornada literária:

  • ebook Desbloqueio Criativo - como soltar sua imaginação
  • relatório Que tipo de enredo você quer?
  • scrips para estruturação da narrativa e dos personagens