Sr. Brioche
Resenhas

[Resenha] Descubra o segredo do Sr. Brioche

Descubra o segredo do Sr. Brioche.

Você já reparou como fala-se em comida nessa época do ano? Rabanadas, peru, tender, panetone, chocolate… Tentações por todos os lados. E cada cozinheiro coloca em sua criação um toque único, algo que o diferencia dos demais. Por isso algumas criações gastronômicas são inigualáveis, alçando seus criadores à fama. Hoje quero fazer-lhe um convite para conhecer Sr. Brioche, um desses cozinheiros que ficou muito famoso por conta de seus pratos.

A receita de sucesso do Sr. Brioche, o livro

Literatura e culinária sempre deram um bom caldo, com a liberdade do trocadilho. Duas artes que dependem de se misturar os ingredientes certos, e na medida certa, para gerarem verdadeiras obras-primas. Pois literatura e culinária é o que compõem A receita de sucesso do Sr. Brioche, livro infantil de Mahani Siqueira e ilustrações de Bruna Assis Brasil (Editora Memória Visual). De forma divertida e bem temperada, a história conta como o cozinheiro do título se tornou um renomado chefe de cozinha mesmo sem dominar tão bem assim a arte de descascar cebolas, misturar os ingredientes e controlar os segredos do fogão.

Sr. Brioche

“Para dormir, o pequeno Brioche sempre precisava ouvir uma ou duas receitas de um livro imenso que sua mãe guardava no armário da cozinha. E a brincadeira favorita dele era adivinhar quais ingredientes faziam parte dos almoços da família.” Dessa forma nos é apresentada a infância do cozinheiro, que desde pequeno sabia o que queria ser na vida. Só o que não sabia é que lhe faltava o talento para isso. E assim, brincando com as palavras como quem inventa uma nova receita, Mahani vai contando o que aconteceu com o sonho daquele menino diferente: “A carreira do Sr. Brioche começou em fogo baixo e com tempero meio sem graça. Mas ele sabia muito bem que teria de passar por um petisco amargo se quisesse chegar ao prato principal”.

LEIA  Dia das crianças: dê livro de presente

Entre um emprego de descascador de bananas para orangotangos aqui, de ator em uma propaganda de geladeiras ali, Sr. Brioche seguia usando temperos inusitados e ingredientes apimentados para criar receitas esdrúxulas, sempre com a ajuda de sua assistente Baguete, uma cachorrinha que aprendeu as artes culinárias como nenhum outro cão no mundo. O autor cria um clima de nonsense em sua narrativa, que é reforçado pelas belas ilustrações de Bruna Assis Brasil, que reproduzem com criatividade o caos que é o trabalho de nosso protagonista. E quando, finalmente, ele decide abrir seu próprio restaurante, o resultado é uma frustrada inauguração. Afinal, nunca ninguém provara o que ele inventava.

Mas então, quando tudo parecia perdido, Sr. Brioche tem uma grande ideia, como só os grandes criadores são capazes de ter. Uma ideia singular, que vai na contramão do que se espera de um grande cozinheiro. Uma reviravolta que salva a carreira do nosso herói, o transforma em personalidade e fecha com sabor adocicado essa história deliciosa como rabanadas em noite de Natal. Aos que estão curiosos para saber qual a receita de sucesso do Sr. Brioche, recomendo o livro como leitura obrigatória para inspiração na hora de escrever as resoluções de Ano Novo.

a receita de sucesso do sr. Brioche
Ilustração de Bruna Assis Brasil para o livro

A receita de sucesso do Sr. Brioche
Mahani Siqueira
Ilustrações de Bruna Assis Brasil
Editora Memórial Visual
2012
48 páginas

Escritora, crítica literária, jornalista e professora universitária. Trabalha com criação de textos e preparação de originais. Desenvolve cursos e palestras na área de Criação Literária e Escrita Criativa.

LEIA  [Resenha] Tecendo os Fios de Prata

Ronize Aline

Escritora, crítica literária, jornalista e professora universitária. Trabalha com criação de textos e preparação de originais. Desenvolve cursos e palestras na área de Criação Literária e Escrita Criativa.

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *