Blog do Conexão Autor com Ronize Aline

12

dez, 2013

Como escolher nome de personagem

By: | Tags: , , , | Comments: 9

Como escolher nome de personagem.

Escolher o nome de um personagem é um dos principais momentos da sua construção.  Isso porque o nome carrega muitas informações sobre seu passado, sua etnia, sua religião e suas relações com o mundo. Há nomes fortes e outros que suscitam fragilidade, nomes que inspiram e os que que amedrontam, nomes que antecipam grandes feitos e nomes que bastam em sua simplicidade. Daí a importância de fazer uma boa escolha, pois ele carregará o destino do personagem consigo. Veja neste artigo a importância de acertar no nome do seu personagem e dicas de como fazer uma boa escolha.

Dicas para nome de personagem

Nomes errados podem fadar personagens ao fracasso. Você acha que é exagero? Quem consegue imaginar um outro nome que não Branca de Neve para a princesa de pele da cor da neve e cabelos cor de ébano? Um nome bem escolhido é capaz de evocar sentimentos e imagens nos leitores antes mesmo que o personagem tenha feito algo em cena. Certamente os personagens que figuram em sua lista de favoritos trazem consigo um nome à altura de seus feitos, sejam eles pequenos ou grandes. Há escritores que ficam tão obcecados em encontrar o nome certo que não conseguem pensar ou conversar sobre outra coisa. Mas, uma vez encontrado, todas as demais características parecem se moldar automaticamente ao nome. Veja abaixo dicas para escolher nome de personagem, algumas são fruto da experiência de escritores, outras retirei das oficinas literárias de que participei:

cubos com nome de personagem

Consulte um livro de nomes

Nem só para pais que esperam um novo bebê são os livros de nomes. Escritores são grandes usuários desse recurso para encontrar nome de personagem. Seja um daqueles livros que se compra em banca, seja outro mais elaborado ou mesmo um site gratuito na internet, esses dicionários do gênero  oferecem, além de uma imensa variedade de opções, sua origem e significado – e isso é de grande ajuda na construção da personalidade do personagem. Guilherme, por exemplo, significa “protetor corajoso” , e Bárbara, “estranha” ou “forasteira”. Por isso, antes de mais nada comece consultando um, ou vários, livros de nome.  Uma boa fonte online é o Dicionário de Nomes Próprios.

LEIA  20 regras para escrever um romance policial

Escolha nomes apropriados

Leve em consideração o gênero do seu livro na hora de escolher os nomes dos personagens. Romances de fantasia comportam nomes exóticos, mas imagine uma história urbana contemporânea com personagens de nome Sauron, Gandalf e Bilbo. A primeira coisa a pensar é se você acha possível encontrar pessoas com tais nomes no seu dia a dia. Já se você está escrevendo um romance histórico, faça uma pesquisa nos nomes usados na época, mas não se esqueça de levar em conta também a localização geográfica da história.

Evite nomes parecidos

Nomes parecidos podem confundir o leitor, ainda mais se tratar-se de um romance longo, em que ele se demorará na leitura. Há autores que evitam até mesmo usar nomes que comecem com a mesma letra. Eles costumam dizer que, no caso de histórias com muitos personagens, o leitor pode não decorar o nome de todos, mas ater-se à primeira letra do nome de cada um. Dessa forma, nomes que iniciem com a mesma letra podem levar o leitor ao engano.

nome de personagem

Evite nomes de personagens famosos

Grandes personagens da literatura têm lugar cativo na memória dos leitores, por isso utilizar o nome de famosos pode não ser uma boa ideia. Em quem você pensa quando houve o nome Alice? Ou Bentinho? Ou, ainda, o sobrenome Corleone? Acho que deu pra entender, não é? Não vamos querer nosso personagem sendo comparado o tempo todo com algum ícone literário. Então fuja de nomes de personagens gravados na calçada da fama da literatura.

Fique atento a listas de nomes

Qualquer situação que tenha uma lista de pessoas envolvidas é uma boa fonte para nome de personagem. Listas de chamada de escola e faculdade, relação de candidatos a alguma eleição e créditos finais de filmes são bons exemplos. Digamos que seu romance tenha um personagem japonês, uma boa ideia é assistir a um filme de Akira Kurosawa para se inspirar. Mas sugestões podem aparecer de onde menos se espera. Veja abaixo a imagem de uma toalha de bandeja produzida pelo McDonald’s com a origem de vários nomes que podem muito bem se encaixar no seu próximo personagem.

LEIA  Como demonstrar emoções dos personagens

nome de personagem na bandeja do McDonald's

Mantenha um arquivo de nomes

Tão ou mais importante do que encontrar bons nomes de personagens é guardá-los. Temos a tendência de achar que, se encontramos um bom nome jamais o esqueceremos. Isso não é verdade. Crie uma listagem e a separe por nomes femininos, masculinos, de crianças, sobrenomes…  Quando estiver batizando seus personagens, dê uma boa olhada nas listas e cruze os nomes com os dicionários de significados para saber se combinam ou não com a personalidade que você criou para eles.

Não tenha medo de mudar nome de personagem

Nem sempre o primeiro nome que escolhemos é o que fica. Não é porque você já escreveu mais da metade da história com aquele nome que não pode trocá-lo por outro que combina muito mais com seu personagem. Há nomes que só nos aparecem mesmo quando o enredo já está bem avançado, quando passamos a conhecer melhor nossos personagens e como eles têm se comportado ao longo da narrativa: suas ações, reações e temperamento. Por isso, não tenha medo: é melhor trocar o nome de personagem enquanto ainda dá tempo do que se arrepender depois do livro publicado.

Como você faz para escolher nome de personagem? 

Escritora, crítica literária, jornalista e professora universitária. Trabalha com criação de textos e preparação de originais. Desenvolve cursos e palestras na área de Criação Literária e Escrita Criativa.

Comments

9 thoughts on “Como escolher nome de personagem

  1. Y.N. Daniel

    Ressalva: Em uma das entrevistas de George R.R. Martin (Crônicas de Gelo e Fogo/Game Of Thrones) disse ele ficar irritado com esta regra de não poder existir dois personagens com o mesmo nome. Irritado com esta regra, ele fez justamente o contrário. Em seus romances não é difícil encontrar quatro ou cinco personagens como o mesmo nome (às vezes na mesma cena).

    Responder

    • Ronize Aline

      Olá, Y.N. Daniel.
      Obrigada pela participação e por trazer essa curiosidade de George R.R.Martin a respeito de nomes de personagens. Seja sempre bem-vindo.
      Abraços

      Responder

  2. Joaquim Neto

    Ótimas dicas professora Ronize! Me encontro numa pendenga doida pra escolher nomes pra personagens, no meu caso tirinhas de humor. Quero escolher nomes engraçados (tipo Recruta Zero) e que se adequem a personalidades das personagens, porém falta-me criatividade.

    Responder

  3. Henrique

    Olá, escolher nomes para meus personagens e um verdadeiro dilema pois em minha história alguns personagens falam línguas criadas por mim, ou seja MEU DEUS, resolvi então que procuraria nomes em qualquer lugar as vezes uma palavra diferente em uma placa ou panfletos eu retiro boa parte desse nome o guardo, mais tarde eu junto ele a outros pedaços de palavras e formo um nome, ou então junto palavras que fazem parte da personalidade de um personagem ex: ELFO + VOADOR= EL+ DOR = ELDOR. depois e só acrescentar um Y ou um H e temos um nome ashuashuashu espero ter ajudado alguém…. Já me bloqueiem completamente tentando achar um nome mas hoje e uma tarefa prazerosa

    Responder

  4. O. G. Barbosa

    Olá Ronize!!
    Obrigado pelas incríveis dicas que você dá em seu blog!! Estou crescendo muito com elas..
    Sobre nomes de personagens, eu crio naturalmente, embora não goste de alguns nomes, experimento outros, porém, parece que meus personagens simplesmente se apresentam em minha mente e se criam sozinhos, rs… No meio de uma história que estou a escrever (fazem quatro anos já que criei o modelo, defini os nomes e cenários) mudei o nome da maioria dos personagens, incluindo do protagonista, mas, depois de continuar escrevendo eles voltaram aos nomes originais… Achei muito legal e, pesquisando sobre os nomes no dicionário aqui indicado, descobri que os nomes que eu criei desde o início são compatíveis com os personagens!!!
    Muito obrigado de coração por toda a ajuda que tem disponibilizado para nós, com muita luz e energias positivas…
    Otávio!! (O. G. Barbosa é o meu pseudônimo como escritor) 😀

    Responder

  5. Danny Carey

    Obrigada pelas dicas. Nunca são demais. Eu estou mudando o nome dos meus protagonistas pela segunda vez, pois estou buscando o nome perfeito que combine com a personalidade. obrigada “)

    Responder

  6. Heleno Slompo

    Muito bom, eu gostei; importantíssimas são estas regras. Deverei segui-las ao criar meu personagem. Não é uma tarefa muito fácil.

    Responder

  7. Luís A. Netto

    Olá, existe um site ótimo, que além de te dar os significados dos nomes, ele cria nomes aleatórios com até dois sobrenomes de acordo com etnia, história, literatura, mitologias, você faz as configurações e ele te dá várias opções de nomes, deixarei aqui o link, pois pode ajudar outros leitores do blog. O nome do site é Behind The Name, aqui o link direto para aleatorizar nomes: http://www.behindthename.com/random/

    Responder

Leave a Reply

Recomendado
Recomendado
Anete, nariz de chiclete: lançamento. Um novo livro que nasce…
error:

Decole no mundo da criação literária

Receba esse KIT GRATUITO (avaliado em R$97) de recursos criativos essenciais para você dar os primeiros passos na sua jornada literária:

  • ebook Desbloqueio Criativo - como soltar sua imaginação
  • relatório Que tipo de enredo você quer?
  • scrips para estruturação da narrativa e dos personagens