Mago Aprendiz
Resenhas

[Resenha]Mago Aprendiz: fantasia com toques de romance de formação

Mago Aprendiz: fantasia com toques de romance de formação.

A editora Saída de Emergência estreou no Brasil com uma coleção e um desafio: fazer da bang! a melhor coleção de literatura fantástica do Brasil. E para abrir a coleção foi escolhido o livro Mago Aprendiz, de Raymond E. Feist, que inaugura A Saga do Mago. A obra, publicada originalmente em 1982, foi escolhida pela BBC como um dos 100 melhores livros de todos os tempos, ao lado de nomes como J. R. R. Tolkien e Neil Gaiman. Descubra na resenha abaixo por quê.

Mago Aprendiz, o livro

A literatura é rica em romances de formação, histórias que acompanham o despertar da juventude de um personagem narrando as desventuras próprias da idade. E não há restrições de gênero para que um livro tenha essas características. Mago Aprendiz, de Raymond E. Feist, primeiro volume da Saga do Mago, é um livro de fantasia que se encaixa perfeitamente nessa descrição.

Mago Aprendiz

O aprendiz do título é Pug, um garoto órfão criado na cozinha do Castelo do Duque de Crydee. Ele cresce tendo o jovem Tomas como seu irmão adotivo e melhor amigo, companheiro de brincadeiras e experiências que ultrapassam, e muito, o dia a dia de um garoto comum. Reside aí um dos méritos do livro. Mais do que uma história que narra de forma envolvente o doloroso processo de amadurecimento de dois amigos – o  que, por si só, já colocou muitas obras no panteão dos clássicos -, Mago Aprendiz é uma aventura épica que cresce juntamente com seus personagens.

Pug e Tomas estão na idade em que são escolhidos os aprendizes dos vários Mestres Artesãos, o que definirá que tipo de futuro terão pela frente e o lugar que ocuparão no reino. Enquanto Tomas espera ser escolhido como aprendiz do Mestre de Armas, Pug não tem muitas expectativas. Tomas consegue seu intento e Pug, para sua surpresa, é escolhido como aprendiz do Mago da corte.

A vida deles parece estar entrando em uma rotina quando testemunham um fato insólito e que se torna uma ameaça para a vida de todos por ali – e até muito mais além do que são capazes de imaginar. A partir daí são jogados em um turbilhão de acontecimentos que não só mudará suas vidas drasticamente como poderá acabar de vez com o que se acostumaram a chamar de realidade.

Feist traz em sua pena a tradição dos melhores contadores de histórias. Mais do que um encadear de acontecimentos, o que temos em mãos é um enredo meticulosamente urdido a partir de elementos próprios da literatura de fantasia clássica – elfos, anões, dragões, batalhas épicas… – mas com o traço peculiar do autor. E a maneira como ele nos apresenta seu universo é, ao mesmo tempo, grandiosa como o destino de todo o reino e íntima, como os dilemas juvenis de Pug e Tomas.

Midkemia - Mago Aprendiz
Mapa de Midkemia, que acompanha o livro

Aliás, essa capacidade de transformar com maestria os dilemas particulares dos garotos em dilemas públicos e universais é outra das qualidades do romance. O amadurecimento, que implica deixar de lado as brincadeiras e mergulhar em desafios outrora apenas reservados aos grandes, vai sendo mostrado como parte de uma saga que ultrapassa qualquer limitação, encantando os que já ultrapassaram, e muito, a idade dos  protagonistas. Uma história sobre homens, independente da idade que tenham, e os grandes desafios com os quais são confrontados, estejam esses desafios em outro reino ou dentro do seu próprio coração. Um livro essencial em qualquer biblioteca de fantasia.

Para ler gratuitamente dois capítulos do livro, vá ao site da editora.

Mago Aprendiz (A Saga do Mago, livro 1)
Raymond Feist
Saída de Emergência Brasil, 2013
432 páginas

Escritora, crítica literária, jornalista e professora universitária. Trabalha com criação de textos e preparação de originais. Desenvolve cursos e palestras na área de Criação Literária e Escrita Criativa.

Ronize Aline

Escritora, crítica literária, jornalista e professora universitária. Trabalha com criação de textos e preparação de originais. Desenvolve cursos e palestras na área de Criação Literária e Escrita Criativa.

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *