como transfomar um conto em romance
Criação Literária

Como transformar um conto em romance

Como transformar um conto em romance.

Você tem uma ideia, acha que ela dará uma boa história de ficção e resolve colocá-la no papel. Ao final, tem em mãos um conto que, à primeira vista, lhe satisfaz. Mas à medida que lê novamente seu texto, algo o incomoda. E então você percebe que a história parece incompleta, você sente falta de desenvolver alguns pontos, na verdade muitos pontos. Eis o grande veredito: você acha que sua ideia daria um bom romance. E agora? Como transformar um conto em romance? Nesse artigo você encontrará algumas dicas de como aproveitar o texto já escrito para desenvolver algo mais longo e com características diversas.

Como transformar um conto em romance

Você escreveu um conto e agora quer transformá-lo em um romance, as não sabe por onde começar. Expandir uma história curta para transformá-la em um romance envolve pensar a partir de uma estrutura diferente, necessidades diferentes, objetivos diferentes e técnicas diferentes. Não basta simplesmente aumentar o tamanho do texto, ou mesmo incluir novas passagens em meio à narrativa. Há certos ajustes que precisam ser feitos para que o novo texto não se torne um amontoado de remendos, um verdadeiro Frankenstein. Veja abaixo sugestões de como fazer essa transposição.

como transfomar um conto em romance

 Desconstrua o texto original

Faça uma primeira leitura do seu conto. Marque os pontos que lhe incomodam e tente entender por quê. Estão superficiais, enfadonhos, pouco instigantes? Analise a sequência de eventos: eles fazem sentido? Pense como eles podem ser expandidos para uma história maior e identifique onde, exatamente, podem ser adicionados detalhes e outros desenvolvimentos

Aprimore seus personagens

Estude seus personagens cuidadosamente. Eles parecem seres reais? Comportam-se como pessoas de verdade, falando e agindo de forma crível. Pegue cada um deles separadamente e desenvolva características, habilidades e atitudes até que você sinta como se eles se parecem com pessoas que você conheceria de fato.

transformar um conto em romance

Crie um novo esboço

A partir de sua análise, trace um plano para estruturar sua transposição. Crie um novo esqueleto, dessa vez tendo em mente que você irá escrever um romance, o que inclui mais cenas, mais personagens, mais descrições, mais detalhes. Estruture cada um dos capítulos que escreverá e distribua neles eventos que já façam parte do seu conto, criando outros novos para preencher os buracos narrativos. Mas não se esqueça que um esboço não é uma camisa de força. À medida que for escrevendo, seu texto ganhará vida e muito do que foi planejado poderá mudar.

Dê um novo ritmo à história

Apesar de que em alguns momentos você irá preencher buracos da sua história para que ela se transforme em um romance, a transposição não se resume a isso. Cada gênero tem um ritmo, e o do romance é mais lento. O que no conto era a própria história, no romance pode ser apenas como o livro começa. No romance você tem mais tempo para aprofundar os personagens, gastar mais tempo com suas motivações e ações, e alternar momentos de ação com momentos descritivos. Os cenários ganham muito mais importância, com descrições, as cores, os cheiros e como interferem na narrativa.

Então, já pensou em transformar um conto em romance?

Escritora, crítica literária, jornalista e professora universitária. Trabalha com criação de textos e preparação de originais. Desenvolve cursos e palestras na área de Criação Literária e Escrita Criativa.

Ronize Aline

Escritora, crítica literária, jornalista e professora universitária. Trabalha com criação de textos e preparação de originais. Desenvolve cursos e palestras na área de Criação Literária e Escrita Criativa.

Leia também...

4 Comments

  1. Maria Georgina Guinancio says:

    Professora Ronize Aline, estou encantada com tudo,principalmente com seu despreendimento em ajudar.Acredite,vou aproveitar bastante seus ensinamentos. Grata! Georgina.

    1. Olá, Georgina.

      Obrigada pela visita. Fico muito feliz que esteja gostando do blog.
      Seja sempre bem-vinda.

      Abraços,
      Ronize Aline

  2. Encontrei o seu blog fazendo uma pesquisa sobre escrita criativa e fiquei impressionada com a quantidade de informação que você disponibiliza. Bem haja! Sou autora independente e estou a começar esta aventura de ser autora ( para ser escritora …falta muito) e fico muito feliz de haver pessoas que não se importam de partilhar o que sabem com quem sabe muito menos. O blog está muito bem feito e é muito claro. Parabéns.

    Abraço

    Ambra Blanchett

    1. Olá, Ambra.

      Obrigada pelo carinho. Apareça sempre por aqui.

      Abraços,
      Ronize Aline

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *