Blog do Conexão Autor com Ronize Aline

25

nov, 2013

Como criar títulos interessantes

By: | Tags: , , , | Comments: 20

Como criar títulos interessantes.

Costuma-se dizer que não se deve julgar um livro pela capa, no entanto, a capa é a primeira coisa que o leitor vê da obra. E o título exerce papel fundamental na escolha e na lembrança dos leitores. Títulos interessantes, instigantes, inesquecíveis desempenham importante papel no processo decisório de compra. Mas é preciso que o título esteja diretamente relacionado ao enredo da sua história, do contrário o leitor se frustrará com a leitura, achando que você não prometeu o que cumpriu. Por isso, embora o título possa ser definido a qualquer momento do processo criativo, o usual é que isso aconteça ao final, quando a obra já foi finalizada e o autor sabe exatamente o que tem em mãos. Nesse artigo veja algumas dicas para criar um título interessante e aprenda a desenvolver um processo criativo para isso.

Títulos de livros: processo criativo

Embora possa haver casos em que o título “apareça” para o autor antes da história, o mais comum é o contrário. O título deve ser relevante para a história, por isso é preciso que primeiro você tenha escrito a história para somente depois pensar que título melhor a traduziria. Pode ser que no texto haja alguma frase especialmente significativa para o enredo e, ao mesmo tempo, sonora. Por que não aproveitar uma parte dela como título? Em outras situações, um jogo de palavras ou rimas pode funcionar, mas é preciso ter certeza de que seja condizente com o público que pretende alcançar. Por exemplo, o livro infantil A Graça garça, de Helena Gomes (Editora Escrita Fina) traz ao mesmo tempo a aliteração da letra G e a rima das duas palavras.

títulos

Foto: Bubblews

Um bom título deve cumprir duas funções básicas:

  1. Descrever rapidamente sobre o que é o seu livro
  2. Capturar imediatamente a atenção do leitor e fazê-lo abrir o livro para descobrir mais
LEIA  Personagens: por que e como torná-los envolventes

Veja alguns elementos que compõem um bom título:

  • Linguagem poética: alguns grandes titulos utilizam elementos poéticos na sua construção. É o caso, por exemplo, de E o vento levou, O morro dos ventos uivantes e A morte e a morte de Quincas Berro d’Água.
  • Palavras de ação: títulos que sugerem ação costumam funcionar muito bem para histórias que contenham cenas épicas ou de aventura. É o caso de As aventuras de Tom Saywer e A Guerra dos Tronos.
  • Nomes de personagens: usar nomes de personagens em títulos costuma reforçar alguma característica (ou destino) do protagonista. Temos como exemplo O curioso caso de Benjamin Button e toda a série Harry Potter.
  • Títulos peculiares : titulos que trazem referências ou associações inusitadas, contradições ou situações inesperadas são eficientes em despertar o interesse. É o caso de Eram os deuses astronautas? e Entrevista com o vampiro.

títulos, eram os deuses astronautas

Como construir títulos interessantes em 7 passos

  1. Procure nas livrarias e internet livros que sejam do mesmo gênero do que você está escrevendo. Anote o título de uns vinte deles e separe os que lhe chamaram a atenção. Olhe com atenção cada um deles e tente identificar por que lhe atraíram, o que têm que despertaram seu interesse, o que exatamente você gostou neles. Agora olhe para a outra lista e perceba por que não gostou deles, o que soou estranho em cada um.
  2. Pegue uma folha de papel e trace três colunas: substantivos, verbos e adjetivos. Pense sobre o seu livro e faça uma lista de palavras relacionadas a ela seguindo a categorização anterior. Pense em palavras que podem descrever ou sugerir o cenário. Preste atenção em cada um de seus personagens principais e escreva palavras relacionadas a eles. Então pense sobre a ação da história e escolha verbos relacionados a ela.
  3. Não se limite. Escreva tudo o que lhe vier à mente e deixe para fazer a seleção mais tarde. Use palavras visuais que podem sugerir uma cena, palavras que evocam uma emoção, uma sensação, que traga algum questionamento. Se você conseguir chegar a 60 palavras, pelo menos, maravilha!
  4. Veja se alguma das palavras funcionaria sozinha como título. Em seguida, experimente fazer várias combinações entre elas: adjetivo-substantivo, verbo-substantivo. Continue combinando as palavras até achar que tem uma boa lista em mãos.
  5. Reveja sua lista e observe se há algo que você gostaria de incluir. Faça uma triagem para chegar a uma pequena relação de três a cinco títulos.
  6. Mostre essa pequena lista a amigos ou leitores em potencial de seu livro, pessoas que conhecem o gênero sobre o qual você escreveu e que se interessariam em lê-lo. Peça para escolherem o título que mais os faria quererem comprar o livro.
  7. Pegue o mais votado (ou mais votados) e compare com a sua relação de títulos já publicados e que mais o atraíram. Não há nenhum similar? Você incluiria o seu título na relação dos mais lhe despertaram o interesse? Está satisfeito com a sua escolha? Pronto, agora seu livro já tem um título.
LEIA  Deslanche sua carreira em 2015

 Conte pra gente como você costuma criar títulos para seus texto. E quais são os titulos mais interessantes que já viu?

Escritora, crítica literária, jornalista e professora universitária. Trabalha com criação de textos e preparação de originais. Desenvolve cursos e palestras na área de Criação Literária e Escrita Criativa.

Comments

20 thoughts on “Como criar títulos interessantes

  1. landetrindade

    escrevo um livro ha quase 3 anos, estou quase na fase final, mas confesso que nao consigo inserir o tiitulo,nunca imaginei que esta seria a parte mais dificil de todo esse trabalho que realizo com tanto amor. Li suas dicas, amei, mas mesmo assim me encontro perdida para criar esta parte super importante. preciso de ajuda. Escrevo a historia da minha cidade que existe a um seculo e meio, e nao existe livro algum contando sua historia, enriqueci com detalhes, porque busquei na memorias de pessoas centenárias depoimentos super importantes. todos com quem falei ja nasceram no ugar, e contaram o que ouviram dos pais, o que viveram. Revirando malas antigas, encontramos juntos “eu e muitos destes depoentes” provas materiais de suas lembranças, como fotografias, cartas, documentos que autorizavam viajar !salvo conduto!, etc. Visitei cartórios, igrejas,…enfim um trabalho precioso, mas quero um titulo á altura!!! preciso ser iluminada, nem sei se posso, rssss mas eu conto com sua colaboração, desde ja obrigada pela atenção

    Responder

  2. Otávio

    Obrigado! Ajudou muito. O título da minha história será ”Prólogo da vida” e seu site influenciou muito para que eu conseguisse no começo estava muito difícil, mas agora já decidi. Como o exigido foi uma história mais séria de enredo complexo… Eu não poderia nomeá-la com títulos bestas e infantis, o que dificultou muito! Valeu!

    Responder

  3. Runo

    Estou em duvida , comecei a escrever a pouco tempo e já tenho uma história pra contar , mas devido ao conteúdo acho que encontrar um título vai ser complicado mas suas dicas vão me ajudar muito , obrigada

    Responder

  4. Elizabete Sales

    Olá, Ronize
    Que bom que encontrei você!
    Tenho lido seus texto e dicas sobre literatura e desde então me sinto entusiasmada em continuar escrevendo.
    Sou publicitária, Mestre em Educação e professora de uma Instituição Federal de Ensino Superior.
    Gosto muito da literatura infantil, tenho um livro publicado e vários outros que ainda não publiquei.
    Parabenizo você pela iniciativa do site. Sucesso.
    Elizabete Sales

    Responder

    • Diane

      Olá. Posso compartilhar no meu blog?
      Com os créditos a você, claro.

      Aliás, queria dar a minha dica.
      Eu costumo ver quais títulos de livros estão entre os mais vendidos nas livrarias, para ter uma noção. Mesmo que eu não goste do título, significa que a maioria dos leitores gostaram né. Já para os meus, tenho muita dificuldade em encontrar um título legal, tanto para meus livros quanto para meus textos do blog.
      Uma outra coisa que costumo fazer quando escolho algum, é pesquisar se já não há algum livro ou filme com o nome que eu escolhi.

      Beijos
      Diane

      Responder

  5. Minka Foster

    Muito obrigada ,ajudou bastante .Sou uma adolescente e amo escrever ,estou criando um romance há quase dois anos , precisava de um título e o encontrei.??Uma rosa perdida??

    Responder

  6. ERCILIA ALVES LEMES

    Partindo de um horizonte mais alargado sobre sexo e desejos sexuais, entre o proibido e o permito socialmente, que naturalmente denotam a uma concepção de sagrado e profano, pretendo expressar num livro, questões desse tipo, a partir de minhas experiências sexuais das tradicionais as mais picantes, que em nada modificaram ou afetaram meu comportamento, e sobretudo, minha condição de mulher e de humano. Tangenciando com a realidade da mulher brasileira é uma forma de quebrar esteriótipos imposto pelo moralismo religioso cristão ocidental de países de cultura colonialista e imperialista como o nosso.

    Até agora não consegui decidir-me por um título que possa impactar o leitor.
    Alguma sugestão?

    Responder

    • Ronize Aline

      Olá, Ercília.
      A sua dúvida é a mesma da Tawany e de tantos escritores. Cabe o que respondi pra ela:
      “O título é algo que tem que ter muito a ver com sua história. Não dá para alguém de fora, com tão pouca informação, sugerir algo. Só quem conhece bem e está envolvida é que pode ter ideia de que título melhor representaria o livro. Mas não se preocupe com isso agora. Você disse que ainda vai começar a escrever, muitas vezes as ideias para título surgem ao longo do processo. Apenas deixe fluir e preocupe-se em contar a sua história. Ainda há tempo para pensar em um título.”
      Abraços,
      Ronize Aline

      Responder

  7. TawSantos

    Oie gostei muito das dicas!!!
    Sou uma adolescente que adora ler. Vou começar a escrever um livro de fantasia, onde uma jovem descobre que é uma feiticeira, uma das mais poderosas. Descobre segredos de um passado. Pessoas que a quer morta.
    Mas até agora não consegui um título. Estava pensando em ‘Feiticeira Negra’ . Só que estou em dúvida se é bom. Me ajudeeeemmm!!!!

    Responder

    • Ronize Aline

      Oi, Tawany.
      Que legal!
      O título é algo que tem que ter muito a ver com sua história. Não dá para alguém de fora, com tão pouca informação, sugerir algo. Só quem conhece bem e está envolvida é que pode ter ideia de que título melhor representaria o livro. Mas não se preocupe com isso agora. Você disse que ainda vai começar a escrever, muitas vezes as ideias para título surgem ao longo do processo. Apenas deixe fluir e preocupe-se em contar a sua história. Ainda há tempo para pensar em um título.
      Abraços,
      Ronize Aline

      Responder

Leave a Reply

Recomendado
Recomendado
FLI Serrana: 1ª edição acontece dia 30. O Estado do...
error:

Decole no mundo da criação literária

Receba esse KIT GRATUITO (avaliado em R$97) de recursos criativos essenciais para você dar os primeiros passos na sua jornada literária:

  • ebook Desbloqueio Criativo - como soltar sua imaginação
  • relatório Que tipo de enredo você quer?
  • scrips para estruturação da narrativa e dos personagens